Significado das principais siglas e termos do marketing digital?

Neste artigo você encontrará:

O marketing digital é a principal estratégia de divulgação de grande parte das empresas atualmente e as vantagens de investimento são inúmeras. Entretanto, um elemento assusta muitos empreendedores: a avalanche de siglas do marketing digital.

Para iniciantes no mundo do marketing digital, as siglas podem parecer complicadas e confusas. Com tantas ferramentas, estratégias e métricas, pode ser fácil se perder. No entanto, para ter sucesso em sua estratégia de marketing digital, é essencial entender esses termos.

Por isso, preparamos um glossário abrangente dos principais termos e siglas relacionados ao marketing digital para ajudá-lo a planejar, executar e medir melhor suas campanhas de marketing. Acompanhe e aprenda com a gente!

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Por que é importante conhecer as siglas de marketing digital?

As siglas representam termos técnicos que podem ser difíceis de entender para iniciantes no marketing digital.

Conhecer essas siglas pode ajudar a comunicar com mais eficácia com a equipe de marketing ou agência contratada, compreender relatórios de análise de campanhas e entender melhor os resultados obtidos!

7 principais siglas marketing digital

ROI

O ROI é uma sigla que representa Return on Investment ou retorno sobre o investimento, uma métrica fundamental no marketing digital para avaliar o resultado de uma campanha ou ação. Essa métrica é calculada usando a fórmula:

ROI = (ganho obtido – custo do investimento) / custo do investimento

A partir do resultado obtido pelo cálculo, é possível entender quanto retorno financeiro a empresa obteve a partir de um investimento específico em marketing. É possível calcular o ROI de campanhas em plataformas como Google Ads e Instagram Ads.

KPI

O KPI (Key Performance Indicator) é uma sigla que significa indicador-chave de desempenho. Esse termo é usado para indicar que uma métrica é fundamental para a empresa e seus objetivos.

Embora o ROI seja um exemplo de KPI, ele não é o único. Cada setor e empresa terá seu conjunto de KPIs, que medem o desempenho das estratégias de negócios.

Ao analisar o conjunto de KPIs da sua empresa, você terá uma visão mais clara sobre quais campanhas estão gerando retorno de acordo com seus objetivos, permitindo tomar decisões importantes, como continuar ou interromper uma campanha, por exemplo.

CAC

O CAC, ou Custo de Aquisição por Cliente, é o valor investido para adquirir um novo comprador. Essa métrica é crucial para avaliar a lucratividade da sua loja virtual.

Embora o aumento da taxa de conversão ou das vendas possa parecer indicativo de que as estratégias de marketing estão funcionando e gerando lucro, é possível que você esteja vendendo muito, mas gastando na mesma proporção. Por isso, é essencial calcular esse indicador.

Para calcular o CAC, basta calcular seu custo total de aquisição de clientes (marketing, custo do time comercial etc) dividido pelo número total novos de clientes. Assim, o resultado será o CAC.

A fórmula é esta:

Custo total para aquisição de clientes / Total de novos clientes = CAC

CPC

CPC é uma sigla muito usada no marketing digital para se referir ao Custo por Clique. Certamente você já ouviu falar em anúncios pagos, certo?

Quando você cria uma campanha no Google AdWords, por exemplo, você “paga” para que sua marca apareça como resultado de pesquisas relacionadas ao seu negócio ou em banners em sites parceiros.

No marketing digital, os anúncios pagos geralmente funcionam pelo método CPC. Isso significa que a cada clique que o seu anúncio recebe, você realiza um pagamento para a plataforma na qual está anunciando. O Facebook e o Instagram Ads, além do Google, também costumam trabalhar com esse método.

O marketing digital utiliza uma série de siglas tanto para o planejamento de campanhas quanto para mensuração dos resultados | Freepik

CTR

O CTR ou Taxa de Cliques é uma métrica de marketing que indica o número de cliques que um anúncio, e-mail, conteúdo ou link recebeu, dividido pelo número de visualizações. Essa fórmula pode ser utilizada em diversas ferramentas, como e-mail marketing e redes sociais. A fórmula do cálculo é a seguinte:

CTR = (número de cliques / número de visualizações) x 100

SEO

Search Engine Optimization, conhecido como SEO, é uma estratégia de marketing digital que visa otimizar o posicionamento de uma página em motores de busca, como o Google.

Ao contrário de anúncios pagos, o SEO tem como objetivo aumentar a visibilidade do site de forma orgânica, ou seja, sem a necessidade de pagar pela exibição do conteúdo. Embora não seja uma métrica, é um elemento crucial para o sucesso de uma estratégia de marketing digital.

CRO

A sigla CRO no marketing digital significa Optimization Conversion Rate ou otimização da taxa de conversão. O CRO é uma estratégia que visa melhorar os resultados de conversão, assim como o SEO visa colocar as páginas do seu site nas primeiras posições do Google de forma orgânica.

E aí, gostou de conhecer mais sobre as principais siglas do marketing digital?

Tão importante quanto conhecer as siglas do marketing digital é aprender como utilizá-las na prática e vivência da sua empresa. Nos cursos em Gestão de Tráfego Pago e Publicidade Digital do Infnet, você aprende isso e muito mais! E também pode contar com a graduação EAD em Marketing Digital, para quem quer aprender tudo que precisa.

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