O que é copywriting no marketing digital?

Neste artigo você encontrará:

Copywriting no marketing digital é um dos principais setores da área. Profissionais com a habilidade de criar esse tipo de conteúdo são muito importantes e trabalham nos mais diversos mercados.

O copywriting (ou apenas copy, para os mais íntimos) tem como objetivo convencer o leitor a realizar uma ação específica, como comprar um produto ou serviço. Por vezes, pode parecer uma tarefa simples, mas é mais complexa do que muitos pensam.

A seguir, vamos explicar o que é copywriting, como é utilizado no marketing digital, quais são as boas práticas, as vantagens e exemplos práticos. Boa leitura!

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O que é copywriting?

Copywriting é a arte de escrever de forma influenciadora, utilizando técnicas de persuasão para convencer o leitor a tomar uma ação específica. Essa habilidade é amplamente utilizada no marketing digital para criar textos que gerem resultados efetivos, como vendas, leads ou cadastros em um site.

O copywriter, profissional por trás das palavras, deve conhecer muito bem o público-alvo e o que está sendo ofertado. Além, claro, de ser também um grande conhecedor do idioma, do tipo de linguagem a ser utilizada e das limitações de cada ambiente.

Isso porque o copy pode existir em qualquer espaço que permita algum texto, mesmo que seja apenas uma frase. Um anúncio, um blogspot, uma embalagem, uma notificação de aplicativo: tudo isso pode e deve passar por um copywriter antes de chegar ao usuário final.

No marketing digital, o copywriting permite que as estratégias desenvolvidas pelo negócio funcionem. Isso significa levar um potencial cliente pelo funil de vendas, por exemplo, ou realizar uma ação específica, como preencher um formulário, assinar uma newsletter, comprar um produto ou serviço, etc.

A partir da ação realizada, a pessoa vai para outra parte da estratégia, e assim o texto auxilia o marketing a alcançar suas metas.

ilustração de copywriting
A arte das palavras certas | Freepik

Como fazer copywriting no marketing digital

É importante aplicar boas práticas de copywriting em campanhas de marketing digital para ter resultados assertivos. Os passos mais importantes são:

Conhecer seu público-alvo

Antes de começar a escrever, é imprescindível conhecer o público que você deseja alcançar. Compreender suas necessidades, desejos, preocupações e preferências é fundamental para criar uma mensagem persuasiva e envolvente.

Usar uma linguagem clara e direta

Evite palavras difíceis e frases complexas. Ao invés disso, use uma linguagem simples e fácil de entender, com frases curtas e diretas. Seja claro em sua mensagem e certifique-se de que seus leitores possam entender facilmente o que você está dizendo.

Destacar os benefícios

Ao escrever uma copy de venda, você deve destacar os benefícios do produto ou serviço a ser vendido. No caso de estar focando em uma atividade a ser realizada, o mesmo se aplica. Mas, em qualquer caso, não se trata de se concentrar nas características do item ou da atividade. Mostre aos leitores como eles podem de fato se beneficiar daquilo.

Por exemplo, em vez de dizer que um carro à venda tem um sistema de navegação integrado, destaque o fato de que esse carro tornará a condução mais fácil e conveniente. O copy faz com que as pessoas visualizem as vantagens!

Usar palavras de ação

Inclua palavras que inspirem ação, como “compre agora”, “reserve seu lugar” ou “inscreva-se hoje”. Você pode tentar evitar os clichês, mas palavras do tipo incentivam os leitores a tomar medidas imediatas. Isso aumenta as chances de conversão.

Adicionar elementos visuais

Além do texto em si, dá para incluir alguns elementos visuais nas campanhas. Especialmente quando elas enriquecem o próprio texto! É o caso de infográficos, por exemplo. Foque em melhorar a eficácia da mensagem e torná-la mais atraente no final.

O copywriting na prática

Agora você já deve ter uma ideia estruturada de como fazer um copywriting no marketing digital, não é mesmo? Ainda assim, exemplos práticos são importantes para inspirar e ajudar a melhorar. Por isso, procure ficar atento às possíveis copys ao seu redor — acredite, elas estão por toda parte!

Alguns dos lugares mais comuns online são anúncios nas redes sociais, páginas de vendas de produtos e e-mails marketing. É claro que cada texto poderá ser mais ou menos efetivo, mas você pode identificar alguns padrões e até considerar se funcionam em você.

Agora, se você quer ir além e realmente se tornar um copywriter de sucesso, é importante estudar a técnica e praticar bastante. Conhecer o marketing digital como um todo pode ajudar muito, bem como focar mais, como em tráfego pago, se o seu objetivo estiver mais em anúncios do que no inbound marketing. O importante é aprender!

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