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Quem se lembra das Páginas Amarelas das listas telefônicas com endereços e pequenas informações das empresas da região, que ajudavam a encontrar o comércio certo na hora da necessidade? Atualmente realizamos nossas buscas através da internet, mas não pense que essa ideia se tornou obsoleta. O Google Meu Negócio é a base de dados que vai conectar a empresa com a busca do cliente.
Meu Negócio é uma ferramenta do Google que, mesmo sem saber o nome, você com certeza conhece. Na hora de pesquisar sobre algum tipo de serviço, repare que aparecem pequenos quadros e marcações do Google Maps com informações sobre os comércios na localização. É pelo GMN que as empresas preenchem e disponibilizam esses dados, mas, sua importância vai além do que apenas um catálogo!
Quando falamos sobre Inbound Marketing e SEO a associação mais direta é com “grandes” marcas ou estratégias mais centradas na produção de conteúdo, dificilmente pensamos em um negócio mais local. Porém um bom Marketing Digital e presença online são vitais para qualquer empreendimento conseguir crescer nos dias de hoje, independente do tamanho ou nicho.
O GMN permite que todos os tipos de serviços e comércios consigam ser encontrados durante uma busca no Google e alcancem novos clientes. Quer entender melhor como essa ferramenta pode aumentar o nível do seu negócio? Acompanhe o nosso artigo!
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SEO
Entenda como funciona

O Google Meu Negócio, atualmente conhecido como Perfil da Empresa, é uma ferramenta gratuita do Google que permite qualquer empresa criar uma “ficha” com informações e dados. Funciona como um grande catálogo virtual de empresas, que vão aparecer na primeira página dos resultados de pesquisas relacionadas.
Um exemplo bem resumido, a padaria do Antônio fica localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro, aberta de 08 às 19 horas, de segunda a sábado. Se você estiver na região em horário comercial e pesquisar sobre padarias, café da manhã ou “onde comprar pão”, provavelmente irá ver a ficha da padaria do Antônio e a localização no Google Maps, caso ele tenha investido no seu Perfil da Empresa.
Algumas informações que podemos incluir:
- Nome comercial da empresa;
- Endereço do negócio;
- Número de telefone;
- Horário de funcionamento;
- Formas de pagamento;
- Outras informações sobre o negócio.

Essas informações são preenchidas de uma forma prática por meio de uma plataforma intuitiva e de fácil aprendizado, dando visibilidade e engajamento para o negócio, mesmo que ele não tenha um site ou blog dedicado.
A plataforma também disponibiliza algumas métricas que podem te ajudar a entender melhor como está sendo o engajamento virtual com a empresa, confira;
- Total de visualizações;
- Visualizações de pesquisa;
- Visualizações no Google Maps;
- Total de ações;
- Cliques em website;
- Ligações para você;
- Visualizações de fotos;
- Solicitações de rotas.
Para começar a utilizar basta acessar o site do Perfil da Empresa, logar com sua conta Google e preencher os dados, bem fácil, não é mesmo?
Qual a importância do Meu Negócio para o SEO local?
Quando pensamos em SEO, os exemplos mais clássicos são aplicações em estratégias de Inbound Marketing ou outras estratégias de Marketing Digital, envolvendo campanhas de produção de conteúdo para Blogs, sites e redes sociais, associando com marcas “grandes” e campanhas complexas. Porém, boas práticas de SEO e Marketing Digital não se limitam a apenas esse nicho, qualquer negócio pode crescer investindo na sua presença online.

O Perfil da Empresa permite que a ficha da empresa apareça logo na primeira página dos resultados de pesquisa do Google e tenha sua localização fixada no Google Maps. É uma base para desenvolver um bom SEO local, que tem como foco buscar o posicionamento da sua lista de negócios no topo das buscas com o objetivo de aumentar a circulação de clientes no espaço físico da sua empresa.
Algumas vantagens que a ferramenta pode trazer para seu negócio:
- Estabelecer uma presença online, de forma prática e rápida.
- Gerar oportunidade de negócios e atrair clientes.
- Criar um canal direto de comunicação online com o cliente.
- Quantificar os resultados digitais que sua empresa conquistou
Criar um perfil do seu negócio no Google vai ser o primeiro passo para utilizar a internet a seu favor, gerando engajamento e conquistando novos clientes. Aprofundar os conhecimentos em SEO e marketing será essencial para quem deseja ir além, e o instituto Infnet pode ajudar nessa jornada! Confira.