O que é CTA no marketing digital?

Neste artigo você encontrará:

Se você trabalha com marketing digital ou já estudou sobre o tema, sem dúvidas já viu alguma explicação sobre o que é CTA, ou call to action. Mas o que muita gente não sabe é sobre a importância do uso da estratégia no dia a dia.

Por isso, preparamos um material bastante rico nesse texto, o qual trará mais detalhes sobre o call to action e como utilizá-lo de maneira estratégica. Acompanhe todos os tópicos e fique por dentro.

Baixe o guia completo sobre a profissão de

Marketing Digital.igit

O que é CTA no marketing digital?

CTA, que significa “Chamada para a Ação”, em português, é uma estratégia de marketing digital que visa incentivar o usuário a realizar uma ação específica após consumir determinado conteúdo, seja ele um anúncio, uma postagem nas redes sociais, uma matéria, um e-mail marketing, entre outros formatos.

Geralmente o CTA é inserido em formato de botão ou link, e normalmente direciona o usuário para diferentes ações, como fazer uma compra, realizar um cadastro, baixar um e-book, preencher um formulário, entre outras ações que possam ser relevantes para a estratégia de marketing adotada.

O call to action é uma estratégia extremamente necessária para o sucesso de uma campanha de marketing digital, pois induz ao usuário qual ação específica ele precisa tomar, elevando as chances de conversão e, consequentemente, gerando mais vendas para a empresa.

Mas qual call to action utilizar? Essa é uma dúvida comum na implementação do CTA nos conteúdos. No tópico a seguir você terá essa resposta. Confira!

Call to action CTA marketing digital
Qual call to action usar | Freepik

Qual call-to-action usar?

Para utilizar o CTA correto e de forma estratégica, é necessário seguir alguns passos. Fique atento a eles:

Avalie o estágio no funil de vendas

Em primeiro lugar, você deve identificar qual estágio do funil de vendas o conteúdo aborda e qual tipo de usuário ele está atraindo.

Por exemplo, não seria adequado levar um visitante que acaba de conhecer o blog que você criou para um CTA com uma assinatura do plano mais caro da sua cartela, não é mesmo?

Esse tipo de call to action é muito mais indicado para pessoas que já conhecem a fundo os seus produtos/serviços ou já o consomem há um tempo.

Defina a persona do post

Para se criar um conteúdo assertivo e direcionado a pessoa correta, é necessário que a persona esteja definida previamente.

Por exemplo, se você busca criar uma postagem com foco em apresentar um produto/serviço, ela deve estar direcionada a um cliente novo. Dessa forma, não faria sentido a persona ser um cliente atual que já utiliza o seu produto/serviço.

Escolha o formato do call to action

Existem alguns formatos de CTA que são utilizados em múltiplos materiais, como botões em landing pages, texto na legenda de um post ou até mesmo um quadro no site.

Escolha qual ou quais formatos deseja utilizar e faça teste A/B para obter informações concretas de quais tiveram melhor performance.

Escolha o objetivo do CTA

Qual é o seu objetivo ao utilizar um call to action? Gerar mais tráfego para o site? Obter inscrições em uma newsletter? Direcionar um usuário para uma landing page?

Independente do objetivo escolhido, o mais importante é que essa definição seja feita o quanto antes para que toda estratégia seja norteada a partir dela.

Agora vamos à prática? Conheça agora 5 exemplos de call-to-action muito utilizados no dia a dia.

call to action CTA ilustração com megafone
Exemplos de CTA no marketing digital | Freepik

5 exemplos de CTA utilizados no marketing digital

Torne-se um especialista em Marketing Digital!

Para você que busca se inteirar mais a respeito do CTA e demais estratégias utilizadas no marketing digital, acesse aqui e se inscreva em nossa especialização. Dessa forma, você será um profissional de destaque no assunto!

Baixe o guia completo sobre a profissão de​

Marketing Digital