O sitemap é um arquivo que reúne as informações de um site. Com ele, os mecanismos de busca têm acesso a tudo aquilo que o site oferece. Esse documento é fundamental para a página ter mais visibilidade em motores de pesquisa, como o Google.
E você sabia que é possível criar um sitemap utilizando o plugin Yoast SEO? Caso não saiba como fazer isso, o Infnet explica tudo para você.
Baixe o guia completo sobre
SEO
Como utilizar o plugin Yoast?
O Yoast SEO é um plugin que avalia se o artigo de um site é amigável para os motores de busca. Isso significa que ele faz uma análise completa dos fatores que tornam aquele blog favorável, ou não, ao ranqueamento.

Para utilizar o Yoast basta instalar e configurar ele em um site ou um blog. Comumente, este plugin é aplicado no WordPress. Assim, quando um blog é postado, este plugin traz considerações sobre o SEO dele, além de descrever sua legibilidade.
Para que quem esteja publicando saiba o motivo por trás da análise de SEO, o Yoast fornece um relatório com informações detalhadas em relação ao texto. Na versão paga, é possível encontrar ainda mais dados sobre os fatos de possível ranqueamento por trás do blog.
Como o plugin Yoast SEO pode auxiliar no sitemap?
Este plugin auxilia na elaboração de um sitemap pois já disponibiliza um modelo XML no menu SEO. Este é um dos padrões utilizados na criação de sitemaps, ou seja, o Yoast facilita todo o processo ao já fornecer um modelo pronto.
Assim, em apenas alguns cliques é possível gerar um arquivo que seria muito trabalhoso se feito de forma manual.
Confira o passo a passo para gerar o sitemap pelo plugin Yoast SEO:
- Na primeira página do WordPress, aperte no menu SEO;
- Após isso, uma série de recursos irá aparecer. Dessa forma, é necessário acessar a página “Geral”;
- Logo em seguida, é preciso entrar na guia “Recursos”, nessa aba uma série de chaves com diversas opções irão surgir;
- Assim, o próximo passo é habilitar a chave “XML - Sitemap”, para isso basta colocar o botão na parte escrita “ligado”;
- Nesse momento basta clicar no ponto de interrogação ao lado da chave “XML - Sitemap”, que irá aparecer opções para visualizar o sitemap já produzido;
- Por fim, basta apenas abrir o sitemap e olhar as informações acerca do site e das páginas da web descritas lá.
Quais são os benefícios do sitemap para SEO?
A razão pela qual o plugin Yoast SEO realiza um sitemap é bem simples: esses arquivos auxiliam na otimização das URLs para motores de busca, ou seja, eles fazem as páginas ficarem mais fáceis de ranquear em mecanismos de pesquisa, como o Google.
Isso acontece porque o sitemap faz uma página ter mais visibilidade, pois agora os motores encontram ela com mais facilidade. Assim, ele colabora diretamente para as boas práticas em SEO e deve ser lembrado na hora de buscar o ranqueamento de um texto.
Outros modelos de Sitemap
Com o Yoast SEO é muito mais fácil gerar um sitemap. Esse plugin oferece o modelo XML, que traz uma organização mais ampla. No entanto, existem outras formas que isso pode ser feito.

Entre os modelos mais comuns há o HMTL, conhecido por ser um padrão mais simples, que apenas lista o conteúdo. Esse é conhecido por ser o modelo de sitemap mais descomplicado. Para escolher qual modelo se encaixa mais é preciso entender o que se deseja organizar e quais são as características próprias do site. Só assim é possível escolher a melhor opção.
Entender mais sobre o plugin Yoast SEO e o sitemap é super importante para o segmento do marketing digital. Ferramentas como essa dão uma nova perspectiva ao serviço que está sendo executado, o que pode ampliar seu sucesso na prática.
E o Infnet pode te ajudar a conhecer outros mecanismos que causem impactos positivos em uma estratégia de atração, vendas e conversão online. Tudo isso por meio dos nossos cursos, graduações e pós-graduações que oferecem uma formação completa nas áreas de marketing digital, TI e administração.
Conheça agora o Infnet e opte pelo melhor na sua formação!