O marketing digital pode ser definido como um conjunto de técnicas e estratégias que visam promover uma marca, produto ou serviço no ambiente online. Nesse contexto, uma pesquisa do Sebrae mostrou que mais de 70% dos negócios no Brasil já realizam vendas por meio de canais digitais. O dado ajuda a mensurar a importância da aplicação dessa estratégia nas empresas.
Na prática, o marketing digital pode ser o propulsor do faturamento de pequenos, médios e até mesmo grandes negócios. Mas, essa não é a única vantagem. Veja por que vale a pena investir nessa área, e confira também os riscos associados. Boa leitura!
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Qual a importância do Marketing Digital?
O marketing envolve a divulgação de uma marca e suas ofertas, com o intuito de vender, mas também de fortalecer a marca e criar relacionamento com seus possíveis clientes. O marketing digital, por sua vez, desenvolve esses preceitos na internet, por meio de sites, blogs, redes sociais, entre outros meios.
Assim, o marketing digital assume importância fundamental para qualquer empresa que deseja estar próxima aos seus clientes. Mas, isso não é tudo. . Essa estratégia também pode ser útil para tornar a sua empresa mais conhecida em públicos que não teriam contato com ela de outra forma.
E é por meio disso que o marketing digital pode se mostrar um instrumento fundamental não só para manter o nível de faturamento já obtido, mas também para aumentar as vendas e incrementar os ganhos do negócio.

Por que implementar o Marketing Digital nas empresas
O marketing digital é aquele que acontece por meio das plataformas digitais conectadas à internet. Nesse sentido, a pesquisa Global Digital Reports 2022 mostrou que os brasileiros são os que mais tempo gastam na internet -são, em média, 10h19min por dia.
Logo, é indiscutível que os potenciais clientes de qualquer empresa estão na internet, e dividir esse mesmo espaço é chave para tornar sua marca mais conhecida, criar relacionamento e, claro, alavancar as vendas.
Benefícios do Marketing Digital para empresas
Agora você já sabe que é fundamental levar sua empresa para o ambiente digital. Mas, na prática, quais benefícios o marketing digital pode trazer para os negócios?
A resposta é enorme, e vai depender de quais estratégias de marketing digital sua empresa vai utilizar. Mas, de modo geral, podemos dizer o investimento nessa área se justifica porque:
- Aumenta o conhecimento da sua marca e das suas ofertas;
- Permite que você faça publicidade para públicos mais específicos e segmentados;
- Aproxima e facilita a comunicação com a sua empresa, tornando as vendas mais humanizadas;
- Permite que você mensure o que está funcionando, e adeque sua estratégia rapidamente;
- Pode tornar a sua marca uma autoridade em certos assuntos;

Riscos do Marketing Digital
Já está evidente a importância do marketing digital para as empresas, mas você já pensou sobre os riscos que pode estar correndo? O marketing digital executado de maneira incorreta pode, a médio e longo prazo, acabar por prejudicar a sua marca.
Alguns erros comuns das marcas são:
- iniciar ações de marketing digital sem objetivos estratégicos e planejamento;
- criar perfis em plataformas e redes que não são convenientes ou não fazem parte do dia a dia do seu público;
- não separar as ações de marketing digital da sua empresa dos conteúdos e posicionamentos pessoais do dono da marca;
- entrar em correntes, trends e memes que não se conectam o seu público e a sua marca;
Esses são apenas alguns exemplos de posições comumente tomadas no marketing digital que podem ser pouco produtivas, ou até negativas para os negócios. Para não incorrer nesses erros, é fundamental buscar ajuda de pessoas especializadas no tema, ou buscar conhecimento para si próprio.
Aprofunde seus conhecimentos!
Não há dúvidas de que as empresas precisam construir posicionamento e divulgar sua marca nas plataformas online, por meio do Marketing Digital. A importância já está mais que demonstrada, a missão agora é descobrir como colocar isso em prática.
Então, antes de levar sua empresa para o digital, busque aprender mais sobre o tema. Se você tem pouco tempo, uma alternativa são cursos intensivos na área de marketing. Agora, se a busca é por conhecimento aprofundado, graduações e pós-graduações do Instituto Infnet são uma boa opção.
A Faculdade EAD de Marketing Digital do Infnet, por exemplo, recebeu nota máxima do MEC. Da mesma forma, pós-graduações de Marketing Digital, com foco em habilidades específicas, podem ser úteis se você já sabe qual estratégia quer adotar.
