Como escolher um curso de Influenciador Digital?

Neste artigo você encontrará:

A internet foi uma verdadeira revolução no dia a dia da população, seu uso atravessa atos simples como falar com alguém, até grandes decisões, como na compra e venda de produtos. O mercado de trabalho não ficou de fora dessas mudanças e diversas profissões surgiram para atender as demandas cada vez mais especializadas da era digital.

Uma profissão que ganhou muita visibilidade nos últimos anos foi a de Influenciador Digital que, com o desenvolvimento do Marketing de Influência, conquistou um papel estratégico para a relação entre marcas e público. Essa é uma carreira que com certeza atrai a atenção de quem quer conquistar um espaço de mercado de trabalho digital. Mas, surge a dúvida, existe um curso para influencer?

Para responder essa questão, primeiro é preciso entender que a formação de um Influenciador não é linear, e, dependendo do conteúdo e da proposta, existem vários cursos que podem contribuir para a carreira. Para te ajudar a traçar o melhor caminho para se tornar um profissional da área, preparamos algumas dicas de por onde começar!

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Qual a formação de um Influenciador Digital?

Um advogado cursa direito, um publicitário cursa comunicação, geralmente as profissões têm uma faculdade ou curso profissionalizante que fazem parte da jornada de quem vai ingressar na área. O Influenciador Digital foge dessa regra , já que não existe um curso específico de influencer, mas dependendo do tipo de conteúdo que é produzido pelo influenciador, diversos conhecimentos podem ser incluídos na formação do profissional.

Mas por onde começar?

O influencer precisa ter as seguintes competências:

Para desempenhar as atividades como:

Podemos definir o Influenciador Digital, ou digital influencer, como alguém com o poder de formar opinião dentro de um nicho ou segmento do público. Ou, então, como um produtor de conteúdo digital que possui uma rede de seguidores que engajam com frequência nas suas produções digitais. O mercado de marketing digital funciona por nichos, então, desde que haja um público engajado, qualquer conteúdo pode virar uma ferramenta de trabalho.

Agora que temos uma base do que um Influencer faz e precisa conhecer, vamos a algumas dicas de como escolher um curso relevante para sua jornada.

Ilustração de um homem e uma mulher com elementos do mundo virtual que representa o social media marketing
Não basta apenas conhecer bem o seu conteúdo, é importante saber como fazer ele circular na internet! | Freepik

Quais cursos podem contribuir na formação de um Influencer de sucesso?

A princípio, o influenciador precisa ser um apaixonado pelo seu tema e ter criatividade. É uma profissão onde o público precisa criar uma ligação com a sua imagem pessoal, então a forma como você fala e o domínio na forma de apresentar o conteúdo vão ser determinantes para que o público te reconheça como uma autoridade no tema. Escolha um algo que goste e se sinta confortável para falar sobre, já que para manter os seguidores engajados é necessário estar constantemente produzindo conteúdo.

Principais ferramentas de trabalho são a sua imagem pessoal e o quanto o público vai te reconhecer como uma autoridade sobre o tema abordado no conteúdo.

Como foi dito anteriormente, qualquer tema pode virar um nicho de atuação, mas, quanto mais o público confiar no conhecimento do influenciador, melhor será o engajamento e alcance do conteúdo. Portanto, se quer produzir sobre moda, vale a pena conferir uma faculdade ou curso da área. Se você for um estudante de direito e quer produzir conteúdo sobre, seu próprio dia a dia na faculdade pode virar parte do repertório.

O principal objetivo do Influenciador é falar e criar uma conexão com o público. Por isso, saber se expressar bem é fundamental. Algumas pessoas têm facilidade neste tópico, outras não, mas sempre é possível se aprimorar! Se o seu objetivo é trabalhar com vídeo, cursos de teatro e roteiro podem ajudar, e se o foco for trabalhar com blogs, cursos de escrita criativa e gramática vão aumentar a qualidade do seu material.

Não podemos esquecer que a internet é o local de trabalho do influenciador digital. Sendo assim, existirão ferramentas e estratégias específicas para que um conteúdo consiga circular e alcançar o público nas redes. Saber como aplicar o marketing de conteúdo, usar ferramentas de SEO e como funciona uma estratégia de Marketing de Influência será essencial na sua formação profissional.

Telas de celular e computador coloridas, da onde saem balões de comentário.
A principal função do influenciador é manter o seu público engajado | Freepik

Como o Infnet pode te ajudar

O instituto Infnet foi fundado com o objetivo de formar profissionais com capacitação para trabalhar com o meio digital e é hoje uma referência na área de Marketing Digital. Com cursos de formação, pós-graduação e bootcamps, você pode aprender através de atividades práticas e interativas, as principais estratégias e plataformas do marketing digital para a criação e gestão de campanhas de publicidade paga (Google Ads, Facebook e Instagram Ads, TikTok Ads, LinkedIn Ads e Twitter Ads), estratégias de atração em redes sociais, SEO, marketing de conteúdo, e análise e otimização de campanhas com Google Analytics e Google Data Studio. Confira nosso site!

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