Há cinco categorias principais de influenciadores digitais, portanto, os ganhos do influenciador estarão relacionados ao grupo no qual ele está inserido. Veja a seguir como é feita essa classificação:
- Nano-influenciador - de mil a 10 mil seguidores;
- Micro-influenciador - até 100 mil seguidores;
- Macro-influenciador - até 500 mil seguidores;
- Mega-influenciador - até 1 milhão de seguidores;
- Celebridades - mais de 1 milhão de seguidores.
Contudo, além do número de seguidores, outros fatores também podem influenciar no faturamento dos influenciadores digitais, como: plataforma utilizada (Instagram ou YouTube, por exemplo) e o nicho no qual eles estão inseridos.
Confira abaixo quanto um influenciador de cada uma das categorias apresentadas acima ganha, em média, por post patrocinado:
- Nano-influenciador - R$ 4.500;
- Micro-influenciador - R$ 7.700;
- Macro-influenciador - R$ 15.600;
- Mega-influenciador - R$ 34.400;
- Celebridades - R$ 32.900.
Importante ressaltar que o valor pago aos mega-influenciadores é maior do que o despendido com as celebridades porque as pessoas com mais de um milhão de seguidores costumam apresentar uma audiência muito ampla e diversificada.
Além disso, os mega-influenciadores costumam ter uma audiência mais fiel e engajada e que, portanto, tem mais chances de comprar os produtos que eles anunciam.
Sendo assim, ao divulgar a sua marca com uma celebridade você vai conseguir deixar a sua empresa e produtos mais conhecidos. No entanto, isso pode não se refletir em um aumento significativo das vendas.
Baixe o guia completo sobre
Marketing de Influência.
Como se tornar um influenciador digital bem-sucedido?
Para ter sucesso como influenciador digital não basta apenas começar a compartilhar partes do seu dia-a-dia de maneira aleatória. Quem quer ser bem-sucedido nessa profissão precisa trabalhar de maneira estratégica e ser persistente.
Consequentemente, ao contrário do pensamento popular, é preciso trabalhar muito para se tornar um influenciador . Confira a seguir o que é necessário definir antes de começar a atuar nessa área:
- Defina um nicho
O ideal é que antes de começar a atuar profissionalmente nesse mercado você defina um nicho de trabalho, que pode ser de beleza, esportes, viagem e culinária.
Muitos dos influenciadores bem-sucedidos possuem um nicho de atuação específicos, como:
- Niina Secrets e Camila Coelho - beleza;
- Nathalia Arcuri e Thiago Nigro - finanças;
- Whindersson Nunes e Júlio Cocielo - humor;
- Patrícia Pomerantzeff e Maurício Arruda - Arquitetura;
- Bruna Hermogenes e Brisa - culinária.
- Defina o seu público-alvo
Ao definir um nicho você vai conseguir delimitar melhor quem é o seu público-alvo e, dessa forma, atrair pessoas que realmente têm interesse no seu conteúdo e irão comprar os produtos divulgados em suas redes sociais.
- Entenda quais são as dores e interesses do seu público
Depois de definir quem é o seu público-alvo, você deve mapear quais são os principais interesses e dores dessas pessoas, que podem ser:
- Não saber como se maquiar;
- Não conseguir organizar as finanças;
- Ter dificuldade para emagrecer.
Dessa forma, você vai conseguir produzir conteúdos de qualidade e que realmente têm capacidade de atrair seu público desejado.
- Seja frequente
Os algoritmos das redes sociais costumam entregar mais o conteúdo de quem posta com uma frequência definida, por exemplo, três vezes por semana.
Portanto, para que as suas publicações cheguem até os seus seguidores, é importante que você estabeleça uma frequência de postagens que você consiga cumprir. O ideal é que seja todos os dias. Contudo, caso isso não seja possível para você, tente postar, pelo menos, três vezes por semana.
Essa frequência de postagens vale para as publicações no feed do Instagram, do Facebook e do Tik Tok.
No caso dos stories do Instagram, o ideal é que quem quer se tornar um influenciador digital use essa ferramenta para compartilhar conteúdos todos os dias, mesmo que não vá postar no feed.
- Procure marcas para fazer parcerias
Os influenciadores que já tem uma boa base de seguidores e um bom engajamento, podem começar a procurar marcas que tenham a ver com o seu nicho e propor parcerias.
Essa é uma forma de mostrar o seu trabalho e conseguir contratos para fazer posts patrocinados.
O marketing de influência está ganhando cada vez mais importância para as marcas. Afinal, anunciar com os influenciadores digitais tem se mostrado uma estratégia eficaz para quem quer aumentar as suas vendas.
Se você se interessou pelo marketing de influência e quer trabalhar como um influenciador digital, confira os cursos do Infnet sobre esse assunto para se preparar para entrar nesse mercado da maneira certa.
Contudo, aqueles que não querem se tornar um influenciadores, mas possuem uma empresa e desejam expandir as suas vendas, também precisam entender bem o que é marketing de influência para conseguirem planejar campanhas de divulgação de produtos mais eficientes.
Sendo assim, confira o curso de Marketing Digital. Com essa formação, você conseguirá se destacar dos seus concorrentes e já sair na frente como influenciador.