Com os avanços tecnológicos ocorridos nos últimos anos e a necessidade cada vez maior de estar presente no mundo virtual – seja a empresa para vender mais ou a pessoa para comprar produtos e usufruir das facilidades online –, muitas profissões passaram a ter destaque no mercado. Um grande exemplo é o caso das atividades voltadas para o marketing digital.
Versátil, esse campo de trabalho traz diversas possibilidades de atuação para os profissionais que desejam aproveitar as boas oportunidades de emprego que têm surgido atualmente. Continue a leitura e saiba quais são as 6 profissões de marketing digital que estão em alta no momento!
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6 profissões do marketing digital que estão alta no mercado
O campo de atuação do marketing digital é bastante amplo. Graças a sua versatilidade, pessoas com diferentes perfis e habilidades podem desempenhar funções das mais distintas na área. Para aproveitar melhor as oportunidades, confira abaixo quais as profissões estão em alta no mercado atualmente:

Analista de SEO
O analista de SEO é o profissional que precisa dominar a escrita, ser bom de análise de dados, ter conhecimento básico de programação e user experience, além de precisar conhecer as ferramentas de SEO. Algumas das suas atribuições são:
- Pesquisar palavras-chaves;
- Otimizar o site e melhorar seu ranqueamento;
- Otimizar os conteúdos;
- Analisar métricas.
Social Media
O social media é o profissional que vai trabalhar diretamente com as redes sociais. Portanto, ele precisa ser dinâmico e bastante antenado. Algumas das suas funções serão:
- Planejar as postagens de cada rede social;
- Criar conteúdos;
- Gerenciar as ações de marketing;
- Monitorar e analisar as métricas.
Gestor de tráfego
O gestor de tráfego tem como principal atribuição atrair mais visitantes para o site da empresa por meio da veiculação de anúncios. Dessa forma, é de sua responsabilidade:
- Gerenciar e comprar cliques em canais, como Google e Social Ads;
- Planejar, desenvolver e otimizar campanhas de anúncios para serem veiculados nos canais de mídia pago;
- Segmentar o público das campanhas;
- Analisar e metrificar os resultados gerados pelos anúncios.
Criador de conteúdo/ Redator
O criador de conteúdo é o profissional que trabalha com a escrita. Portanto, ele precisa conhecer não só a gramática, mas também saber se comunicar com diferentes públicos e dominar técnicas de marketing para escrever de maneira mais apelativa e sedutora. Algumas das suas funções são:
- Escrever diferentes tipos de linguagem (jornalística, publicitária, investigativa etc);
- Criar campanhas offline;
- Criar conteúdos para sites, blogs, redes sociais;
- Escrever em diferentes formatos (artigos, e-books, campanhas, e-mail marketing etc).
Designer
O designer é o profissional que vai cuidar da estética e layout do site e das redes sociais da empresa. Como ele vai impactar diretamente na experiência do usuário, é importante que tenha conhecimento sobre o User Experiencie, seja criativo e entenda o comportamento do público ao qual o negócio atende. Algumas das suas atribuições são:
- Fazer a comunicação visual da empresa;
- Criar logotipos, marcas, tipografias;
- Desenvolver projetos gráficos.
Designer Atendimento
O profissional do atendimento é responsável por fazer o intermédio entre o cliente e a empresa. Como ele está em contato direto com o público, essa pessoa precisa ser paciente, saber se comunicar, dominar técnicas de vendas e conhecer a fundo o trabalho da empresa para sanar as dúvidas dos clientes. Portanto, faz parte da sua função:
- Prospectar novos clientes;
- Tirar dúvidas e atender as necessidades do público;
- Elaborar briefing e fazer com que as metas sejam cumpridas no prazo estipulado.
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