Cada vez mais pessoas estão interessadas no setor do Marketing Digital. Afinal, este é um mercado amplo, que oferece uma série de possibilidades. Um dos ramos que mais atrai a atenção é a criação de marketing de conteúdo que faz uso das técnicas de SEO.
Por isso, cada vez mais profissionais estão em busca de se capacitar na área e se tornar um analista de SEO. Mas é fundamental entender mais sobre essa profissão antes de procurar uma qualificação na área.
Pensando nisso, o Infnet separou todas as informações necessárias para você saber o que de fato é um analista de SEO. Venha conferir:
Baixe o guia completo sobre
SEO
Enfim, o que faz um analista de SEO?
Um analista de SEO é um profissional que trabalha montando uma estratégia de marketing de conteúdo voltado para o ranqueamento nos motores de busca.
Lembrando que SEO é uma sigla para otimização para mecanismos de busca. Portanto, são técnicas aplicadas para que uma página da web apareça nos primeiros resultados de um motor de pesquisa (em geral, o Google).

Assim, o analista é responsável por planejar como este ranqueamento irá acontecer. Cabe a ele pesquisar questões como a palavra chave mais utilizada, fazer linkamento com outras páginas e até mesmo avaliar se existe algo no site que está atrapalhando os resultados do SEO.
Além disso, este profissional também avalia a eficácia da estratégia aplicada. Isso significa que ele tem a função de analisar as métricas, gerar relatórios sobre a taxa de conversão e deve ficar encarregado de elaborar outras técnicas se a adotada atualmente não estiver obtendo os resultados esperados.
Como é o mercado de trabalho de um analista de SEO?
Atualmente o mercado está muito aquecido para o analista de SEO. Como o marketing digital está cada vez mais em alta, ele só tende a crescer, ainda mais tendo em vista os avanços tecnológicos.
Ou seja, como todos estão no meio online, este é o lugar perfeito para que diversos negócios divulguem seus produtos e serviços. Mas se destacar neste cenário pode ser um pouco difícil, ainda mais para quem não segue um planejamento coerente e uma estratégia certeira.
Por isso, a presença de um analista de SEO é fundamental, e as empresas estão percebendo isso. O mercado neste segmento está em alta e com boas perspectivas de crescimento, o que é uma boa notícia para quem deseja trabalhar nesta área.
Quanto ganha um analista de SEO?
Sem dúvidas, a remuneração de uma analista de SEO é a maior curiosidade para quem está pensando em seguir essa carreira.
De acordo com o site Talent um profissional deste segmento ganha em média R$3.000,00; bem semelhante ao valor previsto pelo site Glassdoor, que é de R$3.079,00.
Lembrando que esta média salarial irá variar conforme a empresa, a região e a experiência do profissional do analista. Aliás, dentro das próprias organizações já existem a divisão de analista júnior, pleno e sênior.
Qual a formação necessária para um Analista de SEO?
Apesar da maioria dos analistas de SEO serem formados em cursos relacionados a área da comunicação, isso não é um pré-requisito.
Dessa forma, um bom profissional deste segmento precisa ter noções aprofundadas sobre marketing de conteúdo e sobre o SEO em si.

Além disso, é fundamental ser um excelente redator e ter conhecimento sobre as ferramentas utilizadas no SEO, assim como ainda é preciso saber atualizar algoritmos e interpretar métricas.
Todos esses conhecimentos podem ser adquiridos por meio de cursos, graduações ou pós-graduações. Um profissional que domina todas essas áreas está habilitado para ser um excelente analista de SEO.
Em quais áreas trabalha um analista de SEO?
O analista de SEO pode trabalhar em todos os tipos de negócios que produzem conteúdo para o meio digital.
Além de agências de marketing, ele também pode aplicar seus conhecimentos em negócios mais específicos, ajudando a atrair novos clientes e elevar os lucros da empresa.
Gostou de saber mais sobre o cargo de analista de SEO? Então que tal fazer um curso completo sobre o tema?
No Infnet você encontra uma formação completa sobre marketing de conteúdo, SEO e Inbound Marketing. O melhor é que há modalidades que vão desde bootcamps a graduação e pós-graduação, tanto em formato online quanto presencial.
Conheça o Infnet! Acesse o nosso site e saiba mais.