Quando falamos em estratégias do marketing digital, a geração de leads é uma das principais e mais buscadas pelas empresas. Afinal, os leads no marketing digital significam potenciais clientes que buscam informações por produtos e serviços daquele nicho, se tornando assim uma grande oportunidade de negócio.
Então, nada melhor que entender mais sobre o conceito e como ter ótimos resultados utilizando a captação de leads de forma correta. Confira os tópicos a seguir.
Baixe o guia completo sobre a profissão de
Marketing Digital.igit
O que são leads no marketing digital?
No marketing digital, um lead é um potencial cliente que demonstrou interesse em um produto ou serviço oferecido por uma empresa. Assim, é comum que essa pessoa tenha fornecido informações de contato, como seu nome e endereço de e-mail, em troca de um brinde, como um e-book, uma newsletter ou uma conferência, por exemplo.
Uma vez que a empresa possui os dados de contato do lead, ela pode iniciar uma comunicação personalizada com ele a fim de nutri-lo com informações relevantes sobre seus produtos ou serviços, até que ele se torne um verdadeiro cliente.
Os leads detêm muita importância dentro das empresas pois representam uma oportunidade real de gerar vendas e aumentar o retorno sobre o investimento em marketing. Dessa forma, a gestão eficaz de leads permitirá que a empresa se concentre em leads com maior probabilidade de se converter em clientes, permitindo otimizar os esforços em marketing e maximizando seu lucro geral.
O que é geração de leads?

Geração de leads é a conversão dos potenciais clientes que tiveram contato com sua marca em potenciais clientes para o negócio.
No Inbound Marketing, não basta postar seus conteúdos e levar visitantes até o site. Nessa estratégia, eles precisam se transformar em oportunidades para a empresa. Para isso, é necessário a implementação de estratégias de captação do contato dessas pessoas, normalmente por meio do uso de “iscas digitais”.
Assim, o foco precisa ser o produto ou serviço ofertado, podendo ser uma demonstração ou um orçamento, ou mesmo um ebook ou webinar. Desse modo, se a oferta interessar, a pessoa vai preencher um formulário com seus contatos.
Agora que você já entendeu o que é leads e a como gerá-los, vamos apresentar alguns motivos para investir nessa estratégia. Confira!
Por que investir na geração de leads?
Existem inúmeros motivos pelos quais as empresas devem investir na estratégia de geração de leads no marketing digital. Mas selecionamos os cinco principais para te apresentar. Acompanhe a seguir:
- Aumento das vendas: Leads qualificados possuem maior probabilidade de se tornarem clientes, o que significa que gerar leads pode resultar em um potencial aumento nas vendas da empresa.
- Redução dos custos de aquisição de clientes: Ao gerar leads, as empresas normalmente terão uma redução significativa nos custos de aquisição de clientes, uma vez que a obtenção de novos clientes pode ser muito mais cara do que manter os que já fazem parte da base ou converter leads em clientes.
- Maior eficiência em marketing: Gerar leads possibilita que a empresa concentre a estratégia de marketing em um público mais específico e qualificado. Dessa forma, pode levar a uma maior eficácia na utilização de recursos de marketing, como otimização do tempo e maior orçamento em publicidade.
- Fortalecimento da relação com o cliente: Ao nutrir leads com conteúdo que gere valor ao cliente, a empresa estabelece um relacionamento e adquire a confiança deles em relação à marca. Isso pode levar a uma maior fidelidade do cliente, aumentar a possibilidade de indicações e, consequentemente, de vendas.
- Análise de dados: A geração de leads também detém a vantagem de fornecer informações precisas sobre o público-alvo da empresa. Dessa maneira, a partir de uma coleta apurada, é possível criar conteúdos e campanhas que vão atingir o seu alvo de forma precisa.

Como gerar leads no marketing digital?
A geração de leads pode acontecer de diversas formas e utilizando múltiplas ferramentas para atrair interessados e convertê-los em potenciais clientes. Mas, independentemente da mídia escolhida, é importante saber quais são os elementos principais da geração de leads. Observe abaixo:
- Landing page: é uma página, que se assemelha a um site, e que tem como função receber os usuários a partir do clique em um link de divulgação. Assim, ela deve ser totalmente focada na conversão em vendas.
- Formulário: é uma lista de captura dos contatos do lead, que pode incluir campos como e-mail, telefone, endereço, site, entre outros. É importante manter o formulário enxuto e apenas com as informações principais.
- Oferta: é o atrativo que motiva o usuário a preencher o formulário com seu contato, ou seja, o que ele ganhará. É necessário que seja uma oferta relevante para o público que participa.
- CTA: é a frase de efeito que indica a ação que o usuário deve tomar (“preencha seu cadastro”, “clique e faça o download”, etc.).
Conheça todas as estratégias do Marketing Digital!
O que achou do conteúdo? Se você busca ter mais conhecimento no assunto, além de se inteirar das demais estratégias utilizadas no marketing digital, acesse aqui e se inscreva em nossa especialização que vai abordar sobre leads e muito mais. Assim, você será um especialista no assunto!