Neste artigo você encontrará:
Quando o assunto são os principais objetivos do marketing digital, podemos dizer que a resposta pode variar de forma considerável, já que algumas empresas têm metas específicas, visando alcançar resultados que fazem sentido naquele momento em especial.
Porém, se falarmos de maneira geral, existem alguns pilares do conhecimento que são importantes para a criação de qualquer campanha assertiva, e é sobre esse tema que trataremos abaixo.
Baixe o guia completo sobre a profissão de
Marketing Digital.igit
O que é marketing digital?
Podemos dizer que o marketing digital nasceu do marketing tradicional, sendo um conhecimento que aprimorou algumas técnicas levando em consideração o atual cenário. Sabemos que o público está cada vez mais tecnológico nos dias de hoje. Por isso, um dos objetivos do marketing digital é justamente utilizar isso para facilitar a conexão entre marca e público-alvo.
Há alguns anos, os canais de comunicação offline dominavam o setor, como as revistas, jornais, outdoors, comerciais de TV e anúncios em rádio, por exemplo.
Atualmente, existem outras opções que podem maximizar os resultados do marketing de uma maneira geral, como é o caso das mídias sociais e dos blogs, por exemplo. Em todo o caso, podemos caracterizar o marketing digital como um conjunto de ações que utiliza canais digitais para a comunicação, definindo estratégias que possam alcançar o público de interesse e converter essas ações em vendas de um produto ou serviço.
Quais os pilares e objetivos do marketing digital?
O marketing digital, assim como o tradicional, é muito amplo e, de certa forma, complexo. Isso porque existem inúmeras estratégias e técnicas que podem ser utilizadas. Além disso, por ser um setor que sofre atualizações constantes, consequentemente os objetivos do marketing digital também podem mudar com frequência. Mas, alguns dos pilares são essenciais, conheça-os abaixo:
Divisão de público
Um dos objetivos do marketing digital é criar conexão com seu público ideal de forma facilitada. Nesse caso, devemos entender que mesmo que uma empresa tenha apenas uma persona, seus consumidores ainda podem estar em níveis diferentes.
Existem pessoas que já conhecem a sua marca e existem pessoas que ainda não conhecem seus produtos ou serviços. Nem sempre é ideal falar com esses dois públicos da mesma forma. Ou seja, utilizando o marketing digital a empresa pode criar campanhas que sejam assertivas exatamente para o público necessário.
Aumentar a visibilidade
Um dos objetivos do marketing digital, assim como o tradicional, é aumentar a visibilidade da marca e da empresa. Com a campanha e a estratégia certa, você pode conseguir aumentar o número de seguidores nos canais digitais da empresa ou simplesmente aumentar o número de leitores de um blog, por exemplo.
O fato é que aumentar a visibilidade da marca é um dos primeiros passos para quem quer vender mais. Isso porque, quanto mais a sua empresa for notada pelo público certo, da forma certa, isso consequentemente irá auxiliar para que esta se torne uma referência.

Fidelizar clientes
Utilizar estratégias de marketing digital também pode ser muito importante para a fidelização de clientes. Isso porque, com a comunicação adequada, o cliente pode começar a criar uma conexão profunda com a marca, já que algumas técnicas permitem a interação, sendo também úteis para que as empresas se tornem uma grande autoridade no seu setor de atuação.
Reduzir custos de aquisição de clientes
Um dos pilares do marketing digital é a mensuração dos resultados. Ou seja, com base em dados reais de campanhas, é possível avaliar qual o custo que determinada empresa tem para gerar um cliente.
Por exemplo, se você está fazendo uma campanha nas mídias sociais, você pode analisar os custos totais e as vendas, o que irá permitir que você entenda qual o valor de cada clique, de cada venda, entre outras métricas. É fundamental fazer essa análise, pois isso facilita a criação de estratégias cada vez mais assertivas.
Utilize o marketing digital ao seu favor
Agora que você conhece detalhes sobre o tema, certamente você conseguirá definir as metas certas para poder acompanhar os resultados das estratégias criadas no setor de marketing digital.
Se você quer saber mais a respeito da área e das possíveis atuações, te convidamos agora a conhecer o Instituto Infnet – referência no preparo de profissionais na área de Marketing Digital e TI – que tem diversas opções de cursos, como graduação, pós-graduação, bootcamp e training, para melhor adequar o seu tempo disponível para se especializar.