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O CPA no marketing digital, ou Custo Por Aquisição, é uma métrica bastante difundida dentro das organizações que buscam investir em uma estratégia para obtenção de leads. No entanto, em meio a tantos termos no marketing on-line atual, a estratégia acaba sendo confundida com outras formas de marketing.
Por isso, separamos um guia completo sobre o que é o CPA e como investir na estratégia de maneira assertiva. Fique atento aos tópicos a seguir.
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O que é CPA no marketing digital?
O CPA é uma métrica que mensura o custo médio que uma empresa investe para adquirir um novo cliente.
Assim, o CPA é calculado a partir da divisão do valor gasto em uma campanha de marketing pelo número de novos clientes ou usuários adquiridos na vigência da campanha. Por exemplo, se uma empresa investe R$ 1.000,00 em uma campanha de marketing e converte 100 novos clientes, o CPA será de R$ 10 por cliente.
O custo por aquisição é uma métrica essencial pois ajuda as empresas a avaliarem o retorno obtido através do investimento feito em marketing, e a partir dessa análise tomar decisões estratégicas sobre onde aplicar seus recursos.
Dessa forma, quando o CPA está alto, significa que a empresa está gastando mais para adquirir novos clientes, o que pode sinalizar a necessidade de alterar a estratégia de marketing ou o público-alvo da campanha. Já quando o CPA é baixo, normalmente significa que a campanha está sendo eficaz em atrair novos clientes a um custo razoável.
Por que investir em CPA no marketing digital?
Agora que você já tem um conhecimento sobre o que é a métrica de custo por aquisição, vamos elencar alguns dos motivos que tornam o investimento nessa estratégia necessário. Confira os tópicos abaixo.

Otimização do investimento
O CPA permite que as empresas direcionem o uso de seu orçamento de marketing de forma estratégica a fim de obter melhores resultados a partir dos recursos investidos.
Uma vez identificada quais campanhas oferecem o melhor custo-benefício em termos de aquisição de clientes, as organizações podem ajustar suas estratégias visando maximizar o ROI (retorno sobre o investimento).
Foco na conversão
A métrica de CPA incentiva as empresas a focar em ações que gerem resultados realistas, ou seja, a conversão de leads em clientes. Assim, o investimento no custo por aquisição possibilita a criação de campanhas de marketing mais eficazes e direcionadas, resultando em maior êxito e lucro para as empresas.
Previsibilidade de custos
Como o CPA é uma métrica de custo por aquisição, as empresas conseguem prever antecipadamente quanto irão gastar para adquirir um novo cliente ou usuário. Desse modo, torna-se mais fácil gerenciar o orçamento de marketing e evitar gastos desnecessários.
Público-alvo segmentado
O CPA auxilia as empresas a compreenderem com precisão o perfil de seus clientes e ajustar suas estratégias de marketing para alcançá-los com maior assertividade e eficiência. Dessa forma, esse entendimento leva a uma otimização geral no desempenho das campanhas de marketing e no aumento do ROI.
Redução de riscos
O CPA também é uma estratégia mais segura para empresas que possuem orçamentos limitados ou que estão iniciando seus investimentos no marketing digital.
Assim, ao pagar apenas por aquisições reais de clientes, as empresas podem minimizar o risco de investir em campanhas on-line que não apresentam os resultados esperados.
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