São realizadas cerca de 3.5 bilhões de pesquisas diariamente, em todo o mundo, somente no Google, o maior e mais conhecido site de buscas. Um volume gigante, mas que facilmente se perde na vastidão de conteúdos disponíveis na internet. Então, como podemos entender o caminho que liga um site e seu público? O Google Search Console, nos permite responder essa pergunta!
Essa ferramenta, disponibilizada gratuitamente pelo Google, nos ajuda a quantificar a presença de um site nos resultados de pesquisa do buscador. Ela é essencial para entender como o conteúdo em uma campanha de Inbound Marketing está alcançando, ou não, o público alvo. O Search Console é um passo além para aumentar a qualidade e a competitividade de um website.
Compõe o conjunto de ferramentas e práticas para SEO, sigla em inglês para “Otimização dos Mecanismos de Busca”, que complementa a produção de conteúdo no Marketing Digital. Não basta apenas criar um conteúdo interessante, se ele não estiver alcançando o público não vai existir o engajamento desejado. Aprender como aplicar as técnicas de SEO é uma necessidade para tornar um site mais profissional.
Ficou interessado em saber como melhorar o rankeamento do seu site, resolver problemas que podem estar te fazendo perder engajamento e aumentar seu conhecimento sobre SEO? Acompanhe o nosso artigo!

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Entendendo o Google Search Console
O GSC é uma ferramenta gratuita do Google, disponível online, e a sucessora do antigo Webmaster Tools. A mudança teve como objetivo democratizar o acesso à ferramenta, o WT tinha uma aparência voltada muito mais para desenvolvedores web.
Enquanto o novo Search Console possui uma aparência mais intuitiva e facilidade de navegação, sem perder as vantagens do seu antecessor. Portanto, de amadores a profissionais, é uma ferramenta de SEO importante para qualquer um que deseje melhorar a presença online do seu website.
- Quais as suas funções?
- Search Appearance (Aparência de pesquisa): Como os mecanismos de busca estão lendo as páginas do site - títulos, formatação textual, imagens etc.
- Search Traffic (Tráfego de pesquisa ): Quais são os temas pesquisados e quais caminhos que levam o público até o site.
- Google Index (Índice do Google): Como os mecanismos de busca estão indexando as páginas do seu site e quais palavras- chave mais se destacam.
- Security Issues (Problemas de segurança): Alerta para possíveis falhas de segurança do website, como Malwares, Spam e Hackers.

- Como começar a utilizar?
Para começar a utilizar, basta ter uma conta Google e acessar a plataforma do Google Search Console. Depois disso, você precisará informar o site que deseja rastrear. Pode levar alguns dias para serem gerados os primeiros relatórios e é necessário que você seja administrador do portal escolhido. Quando for adicionar uma URL para rastrear, o usuário tem a opção de escolher todo o domínio (o conjunto de páginas que compõem um site) ou uma página específica.

Importância para SEO
O GSC vai fazer uma leitura seguindo os mesmos parâmetros que o mecanismo de busca utiliza para rankear um site: gerando relatórios de acordo com as funções listadas acima, apontando quais itens podem estar prejudicando a navegação e a propagação do conteúdo publicado.
Essas informações são essenciais para que produtores de conteúdo consigam entender quais pesquisas são feitas pelo público para chegar no site, qual conteúdo é mais relevante e como o Google apresenta esse conteúdo nos resultados de pesquisa.
Durante uma campanha de Inbound Marketing, ou de outras técnicas de Marketing Digital, essas informações farão parte das métricas que vão quantificar o sucesso ou falha de uma estratégia de divulgação, possibilitando entender quais problemas podem estar surgindo na organização do seu site e quais soluções podem potencializar a sua divulgação.
O marketing digital está em constante crescimento e renovação, além de criatividade é importante saber quais são as técnicas e métricas que podem impactar no alcance do seu conteúdo. A área de SEO exige alguns conhecimentos mais técnicos, porém é essencial para o bom profissional ou quem deseja aplicar o conceito no seu negócio, o instituto Infnet pode ajudar nessa etapa! Confira.