O que é nicho de mercado no marketing digital?

Neste artigo você encontrará:

No marketing digital, a segmentação de público é uma estratégia fundamental para alcançar resultados eficientes e satisfatórios. E, para segmentar, é preciso conhecer primeiramente os nichos de mercado. Mas o que é nicho de mercado no marketing digital, exatamente?

Nicho, por si só, é uma palavra usada para designar algo separado do total. Como o espaço para os livros ou outros objetos em uma estante ou armário. Quando se trata de marketing, o termo diz respeito a pessoas.

Quer entender melhor? Continue lendo e vamos descobrir tudo sobre nichos de mercado!

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O que é nicho de mercado?

O nicho de mercado é uma parcela específica dos consumidores de uma população que tem necessidades, desejos e interesses específicos e diferentes da média do público. Neste caso, essas pessoas estão sendo vistas de um ponto de vista mercadológico e de marketing.

Ou seja, é um grupo de pessoas que compartilham características semelhantes e que têm demandas próprias. Essas características em comum podem ser demográficas, geográficas, psicográficas, comportamentais ou de outra natureza. As demandas também.

O que interessa realmente ao mercado é como chegar nesses clientes em potencial, e o caminho nichado é um dos mais certeiros.

Alguns exemplos de nichos populares são:

O nicho de mercado no marketing digital

O nicho de mercado no marketing digital permite que a empresa ou marca se concentre em um público específico e se torne um especialista nesse nicho.

Ao fazer isso, dá para entender as necessidades e os interesses do público em questão com profundidade. Então, é possível produzir conteúdo mais relevante, criar ofertas mais atrativas e personalizadas, gerar mais engajamento e, por fim, fidelizar os clientes.

Além disso, ao se concentrar em um nicho, é possível competir com empresas maiores e mais estabelecidas, porque a concorrência é menor e há menos pessoas disputando a atenção do mesmo público.

Como fazer a segmentação por nicho de mercado no marketing digital?

Agora chegou a hora de colocar a mão na massa! Como, afinal, trabalhar com nichos? Pela segmentação de públicos de acordo com os nichos existentes na sociedade!

Para fazer essa segmentação e depois aplicá-la nas estratégias de marketing digital, é preciso seguir alguns passos:

Identificar o público-alvo

Identificar o público-alvo geral da marca é a primeira etapa. Em muitos casos, esse processo já está feito. Se não estiver, é só considerar as principais características que compõem os clientes já existentes da empresa. Ou seja: idade, gênero, localização, classe social, etc. Esse é um primeiro mapeamento que te ajudará a chegar nas especificidades.

Conhecer seus pontos fortes

Todo negócio certamente tem pontos fortes e pontos fracos. Saber reconhecê-los é um passo importante para trabalhar em cima deles. Quais serviços ou produtos mais dão certo? Quais valores a empresa propaga com mais intensidade? Há uma preocupação maior com algum ponto dos processos — sustentabilidade, por exemplo? Todas essas respostas vão te auxiliar no futuro.

Verificar a concorrência

É importante dar uma olhada no mercado e avaliar potenciais demandas e de lucro. Os concorrentes podem já estar focando esforços em algum nicho e talvez ele também funcione para você.

Pesquisar tendências

Passeie pelas redes sociais e por ferramentas que te ajudem a captar tendências. O Google Trends é um ótimo exemplo que pode ser usado gratuitamente para identificar o que as pessoas estão pesquisando no buscador mais famoso do mundo. A popularidade de uma série, de um jogo, de um evento ou outro fator podem guiar você para um nicho ainda pouco explorado no mercado.

grupo de pessoas no celular com ícones do instagram
Ver o que acontece nas redes é uma boa pista da popularidade de nichos | Freepik

Domine seu nicho

Como falamos anteriormente, a vantagem do nicho de mercado no marketing digital é que ele permite que uma marca se torne autoridade em determinado assunto. Isso é o que faz com que os nichos funcionem tão bem: as pessoas confiam em quem apresenta conhecimento e confiança no tema do qual elas fazem parte.

Por isso, a dica mais importante aqui talvez seja: foque na sua autoridade. Não adianta tentar entrar em um nicho do qual você não sabe nada. As pessoas percebem quando estão consumindo conteúdos genéricos sobre algo que elas já gostam e participam.

Portanto, o caminho ideal é estudar bastante sobre aquilo que faz sentido para a marca. Se é uma loja de eletrônicos, por exemplo, dá para se especializar em games. Mas não faz sentido tentar falar de assuntos totalmente não relacionados, não é?

Além de estudar bastante o nicho de mercado, o marketing digital também precisa ser seu amigo próximo. Afinal, como aplicar as melhores estratégias para o nicho que foi identificado? Bom, essa parte você já pode descobrir com alguns cursos aprofundados de marketing digital, inbound marketing e SEO, ou mesmo tráfego pago. Aproveite!

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