Grandes avanços tecnológicos e a democratização do acesso à internet causaram mudanças significativas nos hábitos da população. Temos à disposição uma abundância de conteúdo a poucos cliques de acesso. Estratégias de Marketing digital, como SEO, Content e Inbound Marketing surgiram para ajudar administradores de sites a responder a seguinte questão: como atrair atenção do público online?
Somente no Brasil, 77% da população utiliza a internet diariamente, passando em média 10 horas conectado. O potencial de alcance de uma campanha de marketing digital é absurdo, nutrir uma presença online já se tornou vital para o crescimento das empresas e marcas. A tendência é que os investimentos em produção de conteúdo digital continuem aumentando.
Atualmente, somente no Google, mais de 3 bilhões de pesquisas são realizadas por dia. O que nos leva a outra questão fundamental: como conseguir que o público chegue até meu site?
O SEO (Search Engine Optimization) é um dos pilares do Marketing Digital que surge para responder essas questões. O conceito significa otimização dos mecanismos de busca, e se refere a aplicação de um conjunto de boas práticas na hora de produzir um texto para web. Com o objetivo de conquistar um melhor ranqueamento em sites de pesquisa, como o Google, Yahoo e outros.
Os mecanismos de busca trabalham a partir de algoritmos que vão filtrar os resultados de acordo com critérios de qualidade. Apresentando no topo aquilo que for considerado o resultado que mais vai interessar o usuário.
Interessado em saber mais sobre como colocar um site no topo nas pesquisas? Preparamos um guia mostrando o que é necessário para já colocar o SEO em prática. Descubra o que preciso para otimizar uma página!
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SEO
Como fazer SEO?
Dentro do Marketing Digital, o uso do SEO está presente em diversas estratégias como Inbound Marketing e Content Marketing. Serão um conjunto de técnicas na formatação, utilização de ferramentas de gestão e configurações de metadados aplicadas em uma página web. Essas “boas práticas” levam em consideração certos padrões que são lidos pelos algoritmos como características de um texto com uma boa leitura e conteúdo relevante.

- Relevância dos links - Se refere aos links na sua página que levam para outros sites e vice-versa.
- Conteúdo original - Os mecanismos penalizam seriamente uma página quando um plágio é detectado.
- Formatação do conteúdo - Tamanho dos parágrafos, posicionamento de palavras-chave e estruturação dos títulos são alguns fatores levados em consideração para definir o readability da página.
- Tempo de permanência na página - A matemática feita pelos algoritmos aqui é simples, quanto mais tempo o usuário passa em uma página, mais o conteúdo dela foi relevante.
- Conectividade da página - Se a página estiver lenta, com spam ou problemas de segurança pode ter certeza que os buscadores vão deixar o público bem longe dela.
- Design otimizado - Uma página com layout leve, imagens e vídeos com Alt Text e sem sobrecarga de informação são muito bem vistas na hora da página ser ranqueada.
Essas são algumas características que serão o alvo das otimizações de SEO, mas por onde começamos?
Conheça o público-alvo
Persona, ou público-alvo, é um conceito fundamental para começar qualquer estratégia de Marketing Digital de sucesso. Se refere a quem é visto como o consumidor ideal para o conteúdo produzido, define o nicho onde o site vai querer circular. Não tem como ser cativante se não souber nada sobre o leitor.
Perguntas básicas como:
- Que tipo de busca meu público-alvo faz?
- Quais são as dúvidas dele?
- Quais são os seus desejos?
- O que ele espera do site?
- Quais são os temas de interesse?
Conhecer a persona torna o processo de criação muito mais eficaz, permite traçar objetivos claros e mensurar os resultados de engajamento. E a partir dessa definição podem ser traçadas as palavras-chave, que serão o centro do processo de otimização.
Pesquisa de palavras-chave
Na hora de criar o conteúdo, é essencial analisar os termos mais buscados pela persona do site no Google, outros buscadores e canais de comunicação online. Ter as palavras-chave é essencial para o processo de otimização, pois ajuda a definir qual vai ser a ligação entre a página e a busca feita pelo usuário.
As palavras-chave são utilizadas de uma forma estratégica na construção do texto e também nas montagens de metadados, como URL e meta-descrição. Esse é o primeiro critério que os mecanismos de busca leem para fazer a associação do conteúdo da página e as palavras utilizadas durante a pesquisa do usuário.

