Como se tornar um influenciador digital no Instagram? 5 dicas

Neste artigo você encontrará:

As redes sociais são, cada vez mais, um lugar em que se disputa a atenção do usuário. Os influenciadores têm papel fundamental nesse confronto, visto que seus insights e opiniões são levados a sério e impactam nas ideias e práticas de outras pessoas. Mas, você sabe como ocupar esse papel? Sabe como ser um influenciador no Instagram, por exemplo?

O desafio, para quem está chegando agora, é entender como atingir essa posição de influência. Assim, tendo como parâmetro o Instagram, rede com mais de 2 bilhões de usuários, separamos algumas dicas de especialistas para quem deseja dar os primeiros passos.

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5 dicas para ser um influenciador digital no Instagram

Se você já usa suas redes sociais com o intuito de ser influenciador digital, ou se pretende começar agora, os passos abaixo são ideais:

Vamos ver como colocar em prática cada um deles?

Mão segurando o smartphone logado no aplicativo Instagram
O Instagram é uma das maiores redes sociais no mundo, com mais de 2 milhões de usuários. Fonte: Unplash

Ao ser um influenciador digital no Instagram, você certamente não poderá abordar todos os temas, ou agradar a todos os públicos. Por isso, defina quem é seu alvo.

Qual o gênero, idade, raça e condição econômica do seu público? Essa pessoa ideal se interessa por quais temáticas?

Em seguida, estabeleça uma “linha editorial” para o seu perfil de influenciador. Sobre quais temas você fala? Quais são os seus valores pessoais que opúblico precisa conhecer?

E, mais do que isso, defina na sua linha editorial também os temas sobre os quais você não falará. Isso vai ajudar a direcionar sua estratégia a médio e longo prazo.

O seu nome e perfil precisam ser fáceis de lembrar e altamente reconhecíveis. Assim, você pode usar um acrônimo ou apelido. Ou, ainda, criar um nome específico para identificar seu perfil.

Lembre-se que o seu nome e o seu user (“@”) precisam andar juntos. E tenha em mente que a pesquisa do Instagram ainda é pobre quando se trata de buscar por palavras-chave. Por isso, users como “nutri…”, “psico…” podem ser úteis.

Depois, pense na sua identidade visual. Mesmo que você não consiga contratar um profissional especializado, construa algumas definições básicas, como:

Mesmo que pareça óbvio, é importante ressaltar: para ser um influenciador no Instagram, você precisa ter uma conta lá, e ela deve lhe identificar como tal. Garanta que a sua foto de perfil, seu user e sua bio transmitem essa mensagem.

E, não menos importante, priorize a construção de uma conta comercial no Instagram. Esse tipo de perfil – diferente de uma conta pessoal – dá acesso a métricas, opções de mídia paga, entre outras vantagens.

Depois de definir seu público, criar sua identidade visual e editar seu perfil no Instagram, é hora de planejar o seu conteúdo a curto prazo. Não basta sair postando!

No planejamento inicial de conteúdo, você precisará definir:

Pessoa no escritório fomentando uma parede com vários post it
Planejar o conteúdo, de forma semanal ou mensal, é fundamental para ser um influenciador digital | Fonte: Unsplash

Com as métricas fornecidas pelo próprio Instagram, você pode analisar seus resultados, já nas primeiras semanas. Estabeleça uma rotina fixa e mapeie quais conteúdos tiveram melhores resultados.

Com isso, você identificará o que está funcionando – e o que não está – e poderá adequar seu planejamento.

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