Com a evolução da internet, o Marketing Digital se tornou cada vez mais complexo e diversificado. Desde a otimização de mecanismos de busca até o gerenciamento de mídias sociais, há várias áreas especializadas que requerem habilidades e conhecimentos específicos. Portanto, quem deseja seguir uma carreira neste segmento não precisa se preocupar em ficar preso em uma função só.
Neste artigo, iremos abordar as principais áreas de atuação e profissões do marketing digital. Tudo isso para você saber o que te espera caso deseje ingressar neste mercado em constante crescimento.
Então, sem mais demoras, venha saber quais são as áreas de atuação do Marketing Digital.
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O que é marketing digital?
Não há como negar que o marketing digital se tornou uma das áreas com maior destaque no mundo dos negócios nos últimos anos. Porém, algumas pessoas ainda confundem os conceitos desta estratégia com o marketing normal, ou simplesmente não sabem definir o que é este campo.
Marketing digital é a aplicação de estratégias de marketing por meio de canais digitais para promover produtos ou serviços. Ele também serve para construir relacionamentos com clientes e alcançar objetivos de negócios.

Os canais que ele utiliza incluem mídias sociais, motores de busca, e-mail, anúncios online, entre outros. Dessa forma, marketing digital é uma forma de atingir públicos maiores e mais segmentados, permitindo que empresas de todos os tamanhos alcancem um público global.
Um exemplo de marketing digital pode ser a estratégia de mídia social de uma empresa. Eles podem criar perfis nas principais redes sociais, como Facebook e Instagram, para promover seus produtos e fornecer informações úteis aos clientes.
Além disso, também podem utilizar anúncios pagos nas redes sociais para alcançar públicos segmentados com interesses específicos, como em produtos de cuidados com a pele, por exemplo. Assim como usar e-mail marketing para enviar ofertas especiais e novidades sobre seus produtos para sua lista de clientes cadastrados.
Quais são os cargos mais comuns da área do marketing digital?
Como deu para perceber no tópico anterior, uma empresa que faz uso do marketing digital pode atuar com várias estratégias para atingir os seus objetivos. E cada uma delas diz respeito a um segmento diferente dentro desta área, e também pode um cargo novo.
Assim, ainda que haja profissionais multifuncionais, que atuam em diversas áreas do marketing digital, recentemente há uma maior divisão entre estes segmentos. Isso está acontecendo devido à consolidação do campo e à valorização do profissional. Por conta disso, quem deseja se especializar em uma área de atuação tem grandes chances de sucesso dentro deste campo.
Confira os possíveis cargos para quem deseja trabalhar com marketing digital:
Especialista em SEO
Este profissional é o responsável por melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca, aumentando a visibilidade da empresa na internet. Ele trabalha com estratégias de palavras-chave, análise de dados e otimização técnica para melhorar o desempenho do site nos resultados de busca.
Analista de mídias sociais
O analista de mídias sociais é responsável por gerenciar as redes sociais de uma empresa, criando conteúdo, interagindo com os seguidores e monitorando as métricas de desempenho. Ele deve estar atualizado com as últimas tendências nas redes sociais e ter habilidades de escrita persuasiva e criativa.
Especialista em marketing de conteúdo
É função do especialista em marketing de conteúdo criar e gerenciar o conteúdo de um site ou blog, usando técnicas de SEO para aumentar o tráfego orgânico e engajamento do público. Eles devem ter habilidades em escrita, pesquisa e análise de dados.
Gerente de campanhas de publicidade digital
O gerente de campanhas de publicidade digital possui a responsabilidade de criar e gerenciar campanhas de anúncios em plataformas como Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads. Eles devem ser experientes em estratégias de segmentação de público e análise de dados para otimizar o desempenho dos anúncios.
Especialista em e-mail marketing
Já o especialista em e-mail marketing é responsável por criar e gerenciar campanhas de e-mail para alcançar e engajar o público-alvo de uma empresa. Ele deve ter habilidades em design, redação persuasiva e análise de dados para otimizar as taxas de abertura e conversão das campanhas.
Quais são os salários médios de cada área de atuação dentro do marketing digital?
É claro que o salário é sempre um dos atrativos mais importantes de qualquer profissão. Dentro do marketing digital, em geral, as remunerações chamam bastante atenção, visto que os profissionais da área estão sendo cada vez mais valorizados.

Porém, é importante entender que, ainda que haja um valor médio do salário destes profissionais, a remuneração dentro do marketing também irá depender de fatores como: especialização, local onde atua e as funções que exerce.
Dito isso, segundo o site Glassdoor, profissionais dos mais diferentes segmentos do marketing digital terão uma salário médio que varia entre 2 a 6 mil reais.
Uma das mais valorizadas áreas de atuação são as dos gerentes de campanha, que podem chegar até a faturar a quantia de R$7 mil, assim como os especialistas em marketing de conteúdo. Já os especialistas em e-mail marketing podem chegar a quantia de R$6 mil.
Enquanto isso, especialistas em SEO obtém remunerações mais modestas, com salário médio de R$3 mil. Analistas de mídia sociais também estão na lista de remunerações mais baixas, com um salário médio de R$2 mil.
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