Quando falamos sobre marketing digital, inevitavelmente também falamos sobre métricas, já que é preciso entender sobre dados para poder tomar as melhores decisões. Pensando nisso, entre tantas métricas importantes e conhecidas, muitos se perguntam o que é ROI no marketing digital.
Sem dúvidas, essa é uma das siglas mais conhecidas para a equipe que atua em campanhas digitais. Nesse caso, de forma resumida, ROI significa Return On Advertising Spend, que traduzido quer dizer: retorno sobre gasto com anúncios. Ou seja, essa métrica calcula o valor de venda, custo do produto vendido e gastos em marketing.
Isso quer dizer que, por meio do cálculo, é possível entender se o investimento feito em anúncios teve um retorno positivo ou negativo, o que consequentemente auxilia as empresas a traçarem novas estratégias com base no que funciona. Para entender mais sobre o tema, continue a leitura.

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Qual a importância do ROI no marketing digital?
Antes de mais nada, devemos dizer que no marketing tradicional era muito difícil rastrear dados e entender quais campanhas ativas estavam entregando os resultados esperados, visto que muitas delas eram transmitidas em comerciais de televisão ou rádio, o que dificultava a análise.
Agora, com o marketing digital, é muito fácil encontrar dados que nos permitem avaliar os resultados de uma campanha ativa nas mídias, por exemplo. Analisando o ROI, você pode encontrar o número de pessoas que clicou no anúncio, o número de pessoas que viu o anúncio, como também o número de pessoas que comprou por meio do mesmo anúncio.
No marketing digital, o conhecimento utiliza dados quantitativos para comprovar que os valores investidos e os esforços realizados pelo time de marketing estão entregando um bom resultado.
Como calcular e como avaliar se o ROI está adequado?
Muitas pessoas podem pensar que calcular o ROI em marketing digital é muito difícil. Porém, a conta é relativamente simples, de fácil entendimento. Para que você entenda de forma prática, imagine que você investiu R$ 1.000,00 em uma campanha de tráfego no Facebook ADS.
Com isso, imagine que ao analisar as métricas da campanha, você tenha notado que sua empresa vendeu R$ 20.000,00 com essa campanha. Nesse caso, basta que você faça o seguinte cálculo:
R$ 20.000,00 – R$ 1.000,00 / R$ 1.000,00 = ROI de 19
Imagem (legenda: importância de calcular os resultados com precisão – fonte: Freepik)
Para saber a porcentagem de retorno disso, basta calcular o ROI X 100. Ou seja: 19 x 100 = 1.900% de retorno, o que é muito positivo. Nesse caso, quanto maior o número, maiores são as chances de que o ROI atinja as expectativas e gere um bom lucro.
O que fazer para melhorar o ROI?
Agora que você já sabe como calcular o ROI e como definir se o número alcançado é positivo ou negativo, podemos afirmar que existem fatores que podem auxiliar uma empresa a ter resultados ainda melhores. Antes de mais nada, é muito importante que entenda-se outras métricas relevantes para a criação de campanhas.
Nesse caso, podemos mencionar o CAC (Custo de Aquisição por Cliente), o CTR (Taxas de Cliques) e o CPC (Custo por Clique). Isso irá garantir que você entenda quanto está gastando para que cada cliente chegue até você e compre seu produto.
Além disso, é muito importante apostar em testes. Afinal, para saber e definir corretamente o que é ROI em marketing digital existem diferentes interpretações, especialmente porque existem empresas milionárias, como também microempresas que investem pequenos valores, o que geraria resultados totalmente diferentes.
Em todo o caso, aprender a analisar métricas e comparar os próprios resultados permite que você entenda como se conectar com seu público da melhor forma. Por fim, vale a pena apostar na automação para minimizar as tarefas operacionais e ter tempo para investir em ideias inovadoras.
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