Você com certeza já sabe o que é um influenciador digital, pare para pensar um pouco na nossa rotina na internet.
Para quem gosta de jogos, quantas vezes aquele gameplay no youtube não deu uma forcinha na hora da decisão de comprar? Durante uma dúvida sobre oque vestir, quem já foi no instagram procurar inspiração? Na dúvida se o restaurante novo vai ser bom, certeza que deve ter algum vídeo de review sobre, não é?
As pessoas que produzem o conteúdo que você confia na hora de buscar alguma informação na internet sobre seus interesses e dúvidas, são os influenciadores digitais. Essa figura é importantíssimas em uma estratégia de Marketing de Influência, e também é uma profissão que tem crescido muito no Brasil! Acompanhe nosso artigo para saber mais sobre quem é o digital influencer.
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Marketing de Influência.
O que faz o Influenciador digital?
Influenciador Digital, ou digital influencer, é alguém com o poder de formar opinião dentro de um nicho ou segmento do público. Um produtor de conteúdo digital que possui uma rede de seguidores que engajam com frequência nas suas produções digitais.
Quais tipos de conteúdo Influenciadores produzem?
- Apresentação de um lifestyle
- Avaliação de produtos
- Dicas culturais
- Esporte
- Avaliação de restaurantes
O mercado de digital influencer funciona por nichos, então, desde que haja um público engajado, a lista de temas pode ser bem extensa.
Como as marcas definem com quem vão trabalhar em uma campanha de Marketing de Influência?
Na hora de criar o planejamento de uma estratégia de Marketing Digital, além de garantir que o influenciador e a identidade da marca sejam coerentes, algumas características são essenciais para avaliar uma parceria.
Alcance – Significa o potencial que o influencer tem em espalhar uma mensagem. A forma mais direta de medir o alcance é em relação ao número de seguidores.
Engajamento – É o objetivo de toda campanha de Marketing Digital, afinal, é importante que o influencer tenha um público que não só assista seu conteúdo passivamente. Quantos comentários um post tem? Quantos compartilham o conteúdo? A marca precisa que a mensagem seja passada em diante.
Relevância – Está ligada diretamente à importância que o influenciador tem dentro do seu nicho. Não é sempre que a quantidade de seguidores ou engajamento representam algo positivo para a marca. Ele é visto como autoridade no assunto? Ele vai representar os valores que a marca deseja transmitir para o público-alvo?

O que faz o influenciador em uma campanha de marketing?
Em uma campanha de marketing digital, sua função é ser um porta-voz da marca para os seus seguidores, semelhante a uma “vitrine” que as qualidades do produto aos consumidores em potencial.
Algumas atividades realizadas são:
- Produção de conteúdo - O influencer conquistou seu público através do conteúdo que produz, por isso, é necessário que tenha a liberdade de se comunicar de forma genuína com os seus seguidores sobre os objetivos da marca.
- Apresentação de produtos - Assumindo o papel de intermediário entre a marca e o nicho de acordo com seu estilo, o influencer precisa transmitir uma mensagem: Eu aprovo e recomendo esse produto!
- Participação em eventos - . Nas redes sociais o dia a dia do influenciador se torna parte do conteúdo que os seguidores consomem, os lugares frequentados por ele são oportunidades de promover a marca.
- Manter o público engajado - É essencial que o influencer interaja com o público. Ações como responder comentários, criar caixas de perguntas e promover assuntos que gerem participação dos seguidores, devem ser constantes.
O Brasil lidera os rankings de quantidade de influencers no país e o grau de impacto que eles possuem nos hábitos de compra da população. Segundo a Forbes, o mercado de marketing de influência pode gerar em torno de 15 bilhões de dólares em 2022. Se você quiser fazer parte desse marca de em crescimento, o instituto Infnet pode te dar o conhecimento necessário para alcançar o sucesso!