Neste artigo você encontrará:
Vivemos em uma sociedade altamente conectada, diariamente novos conteúdos são gerados e bilhões de pesquisas são realizadas só no Google. Uma pergunta muito frequente para o Marketing Digital e produtores de conteúdo é: Como o público chega no meu site? Para ajudar a responder essa questão, uma ferramenta poderosa é o Screaming Frog SEO Spider.
Para o Google, levar o conteúdo mais interessante para o usuário é o principal objetivo do seu site de busca. Todos os sites e blogs que aparecem nos resultados de pesquisa são ranqueados de acordo com alguns critérios como formatação, uso de palavras-chave e meta descrição. A função do Screaming Frog é simular como os algoritmos de busca “calculam” a qualidade da página.
São com esses dados que conseguimos entender se as boas práticas de SEO, sigla em inglês para “Otimização dos Mecanismos de Busca”, estão sendo bem aplicadas ou não. É uma ferramenta essencial para produtores de conteúdo, tanto profissionais quanto amadores, entenderem o que precisam melhorar para ter seu site ou blog encontrado pelo público.
Quer saber o que é necessário para ter essa ferramenta trabalhando a seu favor? Aumentando o impacto do seu conteúdo e rankeamento através de um bom SEO? Acompanhe nosso artigo!
Baixe o guia completo sobre
SEO
Como funciona o Screaming Frog SEO Spider?
O SEO Spider é um aplicativo rastreador de sites que simula a ação do robô do Google no rastreamento das páginas. Lançado em 2011 pela agência de marketing do Reino Unido, Screaming Frog, rapidamente ganhou fama entre profissionais de marketing e produtores de conteúdo. Para utilizar basta baixar o aplicativo, disponível na versão gratuita ou paga no site da agência e instalar no seu computador.

A ferramenta vai gerar relatórios com os resultados de como seu site está sendo lido e quais problemas podem estar prejudicando o acesso ao conteúdo. O alcance da leitura feita pelo Spider SEO é absurda! Com ele, você consegue:
- Encontrar links quebrados (erro 404) e erros de servidor;
- Editar otimização off-page;
- Analisar otimização on page;
- Identificar conteúdo duplicado;
- Identificar páginas bloqueadas por robots.txt e tags “noindex”, “nofollow” e canonical;
Relatórios importantes!
A quantidade de informação levantada pelo Screaming Frog SEO Spider é gigantesca, a primeiro momento pode deixar qualquer um meio perdido. Confira por onde começar para já aplicar na otimização do seu conteúdo.
- Relatório Interno – Com o foco para otimização on-page, oferece informações detalhadas sobre o status e configurações internas do site. Assim, você é capaz de analisar dados como título, meta descrição, h1, h2, status e até mesmo a URL. Além dessas informações, você terá à disposição o número de links internos, externos e indexados da sua página, facilitando o controle e configuração.
- Relatório de URLs – Oferece insights para melhorar a otimização off-page, permitindo gerenciar todas as URLs do seu site. A duplicidade de endereços pode ocasionar não só em uma concorrência interna desnecessária e prejudicial, como também uma má reputação perante o Google, que é capaz de identificar e rastrear essas informações.
