O que é SEO?: Guia para colocar em prática!

Neste artigo você encontrará:

Grandes avanços tecnológicos e a democratização do acesso à internet causaram mudanças significativas nos hábitos da população. Temos à disposição uma abundância de conteúdo a poucos cliques de acesso. Estratégias de Marketing digital, como SEO, Content e Inbound Marketing surgiram para ajudar administradores de sites a responder a seguinte questão: como atrair atenção do público online?

Somente no Brasil, 77% da população utiliza a internet diariamente, passando em média 10 horas conectado. O potencial de alcance de uma campanha de marketing digital é absurdo, nutrir uma presença online já se tornou vital para o crescimento das empresas e marcas. A tendência é que os investimentos em produção de conteúdo digital continuem aumentando.

Atualmente, somente no Google, mais de 3 bilhões de pesquisas são realizadas por dia. O que nos leva a outra questão fundamental: como conseguir que o público chegue até meu site?

O SEO (Search Engine Optimization) é um dos pilares do Marketing Digital que surge para responder essas questões. O conceito significa otimização dos mecanismos de busca, e se refere a aplicação de um conjunto de boas práticas na hora de produzir um texto para web. Com o objetivo de conquistar um melhor ranqueamento em sites de pesquisa, como o Google, Yahoo e outros.

Os mecanismos de busca trabalham a partir de algoritmos que vão filtrar os resultados de acordo com critérios de qualidade. Apresentando no topo aquilo que for considerado o resultado que mais vai interessar o usuário.

Interessado em saber mais sobre como colocar um site no topo nas pesquisas? Preparamos um guia mostrando o que é necessário para já colocar o SEO em prática. Descubra o que preciso para otimizar uma página!

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SEO

Como fazer SEO?

Dentro do Marketing Digital, o uso do SEO está presente em diversas estratégias como Inbound Marketing e Content Marketing. Serão um conjunto de técnicas na formatação, utilização de ferramentas de gestão e configurações de metadados aplicadas em uma página web. Essas “boas práticas” levam em consideração certos padrões que são lidos pelos algoritmos como características de um texto com uma boa leitura e conteúdo relevante.

Ilustração vetorial representando três pessoas utilizando a caixa de busca para consulta de SEO
O objetivo do SEO é melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca. | Freepik
O objetivo dos buscadores é sempre refinar sua forma de filtrar os resultados, para atender melhor os hábitos dos usuários. Por isso, alguns critérios que influenciam no ranqueamento da página sofrem mudanças de tempos em tempos. Quando for começar a planejar uma estratégia SEO, é necessário ficar de olho nas tendências. Veja alguns critérios mais fundamentais:

Essas são algumas características que serão o alvo das otimizações de SEO, mas por onde começamos?

Conheça o público-alvo

Persona, ou público-alvo, é um conceito fundamental para começar qualquer estratégia de Marketing Digital de sucesso. Se refere a quem é visto como o consumidor ideal para o conteúdo produzido, define o nicho onde o site vai querer circular. Não tem como ser cativante se não souber nada sobre o leitor.

Perguntas básicas como:

Conhecer a persona torna o processo de criação muito mais eficaz, permite traçar objetivos claros e mensurar os resultados de engajamento. E a partir dessa definição podem ser traçadas as palavras-chave, que serão o centro do processo de otimização.

Pesquisa de palavras-chave

Na hora de criar o conteúdo, é essencial analisar os termos mais buscados pela persona do site no Google, outros buscadores e canais de comunicação online. Ter as palavras-chave é essencial para o processo de otimização, pois ajuda a definir qual vai ser a ligação entre a página e a busca feita pelo usuário.

As palavras-chave são utilizadas de uma forma estratégica na construção do texto e também nas montagens de metadados, como URL e meta-descrição. Esse é o primeiro critério que os mecanismos de busca leem para fazer a associação do conteúdo da página e as palavras utilizadas durante a pesquisa do usuário.

