Principais tipos de Marketing Digital

Neste artigo você encontrará:

É inegável que a invenção da internet mudou e muito nosso modo de viver e nos relacionar. Dessa forma, é de se esperar que influenciaria também as possíveis formas de trabalhar e ganhar dinheiro.

Hoje, muitas pessoas já utilizam a internet para essa finalidade, seja para obter uma renda extra ou até mesmo como trabalho fixo e renda principal. Além da autonomia financeira, muitas pessoas buscam nesse tipo de trabalho uma maior flexibilidade de horários e liberdade geográfica, ou seja, poder trabalhar de qualquer lugar, até mesmo viajando.

Por isso, as profissões tecnológicas, chamadas também de profissões do futuro, vêm ganhando cada vez mais adeptos e interessados, como é o caso do Marketing Digital. Você está interessado em saber como ganhar dinheiro com marketing digital? Então continue conosco, pois neste texto vamos te mostrar algumas maneiras possíveis de ganhar dinheiro nessa área em constante crescimento.

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O que é marketing digital?

Primeiramente, é importante relembrar o conceito de marketing. O marketing é uma ciência responsável por explorar, criar e entregar valores para aqueles que precisam ou desejam determinado produto, visando sempre o lucro pelo comerciante.

Nesse sentido, o marketing estuda as necessidades de determinado público-alvo e busca desenvolver ações para alcançar e satisfazer tais necessidades.

Quando falamos em marketing digital, todas essas ações são pensadas e realizadas no meio digital, na internet. Com isso, diversas estratégias são desenvolvidas a depender do objetivo da empresa.

A exemplo, existem tipos de marketing digital que são voltados à captação e atração de clientes, enquanto existem outros que são responsáveis pela manutenção e fidelização desses — e todas essas ações ocorrerão dentro do meio digital.

O marketing digital se tornou a principal vertente do marketing contemporâneo, impulsionado pela disseminação das mídias sociais. | Freepik

Os 4 Tipos de Marketing Digital

1. Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma forma de promoção online, que pode ser realizada a partir de diversos veículos, merecendo atenção especial os buscadores de resultados (Google, Bing, Yahoo), blogs e mídias sociais, como Facebook, Instagram e Linkedin.

Dessa forma, todos os veículos são utilizados de maneira estratégica com foco em produzir conteúdos e, assim, tornar a marca conhecida ou reforçar a presença dela no mercado. A ideia, aqui, é sanar as necessidades/dúvidas de clientes e, assim, promover produtos.

2. Marketing de Conteúdo

Já o marketing de conteúdo pode se resumir à criação de conteúdos para consumo pelo público. Entretanto, esses assuntos precisam ser abordados utilizando técnicas corretas que contribuirão para que o conteúdo seja encontrado por aqueles que se interessarem.

A técnica mais conhecida é o SEO (Searching Engineering Optimization), que pode ser entendida como a otimização de um conteúdo para que seja encontrado pelo público-alvo. Essa técnica é utilizada principalmente em textos de blogs, mas também está presente em legendas de vídeos, áudios e imagens de mídias sociais, como o Instagram, Youtube e Facebook.

É bom você ter em mente que se algum conteúdo for publicado em redes sociais ou no Google sem a aplicação de SEO, ele não terá alcance, e isso contribuirá para que a marca sofra prejuízos.

3. Marketing de influência

Além da criação de conteúdos, outro tipo de marketing digital que vale a pena citar é o marketing de influência, que consiste na utilização de pessoas influentes no mercado para a promoção de produtos ou serviços. Em razão de possuírem públicos fixos e terem grande alcance, influenciadores podem alavancar os resultados de uma empresa.

Mas, não para por aí! Influenciadores também trabalham com a criação de conteúdos (nos moldes que citamos no tópico anterior), sendo que essa prática é adotada por muitos que estão no começo de carreira e querem tornar-se conhecidos pela indústria.

O marketing de influência potencializa a capacidade das marcas em alcançar e impactar seu público por meio de parcerias estratégicas com influenciadores digitais. | Freepik

4. Marketing de Relacionamento

Após captar o cliente, é primordial que a companhia adote práticas para mantê-lo consumindo a marca, e por isso dentro do marketing digital existe o marketing de relacionamento.

O marketing de relacionamento visa criar uma boa relação entre a marca e o usuário. E para isso, o espaço digital oferece diversas possibilidades, como:

Os tipos de marketing digital auxiliam a marca a vender mais, seja atraindo novos clientes ou mantendo os já existentes junto à companhia. Profissionais podem atuar nos dois cenários ou, se preferirem, podem especializar-se somente em um.

O importante é investir em conhecimento para criar estratégias cada vez mais inteligentes e lucrativas. Para isso, vale a pena ver as opções que o INFNET – instituição renomada na formação de profissionais na área de tecnologia – possui para aprender sobre Marketing Digital. Não deixe de conferir!

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