Qual é o impacto dos influenciadores digitais no mercado?

Neste artigo você encontrará:

A sociedade atual é marcada por um novo comportamento do consumidor. As pessoas estão cada vez mais conectadas nas redes e buscando dicas de compras online – o que torna a internet o canal que mais agrega valor e faturamento às marcas. Por conta disso, podemos afirmar que a tecnologia é a principal aliada do mercado nos dias de hoje. É aqui que entra o poder dos influenciadores digitais.

Hoje vivemos uma sociedade em que aqueles que não acompanham as tendências ficam para trás no mercado. Os influenciadores têm esse papel de mostrar e estimular o processo de compra dos consumidores de tal forma que eles acabam consumindo algo que não necessariamente era prioridade naquele momento.

Nesse sentido, as redes sociais, como o TikTok, Facebook e Instagram, são os principais canais dessas ações. Isso tudo fez com que as empresas integrassem essas estratégias alinhadas às tendências e aos influenciadores como primordiais nos processos de marketing e captação de clientes.

De acordo com o Global Overview Report, o número de usuários ativos na internet ficou bem próximo da marca de 5 bilhões de pessoas em janeiro de 2022.

Esses números também acabam por influenciar a demanda de influenciadores. Com mais pessoas consumindo na internet, mais pessoas vão aproveitar para trabalhar estimulando isso.

Os números não mentem. O Brasil lidera o mercado de influenciadores, totalizando mais de 10 milhões apenas no Instagram.

No entanto, essa ‘nova profissão’ vai muito além de apenas estimular por meio da internet, visto que é uma oportunidade no mercado de trabalho que permite a busca de estabilidade financeira no futuro como um todo, já que a tendência é o aumento do consumo e, consequentemente, a renda recebida por meio desses canais e das marcas patrocinadoras.

Continue este artigo e entenda mais sobre o impacto dos influenciadores digitais no mercado de trabalho. Confira!

Baixe o guia completo sobre

Marketing de Influência

O poder do marketing de influência

A metodologia do marketing de influência vem crescendo nos últimos anos.

Sendo originada no final do século XX, o marketing de influência é uma abordagem com intuito de praticar ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potenciais clientes de uma marca.

Essa estratégia de conexão com pessoas, segundo pesquisa divulgada pelo UOL, já fez com que 76% dos entrevistados comprassem algo por recomendação de um influencer.

Isso se deve ao alto engajamento e amplitude da mensagem passada por esses profissionais. Além disso, há a questão dos influenciadores serem pessoas reais que retratam seu dia-a-dia , fazendo com que seus seguidores se identifiquem com suas rotinas e credibilizem suas opiniões porque os veem como iguais.

Por isso, as empresas estão investindo cada vez mais no marketing de influência.

O que um influenciador pode fazer fora das redes sociais

Você sabia que não precisa de milhões de seguidores para ser influente e nem falar apenas sobre moda, beleza e estilo? Ou melhor, que você nem ao menos precisa ser um usuário totalmente ativo nas redes sociais, porque o marketing de influência ocorre também em outros meios?

Têm sido vistas no mercado ações nesse sentido voltadas para o mundo offline. Ações de envolvimento com o público, palestras, workshops e outros eventos influenciam no consumo do público são exemplos disso. Pautas voltadas à sustentabilidade e veganismo também funcionam como exemplos atuais em alta.. Hoje em dia, é comum encontrar ações assim nas empresas, nas ruas e nos produtos oferecidos no mercado.

Como um influenciador digital afeta o mercado de trabalho

Jovens adultos sentados no sofá usando seus respectivos smartphones
A tendência é que o poder dos influenciadores digitais cresça| Freepik

Com o avanço dos meios digitais, os profissionais e as marcas precisam se adaptar a esse novo contexto do mercado. Hoje é comum a busca por áreas mais flexíveis e que deem um retorno financeiro mais alto para competir com esses profissionais.

A profissão de influenciador digital tem sido considerada uma das profissões do futuro e o trabalho dos sonhos do momento, já que permite atuar com algo que goste e tenha flexibilidade de horários e locais.

No entanto,apesar de seus benefícios, essa profissão não é tão simples assim. Para ter sucesso é importante buscar cursos e se profissionalizar como um influencer digital.

A tendência é que o poder dos influenciadores digitais apenas cresça e as pessoas estão se preparando para esse novo mercado de trabalho.

Você gosta dessa área? Saiba mais sobre essa profissão e outras que são tendências no futuro em nosso blog do Instituto Infnet.

Baixe o guia completo sobre

Marketing de Influência