O que são gatilhos mentais no marketing digital?

Neste artigo você encontrará:

Os gatilhos mentais são estímulos externos captados pelo cérebro, que responde automaticamente a determinadas situações. Graças a esse funcionamento cerebral – que ajuda o órgão a poupar energia nas tomadas de decisões menos complexas –, grande parte das escolhas do dia a dia vão ser motivadas não pela razão, mas pelo inconsciente.

Para as empresas que utilizam o marketing digital, entender quais são esses gatilhos e como acioná-los é fundamental para o sucesso do negócio. Afinal, compreender o que faz com que as pessoas comprem um produto possibilita à organização criar estratégias mais efetivas para aplicá-las em toda jornada de compra.

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Quais são os tipos de gatilhos mentais?

Uma das principais formas de acionar os gatilhos mentais é por meio de frases ou palavras de impacto. Assim, com o uso de uma escrita persuasiva é possível despertar emoções do público e influenciá-lo em sua tomada de decisão.

A seguir, conheça gatilhos mentais que vão fazer toda diferença na estratégia de marketing da sua empresa:

Escassez

É comum que as pessoas ajam de maneira imediata quando sentem o medo de se frustrarem por perderem algo importante ou por não aproveitarem uma boa oportunidade. Nesse sentido, o gatilho da escassez é utilizado justamente para provocar o sentimento no público de que, se ele não aproveitar aquela oportunidade única, vai se arrepender depois.

Prova social

Já foi comprovado que muitas pessoas se baseiam na opinião de outras para efetivar uma compra. E para acionar esse gatilho – chamado de prova social – nos clientes e potenciais clientes, a empresa precisa mostrar que os seus serviços ou produtos são relevantes de fato para o público. Uma das formas de fazer isso é apresentar em seu site:

ilustração de cabeça com quebra-cabeça dentro
Para aplicar boas estratégias, é importante conhecer os diferentes tipos de gatilhos | Freepik

Exclusividade

Para acionar o gatilho da exclusividade, a empresa precisa despertar nas pessoas o sentimento de que elas são especiais. E a principal maneira de fazer isso é oferecendo ao público vantagens exclusivas. Confira a seguir alguns exemplos na prática:

Reciprocidade

De uma forma geral, as pessoas gostam de retribuir por aquilo que recebem. Nesse sentido, para ativar o gatilho da reciprocidade, a empresa precisa entregar algo que tenha valor – e apresente uma vantagem – para o seu público, a fim de estimulá-lo a consumir aquele produto ou serviço. Veja abaixo algumas maneiras de fazer isso:

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