Qual o papel do Sitemap para o SEO?

Neste artigo você encontrará:

Durante uma viagem para um lugar novo, geralmente vamos consultar alguns mapas da região para não se perder, não é mesmo? Agora, imagina na internet, com todos seus endereços e cruzamentos. Não é sempre que os robôs do mecanismos de busca e usuários vão conseguir achar o caminho para seu site, mas como não deixar que eles se percam?

Para isso é necessário enviar um sitemap ou mapa do site para o Google, abrindo caminho para que a sua página seja encontrada!

Com o passar dos anos e o aumento da utilização da internet, os sites ficaram cada vez mais incrementados e com conteúdos diversos, exigindo que os buscadores aprimorassem mais os seus processos de rastreio e rankeamento, mas nessa vastidão de conteúdo é normal que algumas falhas aconteçam.
Por isso, a elaboração de um “guia” é importante para prevenir que seu site tenha uma circulação baixa, porque não foi encontrado ou teve uma leitura incompleta.

Nesse tópico, entraremos em uma área bastante técnica do SEO, sigla em inglês para “Otimização dos Mecanismos de Busca”. Faz parte de um conjunto de “boas práticas” que um produtor de conteúdo precisa ficar atento na hora de preparar sua campanha de Marketing Digital. Acompanhe no artigo o nosso passo a passo para te ajudar a criar e enviar o seu sitemap, sem complicações!

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O que é o Sitemap?

É um arquivo ou documento de texto criado para facilitar o processo de indexação nos mecanismos de busca. Literalmente, é um mapa do site, listando todas as URLs atreladas ao site, metadados de vídeos e imagens. Fazendo com que os buscadores registrem e utilizem essa informação na hora que calcular o ranqueamento da página.

Podemos dizer que ele faz uma “tradução” do conteúdo e dados do seu site para a linguagem de programação usada pelos mecanismos de busca, apresentado tudo em um documento só, prevenindo que seja feita uma análise incompleta da página.

Tipos de formato:

Ilustração vetorial representando um personagem montando um conceito de sitemap
Não fique de fora dos resultados de pesquisa do maior buscador do mundo, o Google. | Freepik

Como criar o Sitemap?

Na criação do sitemap, você precisa informar aos mecanismos de busca quais URLs vão aparecer nos resultados da pesquisa. Se você tiver o mesmo conteúdo acessível por URLs diferentes, escolha um e inclua-o no sitemap, em vez de todos os URLs que levam ao mesmo conteúdo para evitar duplicação.

Acompanhe as formas de criar um Sitemap:

WordPress, Wix ou Blogger, são plataformas de gestão de conteúdo. Geralmente elas disponibilizam automaticamente o Sitemap para os mecanismos de busca. Caso você utilize alguma CMS procure informações sobre como ela gera e criar seus sitemaps.

Aqui não tem mistério, é um trabalho mais tedioso e recomendado para sites ainda pequenos. Você vai criar manualmente o documento com o seu Sitemap, seguindo um dos formatos exigidos.

É o mais recomendado quando o site conta com muito conteúdo. Website contam com software para extração de banco de dados. Vale a pena entrar em contato com o gerente do servidor em que o seu site está hospedado, caso não consiga encontrar essa informação com facilidade. Lembrando que o tamanho máximo para um sitemap é 50.

Ilustração vetorial representando uma personagem criando um sitemap em um computador
Plataformas de CMS já fazem o registro do sitemap automaticamente. | Freepik

O que fazer com o arquivo criado?

O arquivo gerado do sitemap pode ser carregado no próprio servidor em que o site está hospedado e se você usa algum CMS, como o WordPress, pode ficar tranquilo pois eles já fazem esse processo. Porém, o Google não lê automaticamente o sitemap de um site quando ele é gerado, o que vai requerer uma atenção especial.

Ninguém vai querer perder ponto com o maior site de busca do mundo, mas não se preocupe, é um procedimento bastante simples, basta você utilizar o Google Search Console, ferramenta gratuita do Google, para fazer o envio do seu sitemap para o buscador. É uma ferramenta conhecida para profissionais de SEO e muito fácil de usar, só precisa fazer o login utilizando sua conta google e clicar em “Sitemap” no menu de navegação.

Essa é uma técnica de SEO muito importante e vital para impulsionar o alcance orgânico do seu site. Porém é apenas um dos passos que você pode tomar para otimizar o seu conteúdo. Caso queira conhecer mais sobre as técnicas de SEO e Marketing Digital, o instituto Infnet pode ajudar nessa jornada! Confira.

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