Os gatilhos mentais são estímulos externos captados pelo cérebro, que responde automaticamente a determinadas situações. Graças a esse funcionamento cerebral – que ajuda o órgão a poupar energia nas tomadas de decisões menos complexas –, grande parte das escolhas do dia a dia vão ser motivadas não pela razão, mas pelo inconsciente.
Para as empresas que utilizam o marketing digital, entender quais são esses gatilhos e como acioná-los é fundamental para o sucesso do negócio. Afinal, compreender o que faz com que as pessoas comprem um produto possibilita à organização criar estratégias mais efetivas para aplicá-las em toda jornada de compra.
Baixe o guia completo sobre a profissão de
Marketing Digital.igit
Quais são os tipos de gatilhos mentais?
Uma das principais formas de acionar os gatilhos mentais é por meio de frases ou palavras de impacto. Assim, com o uso de uma escrita persuasiva é possível despertar emoções do público e influenciá-lo em sua tomada de decisão.
A seguir, conheça gatilhos mentais que vão fazer toda diferença na estratégia de marketing da sua empresa:
Escassez
É comum que as pessoas ajam de maneira imediata quando sentem o medo de se frustrarem por perderem algo importante ou por não aproveitarem uma boa oportunidade. Nesse sentido, o gatilho da escassez é utilizado justamente para provocar o sentimento no público de que, se ele não aproveitar aquela oportunidade única, vai se arrepender depois.
- “Restam poucas unidades”;
- “Há apenas 3 vagas disponíveis”;
- “Descontos para as 20 primeiras compras”;
- “Oferta limitada”.
Prova social
Já foi comprovado que muitas pessoas se baseiam na opinião de outras para efetivar uma compra. E para acionar esse gatilho – chamado de prova social – nos clientes e potenciais clientes, a empresa precisa mostrar que os seus serviços ou produtos são relevantes de fato para o público. Uma das formas de fazer isso é apresentar em seu site:
- Depoimentos de clientes;
- Falas de especialistas;
- Pesquisas de mercado;
- Número de clientes beneficiados.

Exclusividade
Para acionar o gatilho da exclusividade, a empresa precisa despertar nas pessoas o sentimento de que elas são especiais. E a principal maneira de fazer isso é oferecendo ao público vantagens exclusivas. Confira a seguir alguns exemplos na prática:
- Acesso a conteúdos de primeira mão somente para assinantes;
- Descontos especiais para quem é cliente da organização.
Reciprocidade
De uma forma geral, as pessoas gostam de retribuir por aquilo que recebem. Nesse sentido, para ativar o gatilho da reciprocidade, a empresa precisa entregar algo que tenha valor – e apresente uma vantagem – para o seu público, a fim de estimulá-lo a consumir aquele produto ou serviço. Veja abaixo algumas maneiras de fazer isso:
- Oferecer materiais relevantes gratuitos (e-book, pesquisas etc) e em troca pedir o contato das pessoas para estreitar o relacionamento com elas;
- Disponibilizar o acesso de alguns serviços por tempo limitado para despertar o interesse do público em pagá-lo posteriormente. Exemplo disso é o “30 dias grátis para usar a Netflix”.
Quer aprender mais sobre o assunto para se tornar um profissional especializado? Então conheça agora mesmo o curso de Marketing Digital oferecido pelo Instituto Infnet, referência em educação nas áreas de Tecnologia da Informação.