Quais são os tipos de influenciadores digitais?

Neste artigo você encontrará:

Entender melhor sobre os tipos de influenciadores digitais pode ajudar a alavancar a sua carreira com base na segmentação que existe no mercado.

Os influenciadores digitais têm ganhado cada vez mais relevância para as marcas, já que suas falas podem gerar um impacto positivo. Mas, é preciso estar atento a qual tipo de profissional você deve convocar, afinal, existem sete categorias de influenciadores: Top Celebridade, Fit Celebridade, Autoridade, Ecossistema, TrendSetter, Jornalista e Público Interno.

É importante entender o que cada uma dessas categorias representa e não realizar uma parceria aleatoriamente. Continue lendo para entender!

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Os 7 tipos de influenciadores digitais

Em uma matéria para o Correio Braziliense, Mariana Muniz, professora e mestre em Administração, comentou sobre os tipos de influenciadores e a importância de focar em nichos específicos para atrair mais atenção do público. Quando a comunicação é feita de forma aberta, diversos grupos são alcançados, tanto os que se encaixam no público-alvo quanto os que estão distantes. É por isso que segmentar ações é importante: para que elas sejam mais assertivas de acordo com as metas estabelecidas. Foi a partir disso que surgiram os sete tipos de influenciadores digitais, listados abaixo.

São pessoas com grande alcance, mas que não falam sobre um assunto específico. Mari Gonzalez, modelo e ex-bbb, por exemplo, divulga empresas de seguro, moda e viagem, sem se especializar em nenhum segmento.

Print screen do perfil da influencer Mari Gonzalez no Instagram
Mari Gonzalez fala sobre assuntos diversos, por isso se encaixa como Top Celebridade. | Instragram

Este tipo de influenciador é caracterizado por pessoas com alto alcance nas mídias e que falam sobre assuntos dos quais têm propriedade. No Brasil, um exemplo disso é a autora Bel Rodrigues, dona de um dos maiores canais literários da América Latina no YouTube.

Tem um comportamento semelhante ao Fit Celebridade. Contudo, esse profissional tem conhecimento sobre o que promove, mas sem um alcance tão alto. Um exemplo é o Ruyzo, que produz conteúdo sobre jogos no Instagram e no TikTok.

Print screen do perfil do influenciador Ruyzo no Instagram
Especializado em jogos, Ruyzo tem relevância no mercado e foi notado pela Samsung. | Instagram

Diferente dos outros tipos já apresentados, o ecossistema não é composto por só um indivíduo. Aqui, o foco é na ideia de continuidade e onipresença, ou seja, as ações são desenvolvidas em paralelo com diferentes influenciadores.

É o caso de Winnie Bueno e Alexandre Santana, por exemplo. Winnie é uma pesquisadora conhecida no Twitter por levantar questões sociais envolvendo a negritude, assim como Alexandre. Por isso, os dois participaram de uma campanha da Smirnoff promovida durante o show da cantora IZA no Rock in Rio 2022. Eles ajudam a reafirmar a relevância da marca ao se posicionarem de formas semelhantes em seus respectivos perfis, mostrando o interesse da Smirnoff em estar perto de nomes que levantam a pauta racial nas redes sociais.

Esse é o grupo que ajuda a mostrar que relevância nem sempre é o que a marca mais procura. Sua importância se dá pelo alto conhecimento em determinado tema e a capacidade de adotar causas com antecedência.

Um ponto que diferencia o influenciador TrendSetter dos que são Autoridade ou Fit Celebridade é a questão da temática trabalhada em suas publicações. Eles costumam falar avidamente sobre o tema que detêm conhecimento, por isso têm uma ressonância tão forte, apesar de terem uma relevância menor. Para marcas que querem trabalhar o seu posicionamento e defender uma causa, buscar TrendSetters é uma ótima opção.

Um exemplo interessante de influenciadora TrendSetter é Linn da Quebrada. A cantora começou sua carreira em 2017 falando sobre questões da comunidade LGBTQIA+ junto ao tema da negritude, mesmo quando o assunto não recebia tanta atenção. Atualmente, ela aparece associada a marcas que querem reforçar o apoio às causas, como Natura, Doritos e Ambev.

O nome desse grupo é bem explicativo: jornalistas são pessoas que trabalham em veículos de comunicação e fazem atualizações de temas gerais, por isso não têm afinidade com um segmento específico.

A exemplo disso, é válido citar Evaristo Costa, antigo apresentador do Jornal Hoje, da Rede Globo, que também já passou pela CNN. Sua participação em veículos relevantes faz com que seus comentários tenham grande credibilidade entre o público.

Por fim, o sétimo e último tipo de influenciador é composto por pessoas que já fazem parte de uma empresa. Lucas dos Reis e Ana Rosa, por exemplo, trabalham no Grupo Editorial Record e mostram algumas de suas experiências nas redes sociais, como YouTube, TikTok e Instagram, vivendo de perto com livros que são distribuídos pelo Brasil inteiro. O número de seguidores é baixo, mas conquista pelas curiosidades e detalhes.

Com vivências internas, Lucas e Ana se encaixam como influenciadores do público interno. | Instagram

Como trabalhar com influenciadores digitais?

Agora que você já conhece os principais tipos de influencers, caso queira se encaixar em algum deles ou entender qual o melhor segmento para fechar uma parceria, é essencial estudar mais sobre marketing digital. O potencial das redes sociais é complexo e cheio de oportunidades, por isso a teoria acadêmica ajuda a traçar estratégias assertivas.

Contar com professores qualificados, que entendem do assunto e têm experiência no mercado, é a melhor forma de seguir por um caminho brilhante. Os cursos da Infnet foram pensados com esse propósito: formar profissionais capazes de tomar decisões com segurança e com base em ideias concretas. Conheça os cursos que preparamos para você e siga carreira no segmento de marketing de influência.

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