Como fazer um sitemap através do plugin Yoast SEO?

Neste artigo você encontrará:

O sitemap é um arquivo que reúne as informações de um site. Com ele, os mecanismos de busca têm acesso a tudo aquilo que o site oferece. Esse documento é fundamental para a página ter mais visibilidade em motores de pesquisa, como o Google.

E você sabia que é possível criar um sitemap utilizando o plugin Yoast SEO? Caso não saiba como fazer isso, o Infnet explica tudo para você.

Baixe o guia completo sobre

SEO

Como utilizar o plugin Yoast?

O Yoast SEO é um plugin que avalia se o artigo de um site é amigável para os motores de busca. Isso significa que ele faz uma análise completa dos fatores que tornam aquele blog favorável, ou não, ao ranqueamento.

Mulher branca utilizando uma camisa vermelha sentada em uma mesa de escritório utilizando um notebook
Gerar um sitemap pelo Yoast é simples e rápido. | Foto: Pexels

Para utilizar o Yoast basta instalar e configurar ele em um site ou um blog. Comumente, este plugin é aplicado no WordPress. Assim, quando um blog é postado, este plugin traz considerações sobre o SEO dele, além de descrever sua legibilidade.

Para que quem esteja publicando saiba o motivo por trás da análise de SEO, o Yoast fornece um relatório com informações detalhadas em relação ao texto. Na versão paga, é possível encontrar ainda mais dados sobre os fatos de possível ranqueamento por trás do blog.

Como o plugin Yoast SEO pode auxiliar no sitemap?

Este plugin auxilia na elaboração de um sitemap pois já disponibiliza um modelo XML no menu SEO. Este é um dos padrões utilizados na criação de sitemaps, ou seja, o Yoast facilita todo o processo ao já fornecer um modelo pronto.

Assim, em apenas alguns cliques é possível gerar um arquivo que seria muito trabalhoso se feito de forma manual.

Confira o passo a passo para gerar o sitemap pelo plugin Yoast SEO:

Quais são os benefícios do sitemap para SEO?

A razão pela qual o plugin Yoast SEO realiza um sitemap é bem simples: esses arquivos auxiliam na otimização das URLs para motores de busca, ou seja, eles fazem as páginas ficarem mais fáceis de ranquear em mecanismos de pesquisa, como o Google.

Isso acontece porque o sitemap faz uma página ter mais visibilidade, pois agora os motores encontram ela com mais facilidade. Assim, ele colabora diretamente para as boas práticas em SEO e deve ser lembrado na hora de buscar o ranqueamento de um texto.

Outros modelos de Sitemap

Com o Yoast SEO é muito mais fácil gerar um sitemap. Esse plugin oferece o modelo XML, que traz uma organização mais ampla. No entanto, existem outras formas que isso pode ser feito.

Foto de mãos femininas sobre um teclado de notebook
Existem diversos modelos em que o sitemap pode ser feito. | Foto: Pexels

Entre os modelos mais comuns há o HMTL, conhecido por ser um padrão mais simples, que apenas lista o conteúdo. Esse é conhecido por ser o modelo de sitemap mais descomplicado. Para escolher qual modelo se encaixa mais é preciso entender o que se deseja organizar e quais são as características próprias do site. Só assim é possível escolher a melhor opção.

Entender mais sobre o plugin Yoast SEO e o sitemap é super importante para o segmento do marketing digital. Ferramentas como essa dão uma nova perspectiva ao serviço que está sendo executado, o que pode ampliar seu sucesso na prática.

E o Infnet pode te ajudar a conhecer outros mecanismos que causem impactos positivos em uma estratégia de atração, vendas e conversão online. Tudo isso por meio dos nossos cursos, graduações e pós-graduações que oferecem uma formação completa nas áreas de marketing digital, TI e administração.

Conheça agora o Infnet e opte pelo melhor na sua formação!

Baixe o guia completo sobre

SEO