As redes sociais são, cada vez mais, um lugar em que se disputa a atenção do usuário. Os influenciadores têm papel fundamental nesse confronto, visto que seus insights e opiniões são levados a sério e impactam nas ideias e práticas de outras pessoas. Mas, você sabe como ocupar esse papel? Sabe como ser um influenciador no Instagram, por exemplo?
O desafio, para quem está chegando agora, é entender como atingir essa posição de influência. Assim, tendo como parâmetro o Instagram, rede com mais de 2 bilhões de usuários, separamos algumas dicas de especialistas para quem deseja dar os primeiros passos.
Pronto para começar sua jornada? Vamos lá!
Baixe o guia completo sobre
Marketing de Influência.
5 dicas para ser um influenciador digital no Instagram
Se você já usa suas redes sociais com o intuito de ser influenciador digital, ou se pretende começar agora, os passos abaixo são ideais:
- Defina qual o seu público e linha editorial
- Crie um nome marcante e uma identidade visual básica
- Crie ou edite as informações de seu perfil no Instagram
- Antes de começar a produzir, planeje seu conteúdo!
- Depois de começar, analise os dados gerados e adeque sua atuação
Vamos ver como colocar em prática cada um deles?

- Passo 1: Defina qual o seu público e linha editorial
Ao ser um influenciador digital no Instagram, você certamente não poderá abordar todos os temas, ou agradar a todos os públicos. Por isso, defina quem é seu alvo.
Qual o gênero, idade, raça e condição econômica do seu público? Essa pessoa ideal se interessa por quais temáticas?
Em seguida, estabeleça uma “linha editorial” para o seu perfil de influenciador. Sobre quais temas você fala? Quais são os seus valores pessoais que opúblico precisa conhecer?
E, mais do que isso, defina na sua linha editorial também os temas sobre os quais você não falará. Isso vai ajudar a direcionar sua estratégia a médio e longo prazo.
- Passo 2: Crie um nome marcante e uma identidade visual básica
O seu nome e perfil precisam ser fáceis de lembrar e altamente reconhecíveis. Assim, você pode usar um acrônimo ou apelido. Ou, ainda, criar um nome específico para identificar seu perfil.
Lembre-se que o seu nome e o seu user (“@”) precisam andar juntos. E tenha em mente que a pesquisa do Instagram ainda é pobre quando se trata de buscar por palavras-chave. Por isso, users como “nutri…”, “psico…” podem ser úteis.
Depois, pense na sua identidade visual. Mesmo que você não consiga contratar um profissional especializado, construa algumas definições básicas, como:
- Enquanto influenciador no Instagram, quais cores devem estar associadas a sua marca?
- Qual será o estilo visual das suas fotos e vídeos? Por exemplo, você usará tons com contraste? São fotos mais detalhadas, ou priorizam um plano geral?
- Passo 3: Crie ou edite as informações de seu perfil no Instagram
Mesmo que pareça óbvio, é importante ressaltar: para ser um influenciador no Instagram, você precisa ter uma conta lá, e ela deve lhe identificar como tal. Garanta que a sua foto de perfil, seu user e sua bio transmitem essa mensagem.
E, não menos importante, priorize a construção de uma conta comercial no Instagram. Esse tipo de perfil – diferente de uma conta pessoal – dá acesso a métricas, opções de mídia paga, entre outras vantagens.
- Passo 4: Antes de começar a produzir, planeje seu conteúdo!
Depois de definir seu público, criar sua identidade visual e editar seu perfil no Instagram, é hora de planejar o seu conteúdo a curto prazo. Não basta sair postando!
No planejamento inicial de conteúdo, você precisará definir:
- Quais serão os formatos e qual a periodicidade (exemplo: stories diários, reels semanais)?
- Seu perfil terá algum quadro recorrente?
- Quais temas serão abordados a cada semana, ou a cada mês? Considere, no mínimo, um planejamento para os próximos 30 dias.

- Passo 5: Depois de começar, analise os dados gerados e adeque sua atuação
Com as métricas fornecidas pelo próprio Instagram, você pode analisar seus resultados, já nas primeiras semanas. Estabeleça uma rotina fixa e mapeie quais conteúdos tiveram melhores resultados.
Com isso, você identificará o que está funcionando – e o que não está – e poderá adequar seu planejamento.