CEO ou SEO: descubra a diferença e o significado de cada termo

Neste artigo você encontrará:

É muito comum que as pessoas se deparem com expressões parecidas e não tenham certeza de qual é a diferença entre elas. Sabemos que a pergunta “CEO ou SEO?” é bem habitual, especialmente por se tratar de siglas.

Mas, mesmo que seja apenas uma letra diferente, o significado dos dois termos não poderia ser mais distinto!

Continue lendo e descubra o que cada um significa e, então, entenda como o SEO funciona.

Corpo de um homem, do pescoço a cintura, vestido com terno e gravata
CEO é o maior executivo de uma empresa. | Unsplash

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CEO ou SEO?

Vamos ao significado literal: CEO é a sigla para Chief Executive Officer e SEO é a sigla para Search Engine Optimization.

Em português, CEO poderia ser traduzido para Diretor Executivo. É o mais alto cargo de uma empresa, muitas vezes atribuído ao fundador. Faz parte do chamado C-Level, uma categoria de posições de diretoria em empresas. CMO, COO, CFO são mais algumas das siglas que você verá no alto escalão executivo da companhia. O início é sempre C, de Chief, por isso o nome da categoria.

Já SEO seria “Otimização para Mecanismos de Busca”, em tradução livre. Trata-se de uma série de técnicas aplicadas em sites e páginas da web, para que os buscadores (em especial o Google) encontrem e indexem essas páginas nos resultados das pesquisas feitas por seus usuários.

Em outras palavras, o CEO é uma pessoa líder de uma empresa, e SEO é uma estratégia de marketing digital — mais especificamente, de inbound marketing.

Viu como são coisas bem diferentes? A confusão só acontece pela proximidade das letras na sigla. Pronto, você já sabe a distinção entre CEO ou SEO!

Agora, enquanto não há muito mais a descobrir sobre CEOs, há certamente muito a aprender sobre SEO.

Mão humana tocando um ícone de barra de ferramenta de busca
SEO é o conjunto de técnicas para ser encontrado nos buscadores. | Freepik

Como o SEO funciona?

Existem praticamente duas maneiras de encontrar um site na internet: com um link direto, ou através de uma busca, que provavelmente será feita no Google. Se você nunca ouviu falar em determinado site, não foi levado até ele por meio de indicações de conhecidos ou das redes sociais, a única maneira de chegar até ele é pela pesquisa.

É por isso que o SEO é fundamental na internet. Só de ter um site, o Google poderá te reconhecer, mas, de fato, isso não é o suficiente para que as pessoas te encontrem. É só testar por si mesmo: procure por qualquer termo e veja a quantidade de resultados. Certamente serão milhares, não é?

Portanto, para ser visto de verdade, é preciso aparecer nas primeiras páginas do buscador. Afinal, quando as pessoas procuram por algo, elas geralmente a encontram logo nos primeiros links.

O SEO existe para aumentar as chances de um site aparecer na primeira página, talvez até mesmo ser o primeiro resultado.

Isso acontece porque o SEO se baseia nas melhores práticas — como otimização de palavras-chaves, responsividade mobile ou uso de tags — para que o algoritmo do Google favoreça o site em questão. O “robô” do buscador trabalha analisando todos os sites indexáveis na internet (ou seja, sites com configurações que permitam ser encontrados), e, como você pode imaginar, são muitos. Então, ele precisa fazer uma seleção de melhores resultados para apresentar ao usuário.

Os melhores resultados, para o Google, são aqueles mais perto de responder a dúvida do internauta. Portanto, ele avalia automaticamente uma série de fatores para entender quais páginas chegam mais perto de atender à pesquisa realizada.

Não só isso, mas o Google também valoriza muito a experiência do usuário. Os primeiros resultados serão sempre os mais completos, intuitivos e fáceis de navegar. Para tanto, há dezenas de elementos avaliados nas páginas, como:

Aprenda a construir o SEO do seu site

Para atender a todos os requisitos dos buscadores e construir um SEO de qualidade, há bastante trabalho a ser feito, tanto no conteúdo quanto no desenvolvimento técnico do site. Afinal, segundo o próprio Google, são centenas de fatores de ranqueamento!

Portanto, agora que você entendeu a diferença de CEO ou SEO, se quiser saber mais sobre SEO e aprender as melhores práticas, está na hora de se aprofundar nos conhecimentos sobre marketing digital! Conheça os cursos da Infnet e se aventure nos estudos:

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