Ilustração vetorial onde um homem e uma mulher analisam dados de um gráfico de SEO
Ferramentas como o Keywords, Semrush e Google Trends podem te ajudar na busca da palavra-chave perfeita. | Freepik

Tenha definido as palavras-chave short tail, que possuem maior tráfego e são mais disputadas, e long tail, com um tráfego menor e um nicho mais específico.

Por exemplo, uma loja de roupas pode utilizar a short tail “moda” que possuem um tráfego maior nos mecanismo de busca por ser um tema mais amplo e a long tail “regatas masculinas estampadas” que apesar de ser mais específica terá menos concorrência nos resultados de pesquisa.

Crie um texto SEO-Friendly

Depois de uma boa pesquisa para definir a persona e as palavras-chave, o administrador do site já tem a base para começar a colocar a mão na massa. Um texto formatado seguindo regras para otimização é o que chamamos de conteúdo SEO-friendly. Serão um conjunto de práticas na escrita do texto, inclusão de multimídia e estruturação da leitura, conhecidas como otimização on-page. Confira algumas:

Plataformas de CMS e sistemas de gestão de conteúdo vão ser uma grande ajuda para quem deseja ter mais controle e facilidade para aplicar as estratégias de SEO no conteúdo. O WordPress, a plataforma de gestão mais usada no mundo, possui um visual SEO-friendly e plugins para que seus produtores de conteúdo, mesmo sem um conhecimento profundo em técnicas de otimização, consigam ter estrutura para não ficarem à deriva.

Faça os ajustes técnicos

Aplicar as boas práticas de SEO em um site é uma estratégia completa, agindo em diferentes segmentos da produção de conteúdo. Nessa etapa, que chamamos de otimização off-page, serão aplicadas práticas que atuam fora do seu site, seja em links externos ou configurações de indexação.

Essas técnicas tem como objetivo melhorar a indexação da página, associando o site com os de outros canais e resolver problemas técnicos que podem prejudicar o acesso do público ao conteúdo. Confira quais práticas você pode colocar em ação:

Ferramentas de SEO

A essa altura você já conhece as 3 etapas necessárias para aplicar a otimização de conteúdo; Pesquisa, Otimização On-page e Off-page. Serão vários detalhes que o administrador do site e produtor de conteúdo devem ficar atentos para a página não sumir nos resultados de pesquisa.

Por isso, uma característica importante para todos que querem se aprofundar na prática de SEO, é a utilização de ferramentas. Elas serão uma verdadeira mão na roda para aumentar a eficiência na hora da otimização. Confira algumas dicas de quais usar:

Foto de números e gráficos de performance de SEO dentro de uma ferramenta online
As ferramentas vão te ajudar a entender quais os pontos a serem melhorados para conseguir um ranqueamento melhor. | Unsplash

SEO no mercado de trabalho

Achou interessante o assunto? Então vamos falar um pouco sobre como o SEO está sendo visto no mercado. As empresas já entenderam que para fazer seu negócio crescer é necessário desenvolver uma forte presença online. Por isso, de ano a ano, os investimentos em Marketing Digital tem só aumentado. E as práticas de SEO estarão presentes em todas as estratégias de marketing para web, seja Inbound ou Content Marketing.

A demanda da área é gigante, um profissional de SEO inicia ganhando R$ 2.068,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 3.659,00. E mesmo que ingressar na carreira não seja um desejo no momento, conhecimentos de otimização vão ser vitais para qualquer empreendedor que deseje crescer o seu negócio.

Talvez seja a hora de aprofundar seus conhecimentos e procurar um bom curso de SEO, para não ficar de fora dessa tendência e conseguir ser visto na internet. O Infnet traz qualidade acadêmica para o mercado de treinamentos práticos, com as tecnologias que as empresas usam no dia a dia. Podemos te ajudar a aprender mais sobre como aplicar técnicas SEO e outras estratégias de Marketing Digital no seu negócio, confira nosso site!

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