Quem trabalha com marketing digital tem sempre a preocupação de alcançar o público. Porém, fazer isso envolve definir por quais meios seus potenciais consumidores vão encontrar sua marca. Esses meios são o que chamamos de “canal de marketing digital”.
Neste artigo, você entenderá o que é e como escolher o melhor canal, e ainda verá como começar uma estratégia de canais. Boa leitura!
Baixe o guia completo sobre a profissão de
Marketing Digital.igit
O que é um canal de marketing digital?
O canal de marketing digital nada mais é que o caminho pelo qual seus potenciais clientes e consumidores chegam até o endereço digital da sua empresa. Isto é, o modo como eles encontram e acessam seu site, para interagir com a sua marca ou fazer compras.
Identificar os canais mais eficientes é essencial para qualquer estratégia. No caso dos e-commerces, por exemplo, esse entendimento ajuda a direcionar o investimento e levar mais visitantes até o fechamento do carrinho.
A título de exemplo, um relatório de 2023 mostrou que, no Brasil, mais de 50% do tráfego das maiores e-commerces do país chega por meio de tráfego direto. Em segundo lugar, aparece o tráfego orgânico. A seguir, veremos como funcionam esses e outros canais de marketing digital.

Quais os principais canais de marketing digital?
Ferramentas de análise de sites na internet, como o Google Analytics, dividem os canais de marketing digital em seis:
- Mídias sociais
- Tráfego orgânico
- Tráfego pago
- Tráfego direto
- Tráfego de referência (referral)
Vejamos, nas próximas seções, como funciona cada um deles.
1. Mídia social
As mídias sociais compreendem todo o tráfego da sua marca que tem origem em alguma rede social, como Twitter, Instagram e TikTok, por exemplo.
Em geral, em pequenos negócios, o canal social é um elemento relevante, por meio do qual os empreendedores constroem uma comunidade de fãs e consumidores. Já nos grandes e-commerces, esse canal serve mais para gerar engajamento e relacionamento, do que propriamente para atrair consumidores ao site da empresa.

2. E-mail
O e-mail segue relevante, até hoje, como canal de marketing digital. Porém, para que ele funcione, é fundamental manter uma boa estratégia de inbound marketing. E, em certos cenários, investir em automação de marketing.
Essa estrutura de captação de contatos e de distribuição de e-mails pode não ser barata. O que faz com que as pequenas empresas usem menos esse canal.
3. Tráfego orgânico
Ao procurar por um produto ou serviço no Google e clicar em um resultado que leva até o site de uma empresa, você provavelmente está fazendo uso do canal de marketing digital orgânico.
Aparecer nas primeiras posições do Google sem comprar espaço ali, no entanto, não é tarefa rápida ou simples. A maior parte das empresas que investem no orgânico mantém equipes especializadas em marketing de conteúdo e Search Engine Optimization (SEO).

4. Tráfego pago
Ao buscar algo no Google, ou navegar em suas redes sociais, você certamente já se deparou com conteúdos marcados como “patrocínio” ou “anúncio”. Ao clicar em um anúncio desse tipo, você estará utilizando um canal de marketing digital conhecido como “tráfego pago”.
De modo geral, esse canal traz resultados rápidos, mas exige investimento constante. Ao parar de pagar, seu conteúdo deixará de aparecer.
5. Tráfego direto
Ao digitar o endereço de um site na internet, para acessá-lo rapidamente, você está fazendo uso de um canal conhecido como “direto”.
O tráfego direto é especialmente comum para marcas muito conhecidas – como Adidas ou Nike – e para sites ou portais acessados repetidamente no desktop, como o Facebook, por exemplo. Funciona melhor, portanto, para negócios já consolidados.
6. Tráfego de referência ou referral
Quando uma empresa faz parcerias, divulga suas ações na imprensa ou investe em estratégias de linkbuilding, o site ou blog dessa organização acaba por ser hiperlinkado em outros locais da internet. Logo, o tráfego referral é aquele que advém desses hiperlinks.
Na imensa maioria dos negócios, o tráfego de referência é um canal pouco relevante em termos de volume. Mas, claro, ser citado por outros sites ajuda a construir credibilidade e autoridade para as marcas.
Como usar cada canal de marketing digital na sua estratégia?
Agora que você já conhece os 6 principais canais de marketing digital, é provável que esteja se perguntando como usá-los no seu negócio. É importante saber que o desenho de uma estratégia de canais é uma tarefa complexa, que exige conhecimentos de marketing.
De qualquer forma, tenha em mente que será necessário entender e definir:
- Qual o seu público alvo?
- Como seu público alvo se comporta na internet (hábitos de navegação e compra)?
- Como os seus principais concorrentes estão usando os canais de marketing digital?
- Qual é o ciclo de compra do seu produto (se rápido, lendo, recorrente, etc)?
- Qual o seu orçamento?
- Qual o tamanho da equipe que pode se dedicar à gestão dos canais de marketing?
Fazer essas definições é dar o pontapé no planejamento dos canais de marketing da sua empresa.
Considerações finais
Antes de investir em qualquer canal de marketing digital, considere aprender mais sobre ele. O Infnet, por exemplo, mantém uma formação em gestão de tráfego pago, com mais de 130 horas de conteúdo para você se especializar.
E, se você ainda não sabe qual canal priorizar, dê um passo atrás para aprender mais sobre marketing digital. Mais uma vez, é possível aprender tudo sem sair de casa, em uma faculdade EAD de marketing digital. Bons estudos, e bom trabalho!