Qual a diferença entre youtuber e influenciador digital?

Neste artigo você encontrará:

Você sabe o que faz um influenciador digital e um youtuber? Esses dois profissionais têm ganhado cada vez mais relevância no mercado atualmente, fazendo com que muitas empresas os procurem para promoverem seus produtos e serviços.

No entanto, existe uma diferença entre youtuber e influenciador digital, e se você pretende contratar um desses profissionais para promover a sua marca, ou quer entrar nesse mercado, precisa entender quais são as principais características dessas profissões.

Continue lendo este texto para descobrir qual é o profissional certo para usar na sua estratégia de marketing de influência.

Baixe o guia completo sobre

Marketing de Influência.

O que faz um influenciador digital?

O influenciador digital é a pessoa que usa as redes sociais para compartilhar o seu dia a dia. Na maioria das vezes, esses profissionais possuem um nicho de mercado específico, como beleza, culinária ou finanças.

Enquanto postam sobre o seu dia, eles abordando assuntos referentes ao seu nicho de atuação.

Quais plataformas o influenciador digital utiliza?

O influenciador digital possui uma presença forte nas principais redes sociais, como Instagram e Tik Tok. Mas, esse profissional também pode ter um canal no YouTube, nesse caso, ele exerce duas funções, a de influenciador e a de youtuber.

No entanto, é necessário ter um canal no YouTube para ser um influencer. Sendo assim, o profissional pode escolher se quer ou não produzir vídeos para essa plataforma.

Alguns exemplos de influenciadoras digitais que também são youtubers são: Viih Tube, Niina Secrets e a Nathalia Arcuri. Contudo, além do YouTube, elas também têm uma presença forte em outras redes sociais, como o Instagram.

O que faz um youtuber?

Um youtuber é alguém dedicado a criar conteúdos para o YouTube. Na maioria das vezes, essa pessoa tem um canal na plataforma no qual compartilha vídeos para um nicho específico.

Muitos influenciadores digitais de sucesso hoje começaram a trabalhar anos atrás com foco quase exclusivo no YouTube, como:

Apesar desses profissionais ainda terem uma presença forte no Youtube, atualmente a maioria deles também foca na produção de conteúdo para outras mídias digitais, como Instagram e Tik Tok.

Como para ser considerado um influenciador digital é necessário compartilhar parte do seu dia a dia nas redes sociais, nem todos os youtubers podem ser considerados influenciadores digitais. Isso porque alguns desses profissionais trabalham somente com a criação de vídeos para a plataforma, seguindo o cronograma que eles definiram para o canal.

Qual profissional você deve contratar, um youtuber ou um influenciador digital?

Agora que você já sabe o que faz um influenciador digital e um youtuber, saiba como diferenciar esses dois profissionais.

O influenciador digital é alguém que compartilha uma parte significativa do seu dia a dia nas redes sociais. Esse profissional pode ter um canal no YouTube ou não.

Já o Youtuber é alguém focado em produzir vídeos para o seu canal no YouTube. Essa pessoa também pode estar presente em outras redes sociais ou não.

Se o youtuber compartilhar parte do seu dia a dia nas redes sociais, ele também pode ser classificado como um influenciador digital.

Quem quer investir no marketing de influência precisa entender exatamente essa diferença, porque somente dessa forma será possível avaliar quem é o profissional mais adequado para promover os seus produtos.

Caso você perceba que a rede social mais utilizada pelo seu público-alvo seja o Instagram, por exemplo, não faz sentido contratar um youtuber. Mas, se os clientes da sua empresa consumirem muitos vídeos de produtores de conteúdo no YouTube, pode ser uma boa estratégia fazer uma parceria com um.

Sendo assim, analise o seu público-alvo antes de escolher o profissional ideal para representar a sua marca.

Se você quer saber mais sobre marketing de influência, e ficar na frente dos seus concorrentes, conheça o curso de marketing digital do Infnet, que possui uma grade de disciplinas moderna e completamente voltada para as necessidades do mercado.

Dessa forma, a partir das primeiras aulas o aluno já terá uma visão mais ampla do mercado e poderá aplicar os assuntos trabalhados nas aulas na sua empresa.

Baixe o guia completo sobre

Marketing de Influência