O famoso “oráculo” da internet tem esse apelido por saber de praticamente tudo que acontece na web. É claro que é apenas um modo de falar, mas, de fato, o Google é um dos melhores indicativos sobre o que as pessoas estão comentando no mundo virtual. E existe uma maneira de acompanhá-lo: pelo Google Trends.
O Google Trends é uma ferramenta gratuita que funciona em dezenas de países e serve para acompanhar tendências — daí o nome. É possível verificar tanto a quantidade de pesquisas sobre determinado assunto em tempo real, quanto ver a flutuação de interesse ao longo dos anos.
Há diversas maneiras de usar o mecanismo para criar conteúdo, manter-se atualizado e também para fazer o SEO do seu site. Descubra como, a seguir:

Baixe o guia completo sobre
SEO
Como funciona o Google Trends
A intenção da ferramenta é bem simples: acompanhar o interesse das pessoas em alguns tópicos a partir da quantidade de pesquisas feitas sobre eles no Google. Mas como isso acontece?
O buscador armazena todas as pesquisas realizadas, mesmo que sejam bilhões; afinal, estamos falando de um sistema poderosíssimo. Desde o lançamento do Google Trends, esses dados são utilizados na formulação de gráficos, que mostram volume de buscas no eixo vertical e tempo no eixo horizontal. Veja um exemplo:

Essa é a maneira mais simples e popular de analisar os dados disponíveis, mas a ferramenta vai além. É possível também descobrir gráficos mostrando o interesse por região, termos relacionados, separação por categoria, pesquisas relacionadas que sofreram alguma ascensão recentemente, entre outros recursos.
Você pode acessar o Trends por qualquer dispositivo e não precisa, necessariamente, procurar por um termo para usá-lo. É possível ver os hot topics, ou “assuntos quentes”, bem como as séries históricas noticiadas pelo próprio Google. É o caso da série que analisa o interesse pelo termo “LGBTQIA+”, feita em celebração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.
Como e para que usar o Google Trends
Já deu para ver que a ferramenta é legal, mas qual sua utilidade, afinal? Para o marketing digital, as respostas são muitas!
Quem é criador de conteúdo pode aproveitar essas informações valiosas para produzir publicações completas e atualizadas, com dados relevantes. No caso de redes sociais, posts dentro dos hot topics do momento podem atrair diversos novos seguidores que estão acompanhando o assunto.
Porém, talvez o principal uso seja para aprimorar o SEO. São várias maneiras de utilizar os insights para colaborar na estratégia SEO de um site, desde como fonte de estudo até para criação de cronograma.
Confira algumas alternativas:
- Estudo de palavras-chave
As palavras-chaves são um dos principais fatores de ranqueamento do Google. Por isso, é muito importante estabelecer uma relação estratégica de termos que levem as pessoas até sua página.
No Trends, você pode fazer uma seleção dos termos mais procurados dentro da sua área, ver quais são os relacionados e até quais são menos populares, e portanto com menos concorrência. Às vezes, são essas revelações que ajudam a pensar em uma estratégia única.
- Cronograma de conteúdo
A partir do estudo de palavras-chave, é provável que você tenha algumas ideias do que é melhor usar nas próximas produções. Com isso, você pode criar um cronograma, inclusive com conteúdos sazonais, já que você pode verificar quais termos são mais buscados em determinadas épocas do ano.

- Análise de concorrência
Pesquisas de mercado são muito importantes para entender o que está indo bem na sua estratégia e o que pode melhorar. Ao descobrir os termos mais pesquisados no seu segmento, você pode verificar quais são os resultados principais — e assim descobrir o que seus concorrentes estão fazendo.
Em alguns casos, você talvez descubra até mesmo que não há resultados muito bem trabalhados para determinadas buscas. Essa é a chance de criar um conteúdo que ocupe aquele espaço e tenha o SEO no ponto certo.
Seja qual for a maneira de utilizar o Google Trends, o fato é que o marketing digital de uma empresa pode ser muito beneficiado por essa ferramenta. E você pode ter ainda mais ideias se aprofundar seus conhecimentos no tema! Que tal, então, conhecer alguns cursos da Infnet? Dá uma olhada: