A certificação VMware é bastante almejada por muitos profissionais da área de Tecnologia de Informação (TI). A razão é que esta é uma das empresas mais respeitadas na área de tecnologias de virtualização.
Mas, saiba que o processo para conquistar essa certificação pode custar caro e demanda dedicação nos estudos, já que é preciso realizar cursos e fazer uma prova final para validar o conhecimento.
Contudo, a recompensa pode vir por meio de um avanço significativo na carreira e remunerações mais altas no mercado de trabalho. Confira mais detalhes a partir de agora sobre as certificações VMware e os passos para conquistar esta profissionalização. Aproveite a leitura!
Baixe o guia completo sobre
Virtualização
Por que obter uma certificação VMware e quais são as melhores?
As máquinas virtuais têm sido cada vez mais requisitadas pelas organizações, que visam tornar o processo de TI mais eficiente, reduzindo custos ao centralizar hardwares, softwares, servidores, áreas de trabalho e redes em um único host.
Por isso, a certificação VMware pode ser uma boa para quem atua nesta área. Ao decidir se capacitar nestas tecnologias, os profissionais de TI podem ficar um pouco confusos sobre as opções que a empresa disponibiliza.
Vamos explicar um pouco melhor sobre isso. Primeiramente, é importante ressaltar que as certificações VMware são divididas em níveis de certificação que equivalem à função que o profissional ocupa. Entenda:
- VCTA – Associado Técnico: Destinada para operadores: Estas são certificações mais básicas de VMware e podem ser feitas por pessoas que começaram a ter contato com estas tecnologias recentemente e executam tarefas operacionais;
- VCP – Profissional: Estas certificações são indicadas para administradores e engenheiros. Devem ser obtidas por profissionais que instalam, configuram, gerenciam e otimizam soluções VMware;
- VCAP - VMware Certified Advanced Professional: Indicadas para administradores, arquitetos e engenheiros. Estas certificações são de nível mais avançado e destinam-se para os profissionais diretamente envolvidos com a projeção e criadores de soluções VMware ou implantam VCAP;
- VCDX - Especialista em Design Certificado da VMware: estas certificações são exclusivamente para arquitetos. É o nível mais alto das certificações e destinam-se para profissionais que projetam, criam e gerenciam soluções e sistemas VMware.
![](https://blog.infnet.com.br/wp-content/uploads/sites/6/2023/06/vmware-logo.png)
Passo a passo para obter certificações VMware
Com certeza, após entender que há necessidade de agregar o conhecimento VMware, é possível que esteja se perguntando onde esse curso é ofertado.
E por isso, após uma pesquisa minuciosa nos sites que fornecem aprendizado de VMware, separamos para você uma lista com os cinco melhores cursos de treinamento VMware ofertados no mercado.
1. Escolha qual certificação VMware quer conquistar
Para dar início ao processo de certificação VMware, o primeiro passo é escolher qual delas fazer. Isso é importante, pois cada uma pode demandar etapas específicas.
No site da empresa são informados os requisitos necessários. Pois, aquelas com níveis mais avançados podem, por exemplo, pedir que o profissional já tenha obtido outras certificações de nível mais básico.
2. Realize o curso oficial
O segundo passo é realizar o curso oficial da certificação que quer obter. No próprio site da VMware você consegue encontrar o curso, por este link. Cada curso tem uma carga horária e dará um embasamento sobre a funcionalidade da tecnologia desejada.
![](https://blog.infnet.com.br/wp-content/uploads/sites/6/2023/06/website-hosting-concept-with-circuits-1024x440-1.jpg)
3. Estude para o exame final
Profissionais que já obtiveram algumas das certificações VMware recomendam que além do curso oficial, também busquem outras capacitações ou estudem por conta própria. A razão é que o exame final pode exigir bastante conhecimento teórico e prático.
Por isso, é importante ter disciplina e constância nos estudos para passar na prova. A VMware disponibiliza a lista detalhada de todos os conteúdos cobrados nos exames finais para as certificações. Portanto, você terá embasamento para saber no que focar.
4. Agende o exame final
O exame final para as certificações VMware deve ser agendado pelo site da Pearson Vue. É necessário pagar uma taxa em dólar. A maioria dos testes possui, em média, 70 questões, totalizando 500 pontos.
A prova deve ser finalizada em, no máximo, 130 minutos e o candidato deve alcançar, no mínimo, 300 pontos. Após a aprovação, o profissional consegue emitir um documento que certifica ele na tecnologia escolhida.
Obter uma certificação VMware pode ser muito importante para a carreira de um profissional de Tecnologia da Informação. Com o crescente uso de tecnologias de computação em nuvem, a demanda por profissionais qualificados está em constante crescimento. Portanto, aprender virtualização pode permitir que você trabalhe com uma das maiores necessidades técnicas do mercado.
![](https://blog.infnet.com.br/wp-content/uploads/sites/6/2023/06/8609246_3964836.jpg)
Aprofunde seus conhecimentos!
Como citado anteriormente, existe um crescente aumento no processo de virtualização em nuvem nas empresas, e possuir conhecimento avançado do software VMware te tornará um profissional necessário para as altas demandas do mercado.
Por isso, é extremamente importante aprender com os melhores cursos ofertados atualmente, para estar apto a lidar com todas as necessidades que o uso dessa tecnologia exige.
Já listamos os melhores cursos de VMware, mas você pode ir além nos seus estudos. Aqui no nosso blog, você terá acesso a muitos artigos sobre Inteligência Artificial, Machine Learning, Data Science e muito mais.
O Instituto Infnet também oferece uma série de cursos para você expandir cada vez mais os seus conhecimentos e entender mais sobre o universo da tecnologia. Confira as opções de curso em nosso site e escolha o que mais se adequa a sua necessidade. Não deixe de dar esse importante passo rumo à excelência profissional!