Qual é a importância do marketing digital para empresas?

O marketing digital pode ser definido como um conjunto de técnicas e estratégias que visam promover uma marca, produto ou serviço no ambiente online. Nesse contexto, uma pesquisa do Sebrae mostrou que mais de 70% dos negócios no Brasil já realizam vendas por meio de canais digitais. O dado ajuda a mensurar a importância da aplicação dessa estratégia nas empresas.

Na prática, o marketing digital pode ser o propulsor do faturamento de pequenos, médios e até mesmo grandes negócios. Mas, essa não é a única vantagem. Veja por que vale a pena investir nessa área, e confira também os riscos associados. Boa leitura!

Baixe o guia completo sobre a profissão de

Marketing Digital.igit

Qual a importância do Marketing Digital?

O marketing envolve a divulgação de uma marca e suas ofertas, com o intuito de vender, mas também de fortalecer a marca e criar relacionamento com seus possíveis clientes. O marketing digital, por sua vez, desenvolve esses preceitos na internet, por meio de sites, blogs, redes sociais, entre outros meios.

Assim, o marketing digital assume importância fundamental para qualquer empresa que deseja estar próxima aos seus clientes. Mas, isso não é tudo. . Essa  estratégia também pode ser útil para tornar a sua empresa mais conhecida em públicos que não teriam contato com ela de outra forma.

E é por meio disso que o marketing digital pode se mostrar um instrumento fundamental não só para manter o nível de faturamento já obtido, mas também para aumentar as vendas e incrementar os ganhos do negócio.

Plataform as digitais fazem parte do dia-a-dia da pessoas, tornando o marketing digital ainda mais importante para as empresas. | Fonte: Pixabay

Por que implementar o Marketing Digital nas empresas

O marketing digital é aquele que acontece por meio das plataformas digitais conectadas à internet. Nesse sentido, a pesquisa Global Digital Reports 2022 mostrou que os brasileiros são os que mais tempo gastam  na internet -são, em média, 10h19min por dia.

Logo, é indiscutível que os potenciais clientes de qualquer empresa estão na internet, e dividir esse mesmo espaço é chave para tornar sua marca mais conhecida, criar relacionamento e, claro, alavancar as vendas.

Benefícios do Marketing Digital para empresas

Agora você já sabe que é fundamental levar sua empresa para o ambiente digital. Mas, na prática, quais benefícios o marketing digital pode trazer para  os negócios?

A resposta é enorme, e vai depender de quais estratégias de marketing digital sua empresa vai utilizar. Mas, de modo geral, podemos dizer o investimento nessa área se justifica porque:

A implementação do Marketing Digital é essencial para que as empresas se destaquem na era digital, alcançando e engajando seu público-alvo de forma eficaz. | Freepik

Riscos do Marketing Digital

Já está evidente a importância do marketing digital para as empresas, mas você já pensou sobre os riscos que pode estar correndo? O marketing digital executado de maneira incorreta pode, a médio e longo prazo, acabar por prejudicar a sua marca.

Alguns erros comuns das marcas são:

Esses são apenas alguns exemplos de posições comumente tomadas no marketing digital que podem ser pouco produtivas, ou até negativas para os negócios. Para não incorrer nesses erros, é fundamental buscar ajuda de pessoas especializadas no tema, ou buscar conhecimento para si próprio.

Aprofunde seus conhecimentos!

Não há dúvidas de que as empresas precisam construir posicionamento e divulgar sua marca nas plataformas online, por meio do Marketing Digital. A importância já está mais que demonstrada, a missão agora é descobrir como colocar isso em prática.

Então, antes de levar sua empresa para o digital, busque aprender mais sobre o tema. Se você tem pouco tempo, uma alternativa são cursos intensivos na área de marketing. Agora, se a busca é por conhecimento aprofundado, graduações e pós-graduações do Instituto Infnet são uma boa opção.

A Faculdade EAD de Marketing Digital do Infnet, por exemplo, recebeu nota máxima do MEC. Da mesma forma, pós-graduações de Marketing Digital, com foco em habilidades específicas, podem ser úteis se você já sabe qual estratégia quer adotar.

imagem que ilustra um estudante de marketing digital
Estudar e se especializar são passos essenciais para construir uma sólida carreira, expandir conhecimentos e se destacar no mercado. | Freepik

Baixe o guia completo sobre a profissão de​

Marketing Digital