Tenha definido as palavras-chave short tail, que possuem maior tráfego e são mais disputadas, e long tail, com um tráfego menor e um nicho mais específico.
Por exemplo, uma loja de roupas pode utilizar a short tail “moda” que possuem um tráfego maior nos mecanismo de busca por ser um tema mais amplo e a long tail “regatas masculinas estampadas” que apesar de ser mais específica terá menos concorrência nos resultados de pesquisa.
Crie um texto SEO-Friendly
- Posição da palavra-chave - O ideal é que ela apareça em lugares de destaque, como no título, primeiro parágrafo, na conclusão e em algum subtítulo. Atenção para não repetir demais a palavra chave ao longo do texto.
- Formatação de títulos e subtítulos - Importante ter uma estrutura bem coesa, tenha um título principal chamativo e com a maior fonte, chamada H1. Crie divisões para o texto não ficar massante, esses títulos secundários devem ter uma fonte menor, a H2. Caso seja necessária a criação de subtítulos em algum dos tópicos, use uma terceira variação na fonte, fechando a estrutura com H3.
- Formatação do parágrafo - O tamanho ideal para parágrafos é de 3 a 4 linhas, utilizando frases curtas de até 20 a 30 palavras. Essas medidas são lidas pelos mecanismos de buscas como as mais fluidas, aumentando o posicionamento do conteúdo nos resultados de pesquisa.
- Legenda nas imagens e vídeos - Utilizar imagens e vídeos ao longo do texto éum ótimo recurso para facilitar a leitura e manter a atenção do leitor. Só não esqueça de incluir legendas, ou Alt Texts, pois será importante para os mecanismos de busca reconhecerem o conteúdo como presente no texto.
Plataformas de CMS e sistemas de gestão de conteúdo vão ser uma grande ajuda para quem deseja ter mais controle e facilidade para aplicar as estratégias de SEO no conteúdo. O WordPress, a plataforma de gestão mais usada no mundo, possui um visual SEO-friendly e plugins para que seus produtores de conteúdo, mesmo sem um conhecimento profundo em técnicas de otimização, consigam ter estrutura para não ficarem à deriva.
Faça os ajustes técnicos
Aplicar as boas práticas de SEO em um site é uma estratégia completa, agindo em diferentes segmentos da produção de conteúdo. Nessa etapa, que chamamos de otimização off-page, serão aplicadas práticas que atuam fora do seu site, seja em links externos ou configurações de indexação.
Essas técnicas tem como objetivo melhorar a indexação da página, associando o site com os de outros canais e resolver problemas técnicos que podem prejudicar o acesso do público ao conteúdo. Confira quais práticas você pode colocar em ação:
- Guest Post - São publicações que são escritas por você em outros sites, com um link para a sua. O objetivo é aumentar o alcance do seu conteúdo, a circulação do público entre canais aumenta a classificação de interesse para mecanismos de busca.
- Otimização da URL - Muita atenção pois essa é a porta de entrada para o seu conteúdo e de grande importância para os mecanismos de busca. Opte por URLs mais curtas, com uma média de 2 a 4 termos, focando na palavra-chave e no objetivo. Fique atento para links quebrados, pois prejudicam muito em como a qualidade da leitura é classificada pelos buscadores.
- Crie um sitemap - É um arquivo ou documento de texto criado para facilitar o processo de indexação nos mecanismos de busca. Literalmente, é um mapa do site, listando todas as URLs atreladas ao site, metadados de vídeos e imagens. Fazendo com que os buscadores registrem e utilizem essa informação na hora que calcular o ranqueamento da página.
Ferramentas de SEO
A essa altura você já conhece as 3 etapas necessárias para aplicar a otimização de conteúdo; Pesquisa, Otimização On-page e Off-page. Serão vários detalhes que o administrador do site e produtor de conteúdo devem ficar atentos para a página não sumir nos resultados de pesquisa.
Por isso, uma característica importante para todos que querem se aprofundar na prática de SEO, é a utilização de ferramentas. Elas serão uma verdadeira mão na roda para aumentar a eficiência na hora da otimização. Confira algumas dicas de quais usar:
- Google Search Console - faz uma leitura seguindo os mesmos parâmetros que o mecanismo de busca utiliza para ranquear um site. Gerando relatórios de acordo com os critérios utilizados para otimização, como, quais itens podem estar prejudicando a navegação e a propagação do conteúdo publicado.
- Google Meu Negócio ou Perfil da Empresa - permite criar uma ficha com os dados da empresa, que vão aparecer logo na primeira página dos resultados de pesquisa do Google e fixar a localização da loja no Google Maps. É uma base para desenvolver um bom SEO local.
- Yoast SEO - é um plugin exclusivo do WordPress, com função de trazer sugestões com boas práticas de SEO para seus criadores de conteúdo. Ele faz uma leitura da página seguindo os mesmos parâmetros que os robôs de rastreamento dos mecanismos de busca, é indicado na interface da plataforma quais elementos podem estar prejudicando o ranqueamento.
- Screaming Frog SEO Spider - com um funcionamento semelhante ao Yoast, esse aplicativo da Screaming Frog pode ser aplicado a outras plataformas CMS e sites, gerando relatórios com os resultados de como o site está sendo lido e quais problemas podem estar prejudicando o acesso ao conteúdo.

SEO no mercado de trabalho
Achou interessante o assunto? Então vamos falar um pouco sobre como o SEO está sendo visto no mercado. As empresas já entenderam que para fazer seu negócio crescer é necessário desenvolver uma forte presença online. Por isso, de ano a ano, os investimentos em Marketing Digital tem só aumentado. E as práticas de SEO estarão presentes em todas as estratégias de marketing para web, seja Inbound ou Content Marketing.
A demanda da área é gigante, um profissional de SEO inicia ganhando R$ 2.068,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 3.659,00. E mesmo que ingressar na carreira não seja um desejo no momento, conhecimentos de otimização vão ser vitais para qualquer empreendedor que deseje crescer o seu negócio.
Talvez seja a hora de aprofundar seus conhecimentos e procurar um bom curso de SEO, para não ficar de fora dessa tendência e conseguir ser visto na internet. O Infnet traz qualidade acadêmica para o mercado de treinamentos práticos, com as tecnologias que as empresas usam no dia a dia. Podemos te ajudar a aprender mais sobre como aplicar técnicas SEO e outras estratégias de Marketing Digital no seu negócio, confira nosso site!