Ser um influenciador digital tem se tornado cada vez mais uma profissão dos sonhos. Isso porque a presença da Internet e das redes sociais no nosso cotidiano faz com que essa possibilidade de atuação seja vista como divertida e prática, ainda mais por fugir de características tradicionais do mercado de trabalho e proporcionar bons salários
Com esse impacto que os influenciadores digitais proporcionam ao mercado, muitas pessoas têm dúvidas se é uma área possível e que valha a pena, pois com a facilidade que a internet proporciona, muitos os caracterizam como profissionais sem credibilidade, já que um vídeo simples engraçado pode viralizar sem querer.
Mas, não é assim. Esses que viralizam ficam pouco tempo conhecidos, os com estratégia planejada dão mais resultados a longo prazo.
O que se sabe é que o marketing “boca a boca” sempre foi um dos melhores resultados de vendas, afinal, é muito mais fácil investir em algo com a garantia de um conhecido, certo?
Portanto, se você planeja construir uma carreira na área de influenciadores digitais é preciso seguir algumas dicas e sempre muita dedicação, porque a concorrência do mercado tende a aumentar cada vez mais.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que para ser um influenciador digital não é necessário ter milhões de seguidores-pois existem personas que não requerem isso, e, muitas vezes, os micro influenciadores têm um alcance maior, já que é uma audiência mais nichada e provavelmente mais fácil de ser encontrada no feed.
Os principais tipos de influencers são:
- Top celebridade: aqueles com mais de 20 milhões de seguidores e que são conhecidos ao redor do mundo.
- Fit Celebridade: aqueles com bastante engajamento e muita relevância no assunto em que se dedicam. Normalmente têm milhares e até milhões de seguidores também.
- Micro influenciadores: perfis com menos audiência, mas que não necessariamente possuem menor influência, engajamento ou poder de compra. Pelo contrário, as vezes trazem bem mais benefícios às marcas do que os maiores, que normalmente são mais caros de se contratar, pois costumam ter um público menor, mas mais específico, e isso que traz o benefício para o patrocinador.
Baixe o guia completo sobre
Marketing de Influência
7 benefícios de se tornar um influenciador digital

Ainda em dúvidas se é uma profissão que vale a pena? Confira 7 benefícios que vão fazer você mudar de ideia imediatamente.
- Mobilidade
Uma das vantagens que mais atraem o público é por ser um trabalho remoto em que você tem flexibilidade para decidir quando, onde e como trabalhar. Basta ter um smartphone e internet para fazê-lo.
- Liberdade editorial
A possibilidade de poder abordar qualquer temática, pois existem nichos para tudo e que atendem todos os gostos.
- Autenticidade e compreensão
Ser reconhecido pela autenticidade e ajudar pessoas a solucionarem seus problemas.
- Criatividade
A liberdade de ter bastante criatividade é algo que chama bastante atenção. Como influenciador você pode agir como quiser na área criativa, desde que não tenha nenhum contrato assinado com uma marca, é claro!
- Conquistam grande visibilidade e alcance
O marketing de influência ajuda as marcas a superar muitos dos obstáculos que outras mídias de marketing enfrentam nos dias de hoje e tornar pessoas conhecidas mais facilmente, uma vez que o público online é bem ativo e personalizado de acordo com seus gostos e buscas.
- Estreitam os relacionamento entre clientes e marca
Como influencers são pessoas reais trabalhando e falando do seu dia a dia, seu público se sente mais próximo deles, e isso aumenta a confiança que as pessoas têm no seu trabalho. Quanto mais você agir assim nos bastidores, mais seguidores você terá.
- Podem ganhar brindes e altos salários por cada trabalho
Por último e não menos importante, há a questão da boa remuneração de um influenciador, além das parcerias com grandes marcas que proporcionam brindes exclusivos e incríveis.
E aí, ainda tem dúvidas se vale a pena ser um influenciador digital? Nesse artigo você pôde ver como é uma profissão que tem grande tendência no futuro e que pode trazer bons frutos de carreira ou para empresas que desejam crescer no mercado.
Saiba mais sobre essas tendências de carreiras no futuro em nosso artigo do Instituto Infnet.
Vamos juntos em busca desse sucesso?