O que é persona no marketing digital?

Neste artigo você encontrará:

Se você está entrando na área de marketing digital ou já atua na área de comunicação, muito provavelmente já deve ter ouvido falar sobre persona no marketing digital.

Nesse texto vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre essa estratégia de marketing tão importante. Continue a leitura!

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O que é persona?

Persona é a representação fictícia do cliente ideal. Também conhecida como buyer persona ou avatar, ela é definida de acordo com padrões reais de comportamentos e características próprias, como sua localização, costumes, entre outros.

Diferente do público-alvo, que levanta dados como idade, estado civil e formação, a persona se destaca por ser mais específica e trazer informações como o objetivo daquele potencial cliente, o que ele busca no mercado, além de traçar o caminho para satisfazer a sua necessidade.

Para se criar a persona, é necessário identificar algumas questões, entre as principais:

Mas por que criar uma persona? Qual a importância de implementar essa estratégia no marketing digital? Confira no tópico abaixo.

Por que criar uma persona no marketing digital?

Motivos de se criar uma persona | Freepik

A formulação de personas é um passo extremamente estratégico e fundamental para todo o planejamento de marketing digital. Isso porque a persona minimiza potencialmente a taxa de erro, uma vez que serão levantados todos os dados daquele cliente ideal.

Uma estratégia de marketing digital sem essa definição eleva os riscos de prejudicar a marca, ocasionando muitas vezes desperdício e quebra da confiança na relação com o cliente.

Por isso, destacamos alguns pontos que justificam a importância da criação da persona na parte estratégica de uma marca. Confira:

Personalização do conteúdo

A partir da criação da persona, a empresa entende o perfil do seu público e, assim, desenvolve conteúdos que geram valor a ele, ou seja, que são do seu interesse.

Uma estratégia de conteúdo sem a definição da persona aumenta a possibilidade de estar falando o que a sua audiência não quer ouvir, diminuindo o engajamento e a fidelização de sua base de clientes.

Identificação de oportunidades

Ao conhecer com precisão os gostos e anseios do seu público-alvo, é possível identificar novas oportunidades de negócio a fim de desenvolver produtos e serviços que atendam a essas necessidades.

Otimização da experiência do cliente

Uma vez que você conhece as necessidades do seu cliente, se torna mais simples oferecer experiências inovadoras e personalizadas. Logo, com a implementação desses diferenciais, seu produto ou serviço detém maior engajamento e promove a fidelidade desse cliente, além de possibilitar a indicação de potenciais leads.

Redução de riscos e custos

Quando se tem uma compreensão aprofundada da sua persona, é possível se antecipar e prever riscos no lançamento de produtos ou serviços.

Outro fator importante é a prevenção de custos desnecessários no processo de lançamento. A partir de uma análise dos dados obtidos, o investimento será o ideal para corresponder às expectativas do público, sem desperdícios.

Agora que você já conhece as vantagens de conhecer a persona do seu negócio, separamos um guia com o passo a passo de como criá-la na prática. Fique atento!

Passo a passo de como criar uma persona

O primeiro passo para se criar uma persona mais assertiva é entrevistar o seu cliente, onde será perguntado sobre suas informações básicas, gostos e necessidades, em geral.

Após essa entrevista, reúna os dados e elabore um documento com as seguintes respostas sobre essa persona:

A partir da unificação dessas respostas e análise de toda a equipe especializada em marketing, você terá uma persona definida. Ela deve nortear os passos daquele cliente, seja em um novo lançamento, na linguagem com seu público, nas redes sociais, site e demais canais de atuação.

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