WordPress é a principal plataforma para gestão de blogs no mundo, representa nada menos do que 43% de todo o conteúdo online disponível hoje. Procurada por sua praticidade e por oferecer um conjunto amplo de ferramentas para gestão de Marketing do site. Porém, mesmo sendo uma super CMS, é necessário que você tenha atenção às técnicas SEO para WordPress.
Uma das maiores preocupações do Google no seu site de pesquisa é levar o conteúdo mais interessante para o usuário. Para isso é feita uma leitura da página pelo robô do Google, que vai rankear o conteúdo de acordo com alguns critérios, como formatação, uso de palavras-chave e meta descrição.
Boas práticas de SEO, sigla em inglês para “Otimização dos Mecanismos de Busca”, são uma exigência para quem deseja se destacar no espaço virtual. Esse conjunto de técnicas e ferramentas de otimização vão ser as responsáveis por colocar o seu Blog no topo dos mecanismos de busca.
A WordPress desenvolveu um visual SEO-friendly e plugins para que seus produtores de conteúdo, mesmo sem um conhecimento profundo em técnicas de otimização, consigam ter estrutura para não ficarem à deriva. Com pequenas alterações e atenção na formatação do texto, é possível impulsionar o crescimento da sua página.
Acompanhe nosso artigo para saber algumas dicas!

Baixe o guia completo sobre
SEO
Técnicas de SEO para WordPress
A otimização e a produção de conteúdo são os dois pilares de uma estratégia de Marketing Digital. Na internet os processo de engajamento do público acontece de uma forma mais indireta. É necessário atrair seu interesse, manter ele acompanhando seu conteúdo e nutrir uma presença online,
Aplicar boas práticas de SEO em conjunto com um conteúdo interessante é a forma mais eficaz de aumentar o alcance e a permanência na sua página. Veja algumas técnicas básicas que já podem ser aplicadas por você.
Pesquisa de palavras-chave
Utilizar boas palavras-chave é o primeiro passo para começar a otimizar seu site. Na hora de criar o conteúdo, é essencial analisar os termos mais buscados pelo público no Google, outros buscadores e canais de comunicação online. Tenha definido as palavras-chave short tail, que possuem maior tráfego e são mais disputadas, e long tail, que possuem um tráfego menor e um nicho mais específico.

Otimização on-page
São um conjunto de práticas que vão ser aplicadas dentro do seu site, seja no texto do conteúdo, acréscimo de imagens ou vídeos. A formatação do conteúdo causa um grande impacto do ranqueamento da página, um dos critérios utilizados pelos robôs de rastreio dos mecanismos de busca é a fluidez e relevância do texto. Confira quais práticas adotar na hora de escrever:
- Posição da palavra-chave
O ideal é que ela apareça em lugares de destaque, como no título, primeiro parágrafo, na conclusão e em algum subtítulo. Atenção para não repetir demais a palavra chave ao longo do texto.
- Formatação de títulos e subtítulos
Importante ter uma estrutura bem coesa, tenha um título principal chamativo e com a maior fonte, chamada H1. Crie divisões para o texto não ficar massante, esses títulos secundários devem ter uma fonte menor, a H2. Caso seja necessário a criação de subtítulos em algum dos tópicos, use uma terceira variação na fonte, fechando a estrutura com H3.
- Formatação do parágrafo
O tamanho ideal para parágrafos é de 3 a 4 linhas, utilizando frases curtas de até 20 a 30 palavras. Essas medidas são lidas pelos mecanismos de buscas como as mais fluidas, aumentando o posicionamento do conteúdo nos resultados de pesquisa.
- Legenda nas imagens e vídeos
Utilizar imagens e vídeos ao longo do texto são um ótimo recurso para facilitar a leitura e manter a atenção do leitor. Só não esqueça de incluir legendas, ou Alt Texts, pois será importante para os mecanismos de busca reconhecerem o conteúdo como presente no texto.

Utilize o plugin Yoast SEO do WordPress
O Yoast é uma ferramenta associada à plataforma com função de trazer sugestões com boas práticas de SEO ao usuário. O plugin faz uma leitura da página seguindo os mesmos parâmetros que os robôs de rastreamento dos mecanismos de busca. Os resultados dessa análise são apresentados para o usuário de uma forma bem estruturada, facilitando a compreensão da estrutura de SEO do conteúdo.
Ela analisa características da formatação do texto que afetam a avaliação da legibilidade pelos rastreadores dos mecanismos de busca. Parágrafos muito grandes, formatação de títulos e subtítulos, uso de palavras-chaves e frases muito longas são algumas características de legibilidade que afetam no rankeamento da página.

O Yoast é baseado em boas práticas de SEO e não regras, será um auxiliador do produtor de conteúdo. Cabe ao usuário avaliar quais sugestões serão pertinentes ou não.
Por quê investir no SEO para WordPress?
O Marketing Digital tem sido o caminho para o crescimento de muitos blogs e estabelecer uma presença online tem sido cada vez mais uma exigência das redes. Muitas estratégias de marketing são pautadas em dois pilares, produção de conteúdo e SEO.
O WordPress é uma plataforma excelente para conteúdo e oferece ferramentas que trazem o complemento perfeito para melhorar o posicionamento dos mecanismos de busca. Vale a pena investir nesse aprendizado para potencializar sua marca e projetos, o instituto Infnet pode ajudar a tirar o máximo de proveito dessas ferramentas!