Antes de mais nada, vamos explicar o que significa SEO no Marketing Digital. Basicamente, a sigla se trata da abreviação do termo Search Engine Optimization, o que em nossa língua significa otimização dos mecanismos de busca.
Nesse caso, se você tem conhecimento em Marketing, você já deve saber que isso diz respeito aos resultados orgânicos que uma empresa tem em sites de buscas, como o Google, por exemplo. Obviamente, todas as pessoas que possuem um site, desejam que este fique entre as primeiras páginas do buscador.
Isso porque, pensando na experiência do consumidor, muitas vezes não passamos nem da primeira página em uma pesquisa comum. Dessa forma, se considerarmos a existência das diversas páginas, iremos entender porque é importante ficar em uma boa posição. Por isso, continue conosco e veja como o SEO no Marketing Digital pode ser útil!

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A estratégia usada no Marketing digital
Agora que você já tem uma boa noção do que é SEO e sua importância, vamos explicar quais são seus princípios e o uso básico. Em resumo, toda vez que uma página é publicada na Internet, os mecanismos vão procurá-la para avaliação ou indexação, com o intuito de que esta seja encontrada pelo seu público-alvo.
Então, no Marketing Digital o SEO é utilizado de modo a permitir que estes algoritmos possam avaliar a página da melhor forma, o que eleva o ranking desta para determinada palavra-chave que foi pesquisada. Foi em 1997 que o termo foi utilizado pela primeira e, desde então, vem sendo cada vez mais aplicado.
Segundo dados da Similarweb, o Brasil fica na 3° posição entre os países que fazem mais buscas no Google. Considerando isso, bons profissionais da área estão sendo sempre procurados para otimizar os sites e deixá-los nas melhores posições.
Para fazer isso, é importante dizer que existem diversas estratégias. Além disso, outro fator que dificulta a assertividade no SEO são as mudanças constantes do Google e seus algoritmos. Por isso, lembre-se sempre que não existe uma forma certa e 100% confiável.
Mas, utilizar o SEO On Page e o SEO Off Page fazem toda a diferença. Basicamente, o primeiro será destinado ao que envolve o que está apresentado na página, enquanto o segundo foca no que está apresentado fora do site, como é o caso dos links externos que são mencionados em outros meios que não sejam o seu. Para uma boa estratégia, é importante que você entenda alguns pontos. Confira:
- Determine a lista de palavras-chaves que serão trabalhadas no site, sendo estas basicamente o nicho da sua empresa;
- Utilize as palavras-chaves certas em textos. A dica é ser bem específico. Invés de fazer todo um artigo relacionado à limpeza de um tênis, o mais indicado é fazer um artigo relacionado à limpeza de tênis branco, por exemplo, pois isso irá segmentar o público, diminuindo também o número de concorrentes;
- Utilize o planejador de palavras-chaves para entender o volume de buscas. Isso permite que você consiga entender a concorrência e escolher as palavras mais adequadas para conseguir chegar ao topo;
- Mescle sempre as palavras-chaves mais pesquisadas e as mais específicas;
- Faça publicações frequentes no blog do site, pois isso traz autoridade e mostra ao algoritmo que seu site está ativo;
- Avalie métricas constantemente. Como dito, não existe uma forma certa para o sucesso. Normalmente você precisará testar e analisar quais os resultados que determinada ação lhe proporcionou;
- Por fim, tenha um bom conteúdo e siga as boas normas de SEO no Marketing Digital para os artigos, com textos claros e estruturados, sem nenhum tipo de plágio.

Cases de sucesso
Em uma breve pesquisa no Google, é possível encontrar diversos cases de sucesso ao utilizar SEO no Marketing Digital. O primeiro grande exemplo que iremos citar é o ShopFácil que, com o auxílio de uma empresa especializada, conseguiu crescer 97% nas pesquisas orgânicas.
Além deste, também existe o exemplo da empresa Artwalk que, em 4 anos de trabalho junto a uma empresa especializada, chegou à margem de 60 mil palavras ranqueadas, crescendo cerca de 206% em tráfego orgânico.
Por fim, a empresa Ri Happy também se beneficiou da estratégia. Em uma parceria com uma empresa especializada, conseguiu chegar à margem de ter 1.300 palavras-chaves no top 3, chegando ao crescimento de 200% nas pesquisas orgânicas em um período de aproximadamente 12 meses.
Esses são casos reais que nos mostram a importância do estudo e da aplicação. Muitas empresas estão dispostas a pagar altos valores por estratégias robustas e funcionais, já que estas também podem render resultados incríveis como os apresentados acima.
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