Que o SEO é fundamental para ser encontrado online, você provavelmente já sabe. As técnicas de Search Engine Optimization são parte de uma boa estratégia de marketing digital e de marketing de conteúdo. Mas, na prática, você sabe como fazer SEO?
Como se trata de um grande conjunto de procedimentos, não dá para aprender tudo em que consiste o SEO só neste artigo. Porém, algumas informações principais podem te ajudar a começar e já melhorar o posicionamento do seu site no Google e outros buscadores.
Confira essas dicas!
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SEO
Como fazer SEO: para iniciantes
Diversos processos são importantes para construir um bom SEO on page (ou seja, uma estratégia de SEO completa, que abrange tanto conteúdo quanto detalhes técnicos). Alguns dos principais são:
- Desenvolver uma estratégia de palavras-chave
Antes de produzir qualquer conteúdo ou ajustar as informações do site, é preciso definir quais palavras-chaves serão usadas em cada página.
São esses os termos digitados pelos usuários nos buscadores, o que significa que podem ser frases inteiras e não só palavras. Para encontrar as melhores opções para cada página, observe qual o tema do conteúdo em questão e a jornada do seu cliente, para entender quais são as dúvidas que podem levá-lo até ali.
Também é possível usar ferramentas como Google Trends e SEMrush para identificar quais palavras-chave estão sendo mais utilizadas.
- Posicionar corretamente as palavras-chaves
O uso de palavras-chave deve ser bem ordenado para não exagerar nem acabar invisível ao algoritmo do Google. A quantidade ideal nos textos depende do tamanho de cada post, mas algumas inserções são essenciais, como:
- No título;
- Na URL;
- No primeiro parágrafo;
- Em ao menos um intertítulo.
Variações das palavras-chaves escolhidas funcionam muito bem, também!

- Fazer um calendário de conteúdos relevantes
O algoritmo tem meios de reconhecer se o conteúdo oferecido no seu site é realmente relevante para o público. Além do tamanho dos artigos (500 palavras é considerado o mínimo ideal), o buscador avalia o tempo que o usuário passou na página e se houve um alto número de rejeições.
Além de ajudar o algoritmo, conteúdo relevante é importante para engajar os visitantes e aumentar as chances de que eles se tornem leads e, possivelmente, clientes. Afinal, como fazer SEO sem algo que chame atenção das pessoas?
- Trabalhar bem os links
O uso adequado de links colabora muito com o rankeamento das páginas. Usar links internos constrói autoridade para o site e faz com que o Google considere mais páginas como relevantes.
Pela mesma razão, links externos também são importantes. Ao indicar um site relevante, o Google compreende que há vantagem para o usuário, que terá acesso a mais informações. O contrário também é ótimo: quando há links de outros sites levando à sua página.
- Realizar ajustes técnicos
Como o Google prioriza a experiência do usuário, vários detalhes técnicos influenciam o SEO.
O tempo de carregamento das páginas, a presença de multimídia (textos, vídeos e imagens alternados) e design responsivo são alguns exemplos. Aliás, o mobile SEO é fundamental — um estudo da PwC Brasil com o Instituto Locomotiva mostrou que 58% dos internautas brasileiros acessam a internet exclusivamente pelo celular.

Aprenda como fazer SEO
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