O que é e como fazer mídia kit de influencer?

Neste artigo você encontrará:

O mídia kit apresenta o trabalho de um digital influencer e funciona como uma ponte entre ele e uma possível empresa parceira.

No caso dos influencers, uma ótima forma de ser conhecido é por meio do mídia kit, um arquivo preparado para evidenciar dados alcançados com o perfil e mostrar para as marcas por que elas deveriam acreditar no seu trabalho. No entanto, é preciso ter cuidado com a preparação dele. Como são muitas informações, a chave para fazer um bom kit de influenciador é pensar na sua formatação, como cor, tipografia e disposição dos elementos presentes.

Confira a seguir mais dicas e entenda quais informações devem aparecer nesse documento!

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Como fazer um mídia kit de influenciador digital?

O primeiro passo para montar seu mídia kit é fazer um levantamento de dados dos números alcançados em sua conta. Caso queira usar o Instagram, basta abrir o seu perfil, clicar na barra de configurações no lado direito da tela e procurar pelo menu de Insights. O mesmo processo pode ser feito com o TikTok, mas nela é preciso procurar por Analytics.

Ao encontrar os dados, anote o alcance, informações do público, média de curtidas, comentários e encaminhamentos em determinado período de tempo, de preferência um mês ou um semestre.

Pessoas de negócio analisam gráficos e planos de análise em uma sala de escritório
A análise das métricas justifica o potencial do seu trabalho. | Freepik

Com tudo separado, comece com uma apresentação. Uma dica é usar a técnica do storytelling, muito conhecida no mercado da comunicação. O objetivo é contar uma história para cativar o público, como o representante de uma marca com a qual você deseja fechar contrato, por exemplo.

Narrar sua história de vida, incluindo dificuldades e a forma de superá-las, ajuda a criar uma conexão e leva o seu perfil a sair do convencional. Os dados numéricos do seu trabalho podem ser mostrados após a apresentação básica. Neste momento, justifique o motivo pelo qual seu perfil deve ser considerado para uma parceria.

Em relação à parte visual, é importante pensar no espaço ocupado. Separe bem as informações para que elas possam ser lidas e compreendidas com facilidade, afinal, muitos números juntos podem causar certa confusão. O mídia kit de influenciador não tem um tamanho ideal, então pense em um visual capaz de ser entendido rapidamente.

É importante evidenciar os seus diferenciais, já que o marketing de influência gera muita competição. De acordo com um estudo publicado na revista Exame, o Brasil conta com mais de meio milhão de influenciadores que estão tentando conquistar o seu espaço. Por isso, um bom mídia kit pode ser a oportunidade para chamar a atenção.

Todo o mídia kit pode ser montado em diferentes plataformas. Para quem é iniciante com a comunicação visual, o Canva é uma ótima opção por ser gratuito e dispor de bases que podem ser facilmente preenchidas com suas informações. Para quem tem mais familiaridade com a área de design, os programas da Adobe, como Photoshop, Illustrator e InDesign, trazem um aspecto mais profissional.

Para que servem os mídia kits?

Em muitos casos, ao procurar por um influenciador digital, a empresa faz uma análise rápida de possíveis perfis para fechar uma parceria. Antes de concluírem o processo, como forma de aprofundar esse conhecimento, ela precisa de dados numéricos para tentar antecipar o índice de sucesso da estratégia desenvolvida — e é por isso que o mídia kit é tão importante.

A apresentação é a ponte entre o influenciador digital e a empresa que pode contratá-lo. O mídia kit também pode ser visto como um currículo mais aprofundado, já que vai além da introdução e experiências adquiridas até então.

Mãos segurando peças de um quebra-cabeça que se encaixam
Para ser contratado, a empresa precisa enxergar o potencial do seu trabalho e o mídia kit pode fazer essa conexão | Freepik

É importante ressaltar que o arquivo precisa estar sempre atualizado. Afinal, a empresa vai querer saber se o seu perfil ainda possui o alcance mostrado no mídia kit. Números altos podem representar apenas um período específico sem demonstrar frequência, por isso é necessário manter os dados recentes.

Por fim, o mídia kit é uma ferramenta muito útil que é usada para aplicar os conceitos na prática, mas a teoria mostra que existem também outras possibilidades que podem fazer maior efeito, dependendo do contexto. Na graduação em Marketing Digital do Infnet elas são analisadas com maior profundidade para que o profissional saia seguro de suas decisões na hora de atuar no mercado e consiga fazer escolhas assertivas.

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