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Acabou o tempo em que apenas o mais chamativo atraia a atenção do público. Se não houver algo interessante envolvido, pode ter certeza que seu conteúdo será rapidamente esquecido na vastidão digital. Somente no Google bilhões de pesquisas são realizadas por dia, então além de interessante é preciso estar no topo desses resultados. Por isso existe no Marketing Digital o conceito de SEO para otimização de conteúdo.
Quando falamos de SEO, sigla em inglês para “otimização dos mecanismos de busca”, estamos nos referindo a um conjunto de boas práticas aplicadas na produção de conteúdo, que tem como objetivo colocar a sua página no topo dos resultados de pesquisa.
Sites de busca utilizam algoritmos que vão filtrar os resultados e apresentar para os usuários uma ordem daquilo que for considerado o mais interessante. São levados em consideração critérios como formatação do texto, uso de imagens e vídeos, metadados da página e outros.
Aplicando da forma correta técnicas e ferramentas de otimização, é possível causar um crescimento gigantesco no alcance do seu site. O investimento em criar um conteúdo SEO-friendly é na atualidade uma necessidade para conseguir estabelecer uma presença online.
Para te ajudar a dar o pontapé inicial e já começar a aplicar otimização no seu conteúdo, preparamos algumas dicas, veja.

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SEO
Conheça o seu público-alvo
Persona, ou público-alvo, é um conceito muito presente em estratégias de Marketing Digital. O termo se refere a quem você acredita ser o consumidor ideal para o seu conteúdo, e define o nicho onde sua marca vai circular. Não tem como ser cativante se você não sabe nada sobre seu leitor.
Faça perguntas básicas como:
- Que tipo de busca meu público-alvo faz?
- Quais são as suas dúvidas ?
- Quais são os seus desejos?
- O que ele espera do meu canal?
- Quais outros assuntos relacionados ao meu canal podem ser interessantes?
Conhecer a sua persona torna seu processo de criação muito mais eficaz. Isso permite que você defina as palavras-chave, que serão o pilar do processo de otimização, por meio da busca pelas palavras mais pesquisadas pelo seu público.

Aplique técnicas de SEO na formatação do texto
Um critério levado muito em consideração pelos mecanismos de busca é a legibilidade do texto. É importante construir um conteúdo fluido e agradável de ler, que alavanque o ranqueamento da página. Confira alguns padrões de formatação que são bem vistos pelos algoritmos de busca.
- Posição da palavra-chave
O ideal é que ela apareça em lugares de destaque, como no título, primeiro parágrafo, na conclusão e em algum subtítulo. Atenção para não repetir demais a palavra chave ao longo do texto.
- Formatação de títulos e subtítulos
Importante ter uma estrutura bem coesa. um título principal chamativo e com a maior fonte, chamada H1. Crie divisões para o texto não ficar massante, esses títulos secundários devem ter uma fonte menor, a H2. Caso seja necessário a criação de subtítulos em algum dos tópicos, use uma terceira variação na fonte, fechando a estrutura com H3.
- Formatação do parágrafo
O tamanho ideal para parágrafos é de 3 a 4 linhas, utilizando frases curtas de até 20 a 30 palavras. Essas medidas são lidas pelos mecanismos de buscas como as mais fluidas, aumentando o posicionamento do conteúdo nos resultados de pesquisa.
- Legenda nas imagens e vídeos
Utilizar imagens e vídeos ao longo do texto é um ótimo recurso para facilitar a leitura e manter a atenção do leitor. Só não esqueça de incluir legendas, ou Alt Texts, pois será importante para os mecanismos de busca reconhecerem o conteúdo como presente no texto.

Esteja de olho nas tendências!
Na internet, constantemente surgem novidades que rapidamente já são substituídas por outras. Para se manter no topo é preciso acompanhar o dinamismo que o meio digital carrega. Ferramentas como o Google Search Console, Screaming Frog SEO, Google ADS permitem que você monitore os padrões em como seu conteúdo é recebido pelo público. Fique de olho nas métricas geradas, quais palavras-chaves estão sendo mais pesquisadas e quais formatos estão na moda.
Um conteúdo otimizado para SEO é a principal ferramenta de geração de tráfego orgânico para um site. Algumas mudanças podem trazer um grande impacto, o instituto Infnet pode ajudar a aprender mais sobre como aplicar técnicas SEO e outras estratégias de Marketing Digital no seu negócio, confira.