O que é e como funciona o funil de vendas no marketing digital?

Neste artigo você encontrará:

Uma das principais preocupações de quem trabalha com marketing é transformar leads em clientes. Ou seja, fazer com que as pessoas que começaram a passar pelas etapas das campanhas e estratégias, de fato, concluam alguma compra de produto ou serviço. E o funil de vendas no marketing digital é o caminho para que isso aconteça.

Para que um lead se torne cliente, é fundamental contar com um funil de vendas bem estruturado e alimentado. Se você não faz ideia do que estamos falando ou de como fazer isso, já pode ficar despreocupado!

Neste artigo, vamos explicar exatamente o que é e como funciona esse processo. Além disso, teremos alguns exemplos bem práticos para que você entenda muito bem o conceito. Boa leitura!

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O que é o funil de vendas?

O funil de vendas é um processo do marketing que se divide em três etapas: topo, meio e fundo de funil. Ele diz respeito às pessoas que entram em contato com uma marca e o caminho que elas percorrem até se tornarem clientes efetivos. O nome desse caminho é jornada do cliente.

O funil faz com que os clientes percorram todas essas etapas de forma natural e eficiente, para que a conversão seja maximizada. Isso porque cada pedaço do funil é construído com estratégias próprias, que funcionam para o público que está ali naquele momento. Essas estratégias costumam estar vinculadas ao marketing de conteúdo, principalmente.

Assim, aprender a usar esse modelo de vendas é ideal para fazer com que os leads avancem no funil de vendas até se tornarem clientes, a grande meta final.

Como funciona o funil de vendas?

Agora que já deu para entender o conceito e para que ele serve, vamos aprender mais sobre cada fase.

No topo do funil, é preciso atrair leads, ou seja, o princípio de interesse de um cliente em potencial. Esse é o primeiro contato das pessoas com a marca. Isso é realizado por meio de conteúdos relevantes, que despertem o interesse do público-alvo. Como mencionamos antes, o marketing de conteúdo é essencial!

Nessa primeira etapa, a intenção não é vender, mas sim criar um relacionamento com os leads e prepará-los para a próxima fase. É preciso provar que a empresa por trás daqueles conteúdos é de confiança, autoridade no que está falando e próxima dos valores do público.

No meio do funil, o objetivo é converter os leads em potenciais clientes. Isso é feito por meio de conteúdos mais direcionados e persuasivos, que mostrem as vantagens e os benefícios do produto ou serviço a ser vendido.

Nessa etapa, é importante que o lead tenha interesse real no que é oferecido, para que haja um engajamento maior. Contudo, ainda não estamos falando de uma venda direta! Trata-se de um encaminhamento para o tópico que cerca o produto ou serviço.

Por fim, no fundo do funil, o objetivo é converter os potenciais clientes em clientes efetivos. Agora é necessário fazer uma oferta atraente, que resolva a necessidade do cliente e apresente um valor que justifique o investimento.

É bom lembrar que, mesmo após a conversão, é uma boa ideia manter um relacionamento com o cliente, para que ele se torne um promotor do negócio. Isso fará com que ele fale da marca para mais pessoas e, consequentemente, mais usuários entrem dentro do funil.

Há muito trabalho por trás de um funil de vendas | Freepik

Exemplos de como usar o funil de vendas no marketing digital

Que tal alguns exemplos práticos para fixar o conhecimento na mente? Vamos ver o que poderia ser feito para alimentar um funil em diferentes setores:

E-commerce de moda

 No topo do funil, a marca poderia atrair clientes com artigos de tendências de moda e dicas de styling. No meio, um material rico sobre um estilo específico. No fundo, a marca pode enviar e-mails personalizados com produtos recomendados e frete grátis para a primeira compra.

Pet Shop

No topo do funil, a empresa pode criar conteúdo educativo para o seu público-alvo, como posts sobre cuidados com pets. No meio, algo mais elaborado, como um vídeo explicando o serviço de banho e tosa em detalhes. No fundo, a empresa pode oferecer um desconto para o primeiro banho do animal.

Produtos digitais

No topo, pode-se oferecer um ebook ou um curso introdutório sobre o assunto em questão. No meio, a empresa pode fazer um webinar para aprofundar o conhecimento do cliente. No fundo, já é possível oferecer o produto digital em si, com um preço especial para quem participou do webinar.

Esperamos que você tenha entendido bem o que é e como usar um funil de vendas no marketing digital. Para aprender ainda mais, é sempre uma boa ideia investir nos estudos na área, seja em uma formação de marketing digital em si, uma pós mais focada, como por exemplo em tráfego pago, ou até um rápido bootcamp!

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