É fato que a virtualização é uma tecnologia que veio para ficar, porque possibilita o uso de diversas máquinas virtuais em um único hardware. Nesse sentido, o Citrix XenServer é uma plataforma fundamental para o gerenciamento dos servidores envolvidos.
Porém, considerando que alguns programadores e profissionais de TI trabalham com essa modalidade, mas ainda não sabem como administrá-la da melhor forma, selecionamos algumas informações sobre o Citrix XenServer e que lhe ajudará a otimizar o seu trabalho.
Baixe o guia completo sobre
Virtualização
O que é Citrix XenServer?
O Citrix XenServer é uma plataforma completa que permite a criação e gerenciamento dos sistemas virtuais, sem necessitar de um sistema operacional hospedeiro.
Assim, o Citrix XenServer baseia-se nos conceitos de domínio (máquinas virtuais) e hipervisor, que controla recursos fundamentais, como memória, processamento e comunicação. Dessa forma, a plataforma pode ser uma excelente opção para usuários que precisam manter maior controle sobre seus ambientes virtuais.
![mao usando laptop](https://blog.infnet.com.br/wp-content/uploads/sites/6/2023/06/mao-usando-laptop-com-tela-virtual-e-documento-para-aprovacao-on-line-de-garantia-de-qualidade-sem-papel-e-conceito-de-gerenciamento-de-erp.jpg)
Para o que serve o Citrix XenServer?
Utilizando o hipervisor Xen, também conhecido como Citrix XenServer, é possível desfrutar de um programa completo de gerenciamento de virtualização dos sistemas operacionais de uma máquina. Atualmente, a tecnologia Xen é reconhecida como a mais rápida e segura de seu setor, permitindo, por meio de recursos em nuvem, que o usuário gerencie ou crie estruturas virtuais.
Esta é uma grande vantagem para todos os profissionais envolvidos em projetos de TI ou criação de software, visto que máquinas virtuais são o melhor método para testar e evitar problemas de compatibilidade em um programa.
Quais são os benefícios de usar o Citrix XenServer?
Trazendo praticidade e ferramentas para uma excelente administração das máquinas virtuais dentro de um hardware, o Citrix XenServer ainda revela outros benefícios para seus usuários, confira-os a seguir.
- Open source: É um software que não possui custos associados à sua implementação em um hardware;
- Otimização de tempo: Com o Citrix XenServer, é possível programar uma manutenção sem que isso pare todo o sistema, visto que pode-se migrar máquinas virtuais através da nuvem de um host a outro;
- Economia de espaço: O bom uso e administração de máquinas virtuais reduz custos ao usar a nuvem e outros recursos que não necessitam storage;
- Segurança: O XenServer é o mais seguro dos programas para gerenciamento de sistemas virtuais. Ademais, caso alguma falha acometa o hardware, as máquinas virtuais podem ser usadas em outro host.
Como instalar e usar o Citrix XenServer?
Instalar o Citrix XenServer é fácil: basta fazer login ou criar uma conta no site da Citrix, para ser redirecionado para a página de download do produto. Após baixá-lo no hardware, transfira-o para um CD ou DVD.
Em seguida, insira a mídia de instalação no servidor de virtualização e inicialize a máquina. Com isso, a instalação começará de forma automática, até que esteja completada, indicando a tela inicial.
Nas próximas telas, o usuário se deparará com escolha do teclado, Termos de Licença e uma página para que possa selecionar quais os discos serão utilizados para o uso das máquinas virtuais. Logo, haverá uma tela para cadastrar a senha do root do sistema, além das configurações de rede e do nome do host do servidor.
Após passar por todas as etapas de configuração do sistema, que requer dados como localização, é só esperar a instalação. Quando o processo tiver acabado, basta remover o CD de instalação e pressionar Enter, para que o XenServer possa reinicializar e estar pronto para uso.
Assim, você conseguirá usar a plataforma para gerenciar e configurar os mais variados aspectos do seu sistema. Facilitando o trabalho de profissionais de TI, o Citrix XenServer é uma tecnologia com excelente arquitetura, sistema de backup e recuperação e segurança. Por isso, não deixe de compartilhar este artigo com alguém que precisa conhecê-lo.
Para mais dicas e informações sobre tecnologias, softwares e plataformas úteis e essenciais para programadores, desenvolvedores e especialistas em TI, continue nos acompanhando. E para aprofundar-se nos estudos, matricule-se nos cursos do Instituto Infnet.