Neste artigo você encontrará:
Você já ouviu falar em trade marketing digital? Esse conceito vem ganhando cada vez mais espaço nas estratégias de marketing digital das empresas, principalmente após a pandemia da Covid-19.
Com o objetivo de aprimorar a experiência do consumidor no e-commerce, o trade marketing digital envolve diversas ações para conquistar o cliente ideal e evitar que ele desista de uma compra realizada online.
Vamos entender melhor como ele funciona, quando é possível utilizá-lo na estratégia de marketing, seus benefícios e muito mais? Continue acompanhando o conteúdo para entender!
Baixe o guia completo sobre a profissão de
Marketing Digital.igit
O que é trade marketing digital?
O trade marketing digital consiste em uma série de técnicas destinadas a aprimorar a satisfação do cliente em canais de vendas na internet, como lojas virtuais, páginas de vendas, marketplaces, redes sociais e aplicativos de compras.
Assim como no trade marketing convencional, o objetivo é entender o comportamento do consumidor para proporcionar a melhor experiência possível e influenciar sua decisão de compra.

Assim, o trade marketing digital tem como propósito proporcionar uma experiência de compra mais integrada e fluida no ambiente virtual, com o intuito de diminuir o abandono de carrinho e aumentar a taxa de conversão das vendas da empresa.
5 pilares do trade marketing digital
Os pilares do trade marketing digital são os mesmos do convencional, a diferença é que sua aplicação é voltada para canais de vendas online. Conheça quais são eles:
- Shopper Marketing: compreender o comportamento do consumidor no ambiente digital, identificando suas necessidades, desejos e expectativas;
- Channel Marketing: estabelecer parcerias com os canais de vendas online, para desenvolver ações de marketing que ampliem a visibilidade dos produtos e serviços da empresa;
- Retail Marketing: desenvolver ações de marketing no próprio ambiente de vendas online para aprimorar a experiência do consumidor;
- Digital Merchandising: adaptar as estratégias de merchandising para o ambiente digital;
- E-commerce Marketing: desenvolver ações de marketing específicas para o comércio eletrônico, como otimização de SEO e campanhas de e-mail marketing, visando aumentar a visibilidade e conversão de vendas da empresa.
Quando é bom usar essa estratégia?
Se você está se perguntando quando e como utilizar o trade marketing digital, é o que vamos te responder agora!
Essa estratégia é muito recomendada para empresas que possuem canais de vendas online, como lojas virtuais, marketplaces, aplicativos de compra e redes sociais.
Ela é especialmente útil para negócios que buscam melhorar a experiência do consumidor em suas plataformas digitais e aumentar as taxas de conversão de vendas.
Além disso, também é indicada para empresas que desejam compreender o comportamento do cliente e, com base nessas informações, criar estratégias para influenciar sua decisão de compra.
Vantagens e desvantagens do trade marketing digital
Como vimos, o trade marketing digital é uma estratégia cujo objetivo é aumentar as vendas de produtos online, melhorando a experiência do consumidor no meio digital e diminuindo a taxa de desistências de compra por meio da gestão dos canais.
Algumas das suas vantagens são:
- Maior alcance: com o uso de canais de vendas online, ele permite que a empresa alcance um público maior, independente de sua localização geográfica.
- Maior interação com o cliente: as ferramentas digitais permitem que a empresa tenha uma maior interação com seus clientes, seja via chatbots, atendimento online ou redes sociais, possibilitando um atendimento mais personalizado e ágil.
- Menores custos: o uso de ferramentas digitais pode reduzir significativamente os custos de marketing, se comparados aos meios tradicionais.
E como toda e qualquer estratégia, também possui algumas desvantagens, são elas:
- Concorrência acirrada: o comércio eletrônico tem crescido muito nos últimos anos, tornando a competição por espaço e visibilidade cada vez mais acirrada;
- Dificuldades na mensuração de resultados: embora existam ferramentas de análise de dados para o ambiente digital, é possível que a empresa tenha dificuldades em mensurar os resultados de suas ações de marketing online;
- Dependência de tecnologia: o uso de ferramentas digitais para o trade requer que a empresa esteja sempre atualizada e acompanhando as tendências tecnológicas, o que pode ser um desafio constante e exige investimentos em tecnologia.
Sendo assim, há prós e contras para analisar antes de investir!
E se você quer aprender ainda mais sobre essa estratégia e muitos outros do marketing digital, pode contar com a graduação EAD em Marketing Digital do Infnet, além dos cursos em Gestão de Tráfego Pago e Publicidade Digital.
Aproveite e se torne um especialista na área!