O que precisa para se tornar um Influenciador digital?

Neste artigo você encontrará:

A carreira de Influenciador Digital, ou, Digital Influencer, tem se consolidado como uma profissão de sucesso na era digital. Em um mercado com 4.6 bilhões de usuários no mundo, com quase 80% de participação da população no Brasil engajada, as redes sociais são onde as marcas precisam estar para alcançar o público. Buscar um futuro cliente através de alguém que ele já confia é um excelente caminho para o sucesso de qualquer venda, não é?

Nas redes sociais qualquer um tem a chance de expressar suas opiniões, dúvidas e descobertas e com isso buscar ou atrair outros usuários com questões semelhantes, criando uma conexão entre si. O Influenciador Digital vai além, é um profissional na arte de se expressar na internet, ganhando reconhecimento como uma persona formadora de opinião.

Um produtor de conteúdo digital tem o poder de influenciar o comportamento e decisão dos seus seguidores por meio da relação de engajamento, autoridade e admiração que eles cultivam dentro de seu nicho . Por isso, são agentes vitais para uma campanha de Marketing de Influência. Mas como se tornar um Influenciador digital de sucesso nesse cenário? Confira algumas dicas no nosso artigo!

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3 passos para se tornar um influenciador digital

Quando pensamos no perfil de um “influenciador de sucesso”, algumas características, como criatividade, facilidade de comunicação e originalidade, se destacam, mas, há também outros elementos nos bastidores que precisam de atenção. Afinal, essa é uma carreira que exige muita pesquisa, dedicação e estar constantemente estudando como aprimorar o seu conteúdo.

Trabalhar produzindo conteúdo sobre aquilo que a gente gosta pode ser considerado facilmente um trabalho dos sonhos, e um bom plano de ação pode garantir que o sonho vire realidade.

Alguns passos podem ser essenciais para te ajudar a encontrar seu espaço na imensidão digital:

Se você quer ser reconhecido pelo público, precisa saber sobre o que está falando. Muitos influencers surgem de forma espontânea, sendo pessoas que começaram na internet expondo aquilo que gostam de forma criativa.

Por isso, antes de começar a criar seu material, reflita sobre qual assunto você quer abordar: seja sobre games, moda, esporte, comida, o importante é que seja algo que você domine e consiga falar bem sobre. Faça uma pesquisa sobre outros conteúdos que podem ser uma inspiração para seu tema, busque informações que podem enriquecer seu conteúdo.

Para cativar o público também é importante que você mantenha uma constância. Na internet tudo acontece de forma dinâmica, uma quantidade gigantesca de conteúdo é produzido diariamente. Se você não manter um ritmo de produção, facilmente vai acabar se perdendo. Para criar uma relação com os seguidores é preciso manter a atenção dele ao longo do tempo.

Antes de começar a publicar, crie um calendário de conteúdo, organize ideias e formatos levando em consideração o tempo de produção de cada um em um cronograma. Vai facilitar manter um controle da sua frequência de postagem e encontrar qual o ritmo ideal para manter o seu público engajado.

Ilustração vetorial de um cronograma sendo construído por três pessoas
O calendário editorial é o documento guia para manter um cronograma de publicação | Freepik

Você já está confiante no assunto que quer abordar e tem um bom plano de como fazer isso, mas e agora? Uma última dica para dar o pontapé inicial na sua carreira de influenciador digital é conhecer bem as ferramentas que tem à disposição.

Primeiro, você deve conhecer a sua ferramenta de trabalho principal: as plataformas de redes sociais. Como cada uma conta com suas características de uso, perfil de consumo e formas de engajamento, é interessante que você saiba onde o público que quer alcançar está presente. Por exemplo, se você fala sobre jogos e busca um público que consome gameplays, provavelmente uma plataforma para vídeos longos como o Youtube é a melhor escolha.

Outra ferramenta que pode ser um diferencial é o Marketing Digital. Conhecer estratégias como marketing de atração, planejamento do conteúdo, SEO e métricas digitais podem elevar o seu nível de profissionalismo. Saber como é trabalhado o marketing na internet vai te colocar mais alinhado com o que as marcas procuram em uma parceria.

O instituto Infnet foi fundado com o objetivo de formar profissionais para um mercado emergente no Brasil, a internet. É hoje uma referência na área de Marketing Digital e pode te ajudar nessa etapa, confira nosso site!

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