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Por meio desse recurso, é possível criar conexões emocionais com as pessoas e gerar maior reconhecimento da marca.
Contar uma boa história é sempre uma maneira de se aproximar afetivamente das pessoas. Ao utilizar o storytelling como estratégia do marketing digital, a empresa faz justamente isto: cria conexões emocionais com o seu público, gerando maior aproximação e identificação dos clientes com a marca.
Considerado um grande diferencial competitivo, esse recurso tem o poder de transformar um produto em uma experiência fantástica, o que garante uma série de vantagens ao negócio, desde o aumento das vendas a uma maior fidelização dos clientes. Continue a leitura deste artigo e saiba mais o que é e como fazer um storytelling de qualidade.
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O que é storytelling?
Storytelling é a capacidade de criar uma boa história através do uso de elementos persuasivos e emocionais. Desse modo, ao construir uma narrativa com base em tal recurso, uma empresa consegue despertar emoções nas pessoas e promover uma forte conexão com o seu público-alvo.
Essa aproximação estabelecida por laços mais aprofundados com os clientes e potenciais clientes vai gerar ao negócio uma série de vantagens competitivas. A seguir conheça algumas delas:
- Grande identificação do público com os valores da empresa;
- Realização de vendas implícitas, sem parecer que se está vendendo;
- Engajamento orgânico das pessoas;
- Aumento das vendas;
- Fidelização dos clientes.

O storytelling no Marketing Digital
Quando o storytelling é aplicado no contexto do marketing digital, esse recurso consegue ser ainda mais eficiente. Afinal, ferramentas como vídeo, som, imagem e texto, podem ser utilizadas para a criação de estratégias digitais que acionam diretamente a memória afetiva do público-alvo da marca. Nesse sentido, é possível aplicar o storytelling no:
Marketing de conteúdo
Embora esse tipo de estratégia não tenha como objetivo contar de fato uma história, o recurso do storytelling pode ser aplicado ao longo de todo o conteúdo por meio da ênfase dos valores da marca. Isso contribui para que a narrativa apresente a essência da empresa e gere a partir daí maior identificação do público com esses valores.
Email marketing
Aqui o recurso do storytelling é utilizado para estimular as pessoas a assinarem o e-mail e a consumirem o conteúdo enviado. Para isso, busca-se criar uma narrativa que desperte familiaridade e interesse – seja através de textos que venham com a assinatura do CEO da empresa ou alguém influente da área.
Branding
A estratégia do branding tem como objetivo tornar a marca mais reconhecida pelo seu público. Nesse sentido, o storytelling é um ótimo aliado, já que a construção de uma narrativa única contribui diretamente para promover identificação e reconhecimento da empresa pelos clientes e potenciais clientes.
Uma das maneiras de se fazer isso é criar personagens que se assemelham a esse público. Assim, a história contada sobre eles consegue humanizar a marca e aproximar ainda mais as pessoas da empresa. Exemplo disso é a propaganda de natal da Coca-cola, que traz em sua narrativa a figura do papai noel fofinho e encantador, assim como da famíllia unida e feliz.
CTA
O CTA é uma estratégia muito importante, visto que contribui diretamente para a geração de leads. Dessa forma, ao criar mensagens fortes ao final de cada conteúdo, as pessoas se sentem estimuladas a continuarem fazendo parte da história que foi narrada ao longo de toda jornada – seja através do marketing de conteúdo ou e-mail marketing.

Como fazer um storytelling de qualidade
Para que a comunicação tenha o impacto desejado, a narrativa precisa ser bem construída. E para isso ela deve conter em seu enredo:
- Personagens: devem ser criados a partir das características do público-alvo;
- Ambiente: é o contexto em que se passa a história – pode ser a internet, redes sociais, e-mail etc;
- Conflito: é o problema que o cliente precisa resolver. É a força da história;
- Mensagem: são ideias apresentadas ao longo da jornada, que farão uma pessoa tomar uma decisão ou não.
Além disso, é importante garantir que a história seja contada de forma genuína, criativa e que a narrativa esteja adaptada aos diferentes canais de comunicação.
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