Neste artigo você encontrará:
O marketing digital pode levar ótimos resultados para uma empresa, uma vez que alcança públicos por diferentes veículos e conta com a ajuda de dados que mensuram o quanto as metas da companhia foram alcançadas.
Todavia, esses resultados só vêm se as estratégias e técnicas forem utilizadas corretamente, em especial se os fundamentos do marketing digital forem seguidos. Do contrário, todo esforço empregado pode acabar não trazendo resultados, gerando insatisfação de clientes e até mesmo do próprio profissional.
Para que isso não aconteça, acompanhe a leitura e saiba quais são os fundamentos do marketing digital!
Baixe o guia completo sobre a profissão de
Marketing Digital.igit
Os 5 principais fundamentos em marketing digital
No mundo digital em constante evolução, entender os fundamentos do marketing digital é essencial para quem busca estabelecer uma presença online sólida e bem-sucedida.
Confira os principais conceitos e estratégias fundamentais do marketing digital, que capacitarão você a tomar decisões informadas e eficazes para impulsionar seu sucesso online:
Saber sua persona e ter bons contatos
De longe, um dos maiores fundamentos do marketing digital é conhecer corretamente sua persona, pois isso contribui para que as campanhas sejam elaboradas de maneira estratégica, visando alcançar quem realmente irá comprar os produtos da marca.
Dessa forma, a obtenção de leads, isto é, de contatos de possíveis consumidores, fica muito mais fácil, e com uma taxa de conversão bem maior do que se estivéssemos falando sobre uma estratégia que não incluísse a persona adequada.
Além disso, uma estratégia eficaz no marketing digital é influenciar os compradores a indicarem a marca para seus amigos, aproveitando o poder do boca a boca e do marketing de influência. Nesse sentido, os consumidores satisfeitos podem se tornar verdadeiros embaixadores da marca, recomendando-a para sua rede de contatos.

Planejamento
O planejamento também compõe um dos fundamentos do marketing digital. Isso porque, depois de ter a sua persona em mãos, é preciso delimitar corretamente como a comunicação entre marca e consumidor se dará. Serão utilizados anúncios pagos? Tráfego orgânico? Isso precisa ser decidido e precisa ser uma decisão que traga resultados favoráveis.
Bons conteúdos
O marketing de conteúdo talvez seja um dos principais aliados do marketing digital, uma vez que educa a comunidade da marca sobre os assuntos que lhe interessam e, com isso, aproveita oportunidades para converter o consumo de conteúdos em compra de produtos/serviços.
Para tanto, é recomendado estudar por quais canais há maior alcance da persona e, a partir daí, produzir conteúdos que além de conterem técnicas essenciais de ranqueamento, também sanem as dúvidas de seus leitores.
O funil de vendas
Se você conhece sobre marketing digital, certamente já ouviu falar sobre o funil de vendas, que é a etapa em que o consumidor se encontra. É interessante que todos os planejamentos considerem o funil de vendas adequado àquela persona, pois dessa forma os conteúdos ou anúncios a serem produzidos serão melhor direcionados.

O funil é composto por diferentes etapas, cada uma desempenhando um papel específico no processo de compra. A primeira etapa é a de conscientização, onde os visitantes são introduzidos à marca ou produto.
Em seguida, temos a etapa de interesse, na qual os prospects demonstram interesse genuíno e procuram mais informações. A terceira etapa é a de consideração, em que os leads avaliam opções e comparam alternativas antes de tomar uma decisão.
Por fim, temos a etapa de ação, na qual ocorre a conversão em venda ou conversão de objetivo. Essas etapas podem variar de acordo com a estratégia e negócio, mas a ideia geral do funil de vendas é orientar os potenciais clientes ao longo do processo, maximizando as chances de conversão e fechamento de negócios bem-sucedidos.
Dados
Os dados são o braço direito do marketing digital, pois permitem que a performance seja avaliada e, se necessário, mudada. Considerando que o objetivo principal do marketing é explorar e criar valores em produtos para consumo, é primordial que as informações sobre as campanhas sejam disponibilizadas em tempo real — se o objetivo for melhorar os resultados.
Aprofunde seus conhecimentos!
Investir em conhecimento é fundamental para quem deseja se destacar e ter sucesso na área de marketing. Em um cenário em constante evolução, onde as tendências e as tecnologias estão sempre mudando, estar atualizado e ter um conjunto sólido de habilidades é essencial.
Por isso, vale a pena ver as opções que o INFNET – instituição renomada na formação de profissionais na área de tecnologia – possui para aprender sobre Marketing. Não perca tempo, invista em você mesmo e nunca subestime o poder do conhecimento para impulsionar sua carreira!