A virtualização consiste em usar um ambiente virtual com características de outro computador, assim, a máquina consegue simular um sistema operacional diferente ou condições específicas, as quais não seriam possíveis sem o uso dessa técnica.
A prática é benéfica tanto para empresas quanto para usuários medianos, e pode ser feita de maneira rápida e simples. Seja para ambiente de testes ou para isolar servidores, existem inúmeras funções.
Nesse artigo ensinamos como ativar a virtualização da sua máquina e cuidados ou dicas necessárias após isso. Então, se você é desenvolvedor ou está começando nesse mundo, acompanhe a leitura completa logo abaixo e fique sabendo de tudo sobre esse assunto!
Baixe o guia completo sobre
Virtualização
Passo a passo para ativar a virtualização
Para ativar a virtualização, é necessário ter algumas habilidades e recursos técnicos. Primeiramente, é preciso ter um processador que suporte a virtualização. A maioria dos processadores modernos, incluindo aqueles da Intel e AMD, possuem esse suporte.
Se os seus recursos e hardware forem atualizados e com materiais “recentes”, é quase certeza que possuem suporte, mas o “quase” não é o suficiente, certo? Certifique-se de que sua máquina possui suporte total para o processo, para que nada dê errado durante ele.
Você precisa, em seguida, ativar a tecnologia de virtualização na BIOS do seu computador.
Para acessar a BIOS, é necessário reiniciar o computador e pressionar uma tecla específica quando ele estiver iniciando. A tecla pode variar segundo o fabricante do computador, mas geralmente é F2, F10 ou Delete.
Uma vez na BIOS, você deve procurar pelas opções relacionadas à virtualização e ativá-las. O nome das opções pode variar, mas costuma incluir palavras como “virtualization”, “VT-x” (para processadores Intel) ou “AMD-V” (para processadores AMD).
Após ativar a virtualização na BIOS, você deve instalar um software de virtualização, como o VirtualBox ou VMWare.
Um curso que pode auxiliar nesse conhecimento é o de Tecnologia da Informação.
![pessoas mexendo em uma rede de sistemas](https://blog.infnet.com.br/wp-content/uploads/sites/6/2023/06/5889716_1480.jpg)
Recomendações na hora de ativar a virtualização do pc
É importante seguir algumas dicas para garantir o bom funcionamento da tecnologia e evitar problemas. Algumas sugestões incluem:
- Verifique a compatibilidade do seu processador com a virtualização: certifique-se de que o modelo do seu processador suporta a tecnologia de virtualização e que essa funcionalidade esteja ativada na BIOS;
- Certifique-se de ter recursos suficientes para suportar as máquinas virtuais que você planeja criar: memória RAM, espaço de armazenamento e capacidade de processamento suficientes, por exemplo;
- Certifique-se do sistema operacional suportar a virtualização: alguns sistemas operacionais podem não ter suporte nativo para virtualização, como é o caso do Windows 10 Home;
- Faça backup dos seus dados antes de fazer qualquer alteração na BIOS: se algo der errado, você pode perder dados importantes;
- Siga as instruções do fabricante do seu computador ao acessar a BIOS e ativar a virtualização: as instruções podem variar, então pesquise bastante antes de iniciar o processo.
Sobre nós: cursos e conteúdos que oferecemos
O Instituto Infnet está há mais de 25 anos nessa área, produzindo os conteúdos e cursos mais úteis à formação de cientistas de dados e programadores. Oferecemos muito em áreas de Business Intelligence e programação.
Nesse artigo abordamos virtualização e como é todo esse processo, mas você pode se especializar ainda mais com os cursos de Pós-graduações e MBAs em Tecnologia, Inovação e Negócios Digitais. Também temos Bootcamps e bastante conteúdo informativo. Se deseja ingressar na área de análise de dados ou mesmo engenharia de software, então dê uma olhada em nossos cursos presenciais e lives (à distância).