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O marketing digital tem se popularizado por seus resultados e por sua assertividade no objetivo que se é traçado. E para mensurar esses resultados de forma correta e obter embasamento para delinear os próximos passos da estratégia, são utilizadas as principais métricas de marketing digital.
Nesse artigo iremos listar as métricas mais utilizadas no mercado atual, bem como exemplificá-las a fim de te atualizar a respeito de sua importância para toda a estratégia. Mas, antes, vamos definir as métricas do zero. Confira!
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O que são métricas no marketing digital?

As métricas no marketing digital são indicadores que permitem avaliar a performance de campanhas de marketing e demais ações realizadas de forma on-line. Assim, elas podem ser utilizadas para compreender o comportamento dos usuários, analisar o desempenho de anúncios, monitorar a eficiência das estratégias de SEO, além de muitas outras finalidades.
Esses dados são relevantes a fim de identificar se as ações de marketing digital adotadas tiveram sucesso ou não e, a partir disso, definir os próximos passos da estratégia com base em dados concretos. As métricas podem ser coletadas por meio de diversas ferramentas, entre elas o Google Analytics.
É importante selecionar criteriosamente as métricas para cada objetivo e estratégia de marketing digital, levando em conta as necessidades e objetivos daquele cliente. Por isso, confira a seguir as principais métricas de marketing digital utilizadas no mercado.
Principais métricas de marketing digital
No mercado atual de marketing digital utiliza-se uma infinidade de estratégias de marketing digital, e as métricas seguem essa pluralidade, tendo uma grande variedade de tipos de mensuração. Dessa forma, confira as principais a seguir.
Taxa de Conversão
A taxa de conversão é uma das mais importantes e populares métricas de mensuração de resultados no marketing digital.
Em primeiro lugar, você precisa definir qual o objetivo da conversão: geração de leads para o WhatsApp, direcionamento para uma landing page e vendas de e-books são alguns dos exemplos.
Após essa definição, basta realizar um simples cálculo e obter o resultado, como no exemplo abaixo.
Taxa de conversão = (quantidade de conversões ÷ audiência) * 100.
Ticket Médio
Esse modelo de métrica é usado para identificar o valor médio gasto por determinado cliente ao realizar uma compra.
Ticket médio = receita do mês ÷ número de clientes que fizeram compras naquele período
A partir desse cálculo, será possível entender mais sobre o faturamento mensal, além de observar a fundo sobre o comportamento de seus clientes no momento da compra.

Custo por Lead (CPL)
Se você busca saber quanto custa a conversão de cada lead, essa métrica terá grande importância para você, afinal nem todas as pessoas que participam do funil de vendas de fato se tornam consumidoras do produto ou serviço ofertado.
Desse modo, para obter esses dados de forma precisa, efetue o seguinte cálculo:
CPL = investimento total na campanha ÷ quantidade de leads gerados.
Custo de Aquisição do Cliente (CAC)
Outra sigla bastante considerada nas atuais mensurações de resultados de uma estratégia de marketing digital é a CAC. Assim, essa métrica aponta como está a saúde financeira da sua empresa, sendo possível identificar o custo para se adquirir cada cliente.
Diferente das demais métricas apresentadas, o cálculo dessa envolve todos os custos relacionados à estratégia de atração do cliente. Confira os principais abaixo:
- Investimentos em campanhas;
- Propagação em mídias;
- Salários do time de marketing e vendas.
Para obter o resultado final, some todo o investimento feito e divida pelo número de clientes obtidos com a implementação da estratégia no período.
Visualizações na página
Essa importante métrica do marketing digital tem como função apresentar a quantidade de vezes que um usuário acessou determinada página da internet. Assim, cada novo acesso, carregamento e atualização da página contabiliza como uma nova visualização.
Uma plataforma que mede com precisão esse dado é o Google Analytics. Por lá, é possível identificar se a estratégia adotada está dando certo ou precisa de alteração.
É importante observar também os índices de carregamentos na página pelo mesmo usuário. Caso isso ocorra com frequência, o dado pode indicar problemas de carregamento na página que necessitem de ajustes.
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