Melhores ferramentas de SEO

Neste artigo você encontrará:

Todos que trabalham com Marketing Digital, ou ao menos estão por dentro do assunto, sabem que as técnicas de SEO são indispensáveis para o sucesso de uma boa estratégia de Inbound Marketing.

Contudo, existem formas de aperfeiçoar o SEO, indo além das táticas mais comuns, como a repetição de palavras chaves. Isso porque já existem diversas ferramentas de SEO capazes de potencializar os resultados desta técnica.

Quer saber quais são essas ferramentas? O Infnet te fala e ainda aborda quais são as suas funções. Confira:

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O que são ferramentas de SEO?

As ferramentas de SEO são tudo aquilo que ajuda a melhorar o desempenho desta técnica. Mas antes vamos relembrar um pouquinho do que se trata essa técnica.

Foto de blocos de madeira formando a palavra SEO
As ferramentas de SEO auxiliam na obtenção de melhores resultados. | Foto: Pexels

SEO é uma sigla que significa otimização para motores de busca. Portanto é uma estratégia adotada com o objetivo de fazer uma página da web ranquear nas primeiras posições dos mecanismos de busca, comumente o Google. O uso dessa técnica faz com o que o site receba mais visitas orgânicas, aumentando seu tráfego, e consequentemente, sua visibilidade.

Portanto, as ferramentas de SEO são plataformas que auxiliam a obter este ranqueamento. Ou seja, faz com que o site seja um dos primeiros encontrados após uma pesquisa na internet.

Essas ferramentas são diversas, logo, elas podem ajudar nos mais diversos aspectos que envolvem a otimização das páginas. Saiba mais a seguir.

Como elas podem auxiliar no ranqueamento?

Apenas aplicar as técnicas de SEO pode não ser o suficiente para que elas gerem bons resultados. Assim, utilizar ferramentas de SEO pode ser o diferencial que falta para o sucesso dessa estratégia.

Além disso, tais plataformas ainda auxiliam na organização, o que ajuda a fazer um planejamento a longo prazo. E ainda revelam informações que possibilitam a adoção de técnicas mais assertivas.

Sugestões de ferramentas

Assim, vamos logo partir para as sugestões de ferramentas de SEO que todo mundo que trabalha nessa área deveria conhecer.

Existem diversas plataformas que auxiliam no ranqueamento em motores de busca. | Foto: Pexels

Lembrando que essas plataformas possuem objetivos diferentes e várias delas podem ser utilizadas em conjunto para que haja resultados ainda melhores.

Confira:

Para começar, o Google Analytics é uma das melhores ferramentas de SEO que existem. Ou seja, essa é uma dica muito interessante para quem trabalha, ou deseja trabalhar, na internet.

Essa plataforma oferece informações sobre sites e aplicativos. Deste modo, ele gera relatórios completos sobre o tráfego e o desempenho da página em geral, e ainda colabora para transformar essas informações em estratégias reais.

Já o SimiliarWeb é uma ferramenta que fornece informações sobre sites e aplicativos de um mesmo segmento. Por esse motivo, é a plataforma perfeita para quem deseja monitorar seus concorrentes.

No campo no SEO, o SimiliarWeb gera dados sobre as palavras chaves mais utilizadas em páginas de uma mesma área. Assim como os termos mais procurados pelo público alvo de determinada empresa.

O Keyword Explorer oferece todos os dados necessários sobre uma palavra chave. Por meio dessa plataforma é possível saber a quantidade de vezes que o termo foi buscado e as chances de uma página ranquear com aquela palavra.

Além disso, esta ferramenta também faz uma análise completa sobre as páginas que estão nas primeiras colocações dos motores de busca. Com isso é possível fazer uma análise panorâmica sobre o que o público está procurando e o que está sendo oferecido.

Outra ferramenta clássica do SEO é o Ubersuggest, uma plataforma que também trabalha analisando palavras chaves. Com ele, basta o usuário digitar o termo escolhido e em seguida receber as métricas relacionadas a uma palavra chave.

A plataforma ainda oferece ideias sobre conteúdos referentes ao termo pesquisado, assim como o histórico de busca da palavra.

Por fim, o SemRush é uma recomendação que não poderia ficar de fora. Afinal, esta plataforma apresenta as mais diversas funções para quem trabalha de forma online.

A partir dos dados fornecidos o usuário passa a entender mais sobre sua página e a dos concorrentes. Assim como as palavras chaves e as estratégias que devem ser adotadas para o ranqueamento.

Essas ferramentas certamente irão auxiliar quem deseja trabalhar com a produção de conteúdo com SEO. E um bom curso que aborda a técnica irá ajudar ainda mais!

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