Conheça os principais fatores de rankeamento do Google

Neste artigo você encontrará:

Se você já sabe o que é, ou mesmo já sabe um pouco sobre como fazer SEO, também deve conhecer os fatores de rankeamento do Google. Afinal, são eles que determinam quais as melhores práticas de SEO.

Contudo, além de sempre ganhar atualizações, esses fatores são muitos — centenas, na verdade! Então, como saber quais são os mais importantes? Por onde começar?

É para isso que estamos aqui. A seguir, você vai entender um pouco mais sobre o ranqueamento do maior buscador do mundo e conhecer quais são os fatores essenciais para construir o SEO ideal.

Mesa com um notebook, caderno aberto, óculos e uma xícara de café. Na tela do notebook: página similar a home de pesquisa do google
A melhor forma de ser encontrado na internet é através dos buscadores. | Designed by Freepik

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Para que servem os fatores de rankeamento?

Toda vez que alguém faz uma pesquisa no Google, o algoritmo do buscador confere milhões de sites em alguns segundos para apresentar as melhores correspondências ao termo utilizado pelo usuário.

Por mais poderoso que seja esse “robô”, não é uma tarefa simples escanear tantas páginas e encontrar o melhor resultado. Por isso, o Google segue alguns padrões, sempre com o objetivo de fornecer ao usuário a experiência mais agradável em relação ao que ele deseja encontrar.

Dessa forma, os primeiros resultados da busca não apenas respondem a dúvida da pesquisa, como também são completos, de fácil navegação, seguros e rápidos. Ao menos são resultados com esses parâmetros que o Google tenta entregar.

Para serem escolhidos pelo buscador entre centenas de milhares de concorrentes, os sites precisam ficar o mais próximos quanto possível do ideal para o algoritmo. E é aí que entra o SEO e o trabalho de aprimorar os fatores considerados pelo Google.

Como são muitos, alguns possuem mais peso para o algoritmo. Esses são os essenciais, sem os quais não dá nem para começar a tentar melhorar o ranqueamento.

Lupa apoiada em blocos de madeira em duas fileiras, escrito: SEO na primeira, e na segunda: ranking
Atingir aos fatores de rankeamento é o “gol” do jogo do SEO. | Designed by Freepik

Quais são os fatores de rankeamento fundamentais?

É importante entender que muito do entendimento sobre SEO no Inbound Marketing vem da análise constante de profissionais sobre o que dá certo e o que não dá. O Google não costuma revelar muitos detalhes a respeito do funcionamento do algoritmo, apesar de fornecer algumas diretrizes básicas.

Ou seja, não existe uma lista oficial de fatores de rankeamento com ordem de prioridade. O que existe é o consenso entre especialistas sobre o que é essencial. O algoritmo também muda frequentemente, então é sempre bom ficar de olho nas atualizações, mesmo que pequenas!

Com tudo isso em mente, agora você pode conhecer os principais fatores e começar a praticar o SEO no seu site.

O Google quer garantir qualidade nos primeiros resultados das pesquisas. Para isso, ele verifica o EAT das páginas: especialização (ou expertise), autoridade e confiabilidade.

O EAT é uma parte do algoritmo focada em fatores relacionados a esses três temas. Entre os fatores você vai encontrar:

Vale mencionar que o EAT é utilizado pelo algoritmo com mais afinco em sites que tratam de assuntos delicados e que podem impactar bastante as decisões do usuário. É o caso de conteúdos relacionados a saúde, finanças ou assuntos jurídicos, por exemplo.

As palavras-chave são primordiais em qualquer conteúdo, mas devem ser usadas com cautela. Além de penalizar o uso em excesso, o Google identifica a aplicação de termos semelhantes ao longo de todo o conteúdo.

Os fatores mais relevantes sobre palavras-chaves dizem respeito aos locais da página em que elas se encontram. Não podem faltar palavras-chaves no(a):

Além de fornecer referências, uma forma de se dar muito bem com o algoritmo é ser referenciado. Quando outras páginas possuem links para o seu site, o Google entende que você possui autoridade naquela área e melhora sua posição.

Algumas formas de conseguir backlinks é através de parcerias com sites similares ou construindo conteúdos relevantes que possam ser compartilhados. Infográficos são uma ótima pedida para isso.

Conexões entre sites fortalecem ambos. | Designed by Freepik

A experiência do usuário é muito afetada pelas tecnicidades do site. Mesmo que o conteúdo esteja perfeito para o SEO, e forneça informações completas e relevantes, as pessoas ainda podem ter problemas para acessá-lo, e o algoritmo punirá a página em questão.

Alguns dos fatores de rankeamento técnicos mais importantes são:

Aprimore o seu SEO com conhecimento

Estudar sobre SEO é sempre vantajoso. Já que existem tantos fatores de rankeamento, sempre haverá algo novo a aprender — assim como no marketing digital de forma geral.

Se você quer estudar sobre esse universo, que tal começar agora mesmo? Conheça alguns cursos completos sobre marketing digital do Instituto Infnet e inicie sua profissionalização na área:

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