O crescimento do mercado digital nos últimos anos tem sido um fenômeno avassalador em todo o mundo. Passamos mais tempo conectados, o que marca mudanças nos hábitos de consumo e relação entre empresa – cliente. Em 2021, o setor de vendas dobrou seus investimentos em Marketing Digital e temas como Inbound Marketing, produção de conteúdo e técnicas de SEO estão no foco das empresas.
Uma das principais formas que esse conteúdo de uma empresa aliança seus clientes é por meio de pesquisas em mecanismos de busca como, Google, Yahoo e outros. Porém, com 3.5 bilhões de pesquisas realizadas por dia somente no Google, como conseguir ficar na frente da competição?
Buscando responder essa questão, estratégias de SEO, sigla em inglês para “Otimização dos Mecanismos de Busca”, foram desenvolvidas para que os algoritmos de busca trabalhem a seu favor. Essas estratégias definidas por um conjunto de boas práticas, como formatação do texto, uso de meta descrição e configurações de página têm como objetivo colocar o conteúdo do site no topo dos resultados de pesquisa.
Preparamos um guia com as principais técnicas para que você comece a otimizar seu conteúdo desde já! Acompanhe o nosso artigo.

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3 estratégias de SEO para otimizar seu site
A otimização e a produção de conteúdo são os dois pilares de uma estratégia de Marketing Digital. Na internet, os processos de captação e venda acontecem de uma forma mais indireta. Um hábito que se tornou costume para o consumidor é o de pesquisar sobre os temas relacionados ao interesse da compra, e não diretamente o produto. Portanto, alcançar, engajar e criar uma relação com o cliente são de extrema importância.
Aplicar boas práticas de SEO em conjunto com um conteúdo interessante é a forma mais eficaz de crescer no mercado digital. Confira algumas dicas para alavancar seu site.
- Pesquisa de palavras-chave
Utilizar boas palavras-chave é o primeiro passo e uma das técnicas mais simples de colocar em prática. Na hora de criar o conteúdo, é essencial analisar os termos mais buscados pelo público no Google, outros buscadores e canais de comunicação online. Tenha definidas as palavras-chave short tail, que possuem maior tráfego e são mais disputadas, e long tail, que possuem um tráfego menor e um nicho mais específico.
Por exemplo, uma loja de roupas pode utilizar a short tail “moda”, que possui um tráfego maior nos mecanismo de busca por ser um tema mais amplo, e a long tail “regatas masculinas estampadas”, que apesar de ser mais específica terá menos concorrência nos resultados de pesquisa. Na produção de conteúdo é importante trabalhar com os dois tipos, mas defina entre 2 a 5 palavras-chave, para não deixar o texto sobrecarregado.

- Otimização on-page
Otimização on-page se refere a um conjunto de práticas que vão ser aplicadas dentro do seu site, seja no texto do conteúdo, acréscimo de imagens ou vídeos. A formatação do conteúdo causa um grande impacto no ranqueamento da página, alguns dos critérios utilizados pelos robôs de rastreio dos mecanismos de busca são a fluidez e relevância do texto. Confira quais práticas adotar na hora de escrever:
- Posição da palavra-chave - O ideal é que ela apareça em lugares de destaque, como no título, primeiro parágrafo, na conclusão e em algum subtítulo. Atenção para não repetir demais a palavra-chave ao longo do texto.
- Formatação de títulos e subtítulos - É importante ter uma estrutura bem coesa, título principal chamativo e com a maior fonte, chamada H1. Crie divisões para o texto não ficar massante, esses títulos secundários devem ter uma fonte menor, a H2. Caso seja necessária a criação de subtítulos em algum dos tópicos, use uma terceira variação na fonte, fechando a estrutura com H3.
- Formatação do parágrafo - O tamanho ideal para parágrafos é de 3 a 4 linhas, utilizando frases curtas de 20 a 30 palavras. Essas medidas são lidas pelos mecanismos de buscas como as mais fluidas, aumentando o posicionamento do conteúdo nos resultados de pesquisa.
- Legenda nas imagens e vídeos - Utilizar imagens e vídeos ao longo do texto são um ótimo recurso para facilitar a leitura e manter a atenção do leitor. Só não esqueça de incluir legendas, ou Alt Texts, pois será importante para os mecanismos de busca reconhecerem o conteúdo como presente no texto.
- Otimização off-page
Otimização off-page se refere a um conjunto de práticas que vão ser aplicadas fora do seu site, seja em links externos ou configurações de indexação. Essas técnicas têm como objetivo melhorar a indexação da página, associando o site com os de outros canais, bem como resolver problemas técnicos que podem prejudicar o acesso do público ao seu conteúdo. Confira quais práticas que você pode colocar em ação:
- Guest Post - São publicações que são escritas por você em outros sites, com um link para a sua. O objetivo é aumentar o alcance do seu conteúdo; a circulação do público entre canais aumenta a classificação de interesse para mecanismos de busca.
- Otimização da URL - Muita atenção. Essa é a porta de entrada para o seu conteúdo e de grande importância para os mecanismos de busca. Opte por URLs mais curtas, com uma média de 2 a 4 termos, focando na palavra-chave e no objetivo. Fique atento para links quebrados, pois prejudicam muito em como a qualidade da leitura é classificada pelos buscadores.

Essas são algumas técnicas de SEO que já podem ser colocadas em prática no seu site, repare como algumas mudanças podem aumentar o circulação do conteúdo. O Marketing Digital é essencial para quem deseja ir além. O instituto Infnet pode ajudar nessa jornada! Confira.